Translate

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Não fiquemos aflitos.



Versículos: Sl 01:03; 22:23-24; 58:11; 119:11 e 119:107.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 02/02/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti (Sl 119:11 – NVI).

Esta é a resposta que o Senhor manda para muitos de nós que temos vivido debaixo de tentações e quase sucumbindo a elas: guardemos a Palavra do Senhor em nossos corações, pois, desta forma, não iremos nos curvar diante do pecado. Não importa o quanto somos tentados (e todos nós somos alvo da tentação, independentemente do nível de intimidade que temos com o Senhor, o quanto conhecemos a Palavra, se somos líderes de uma denominação, etc, ela ataca a todos, sem distinção, pois até o Senhor Jesus foi tentado no deserto, porém, não pecou) se guardarmos a Palavra no coração, não nos submeteremos às investidas do diabo.

Aquele que guarda a Palavra do Senhor em seu coração é como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera (Sl 01:03)!

Quando se planta uma árvore junto a um ribeiro de águas correntes, ela cresce de maneira majestosa, imponente, cheia de frutos e não murcham as suas folhas, pois tira de um solo rico em nutrientes todas as substâncias necessárias ao seu desenvolvimento, crescimento e manutenção de suas características. O mesmo acontece com aquele que está com a Palavra do Senhor no coração, pois está junto a um ribeiro que trás todos os nutrientes necessários para a manutenção de uma vida plena das bênçãos do Senhor, que enriquecem e não trazem consigo dores (Pv 10:22). Além do mais, tudo o que essa pessoa fizer, prosperará.

Talvez, alguns de nós, não temos experimentado a prosperidade do Senhor em nossos casamentos, no relacionamento com nossos filhos, em nossa saúde, em nossas vidas financeiras, etc. Pode ser que estejamos plantados “perto” do ribeiro, mas não junto a ele, como diz a Palavra. Talvez haja algo em nossa vida que não esteja 100% de acordo com a Palavra, logo, se isso não for tirado, não poderemos ser plantados junto à nossa fonte de águas correntes. Verifiquemos se esse não é o motivo para que algo não vá bem em nossas vidas.

Ainda que estejamos em uma situação complicada, pois já pecamos (o que nos afastou da presença do Senhor) e, aparentemente, não haja mais saída para nós, o Senhor, tomado pelo Seu infinito amor, já nos preparou uma saída. Basta apenas tomarmos a decisão correta. Mas qual é essa saída?

O salmista, que se encontrava diante de uma situação aflitiva, escreveu algo que irá nos ajudar bastante, caso seja essa a nossa situação: Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua palavra (Sl 119:107). Entremos em oração diante do Senhor e contemos a Ele toda a verdade e peçamos a Sua vivificação, não de qualquer forma, mas através da Palavra. Não adianta escondermos algo achando que, com o tempo, isso irá cair no mar do esquecimento. Para que isso ocorra, temos que confessar ao Senhor nossa transgressão e a quem ofendemos com essa atitude, se for o caso. Aí sim, pecado confessado é pecado esquecido pelo Senhor. Na seqüência peçamos a Ele a nossa vivificação na Palavra para que possamos retornar à nossa comunhão e participação na herança dos filhos dEle.

Mas alguém pode dizer: “Mas meu pecado é muito sério! Se eu confessá-lo, perderei a minha liberdade, minha família, minhas conquistas. Não há mais salvação para mim!”

Não deixemos que o diabo nos engane dessa forma. A Palavra de Deus é muito clara e diz que se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça (I Jo 01:09). Sempre haverá uma saída para todos nós. O que precisamos fazer é confessar nossos erros e abandonar essa prática. Dessa forma, alcançaremos a misericórdia do Senhor.

Ademais, a Palavra ainda nos diz: “Louvem-no, vocês que temem o Senhor! Glorifiquem-no, todos vocês, descendentes de Jacó! Tremam diante dele, todos vocês, descendentes de Israel! Pois não menosprezou nem repudiou o sofrimento do aflito; não escondeu dele o rosto, mas ouviu o seu grito de socorro” (Sl 22:23-24 – NVI).

Todos aqueles que aceitaram Jesus como seu Senhor e Salvador pessoal tornaram-se descendentes de Jacó e de Israel. Todos aqueles que confessaram os seus pecados e abandonaram tais práticas, voltaram a ser também. A esses, a Palavra diz que o Senhor não menosprezou nem repudiou o seu sofrimento, ao contrário, não escondeu Seu rosto e ainda ouviu o seu grito de socorro. O que estamos esperando? Estamos em alguma situação de aflição? Então, gritemos por socorro agora mesmo. Como um Pai zeloso como Ele o é, imediatamente irá providenciar o socorro para Seu filho em apuros.

Portanto, vimos que para evitar que pequemos, precisamos guardar a Palavra do Senhor em nossos corações. Se assim procedermos, seremos como árvores plantadas junto a águas correntes, ou seja, cheias de frutos abençoados. Entretanto, se não conseguimos resistir à tentação e caímos no erro, ainda há a possibilidade de nos acertarmos. Basta confessarmos nossos erros ao Senhor (e a quem ofendemos com nossas atitudes, se for o caso) e abandonarmos tais práticas. Na seqüência, peçamos que Ele nos vivifique através de Sua Palavra e clamemos por Seu socorro. Indubitavelmente seremos transformados e nos transformaremos em pessoas cuja presença de Deus será notada até mesmo por aqueles que ainda estão vivendo no mundo, pois, então os homens comentarão: "De fato os justos têm a sua recompensa; com certeza há um Deus que faz justiça na terra" (Sl 58:11 – NVI). 
 

Existe algo em nós que está nos causando aflições? Eis o momento certo de gritar por socorro ao Senhor. Os Seus ouvidos estão abertos para receber o nosso clamor. Façamos isso agora mesmo. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário