Translate

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Sejamos vencedores como foi Josué.



Versículos: Ex 04:12, Js 01:01-09; 10:12-14, Sl 92:14, Jl 02:28, Mt 04:04, Mc 10:28-30 e Jo 14:26.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 16/02/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel (Js 01:01-02).

Moisés, definitivamente, foi um grande homem de Deus, porém, estava morto, portanto, seu ministério encerrado. A partir daquele momento, era a vez de Josué conduzir o povo de Israel à terra que o Senhor haveria de dar a ele. Esse recado também nos é dado hoje.

Talvez, alguém dentre nós, esteja abalado e preocupado com o futuro da família na presença do Senhor porque a pessoa que era o líder, aquele que levava o Evangelho a toda a sua casa (pai, mãe, tio, tia, sobrinho, filho, avo, etc) cumpriu seus dias entre nós e, há pouco tempo, partiu para a Glória, ao lado de Jesus. Eis que o Senhor diz a essa pessoa: “Meu servo é morto, a partir de agora usarei você para esse ministério diante de sua família”.

Para isso, temos que, primeiramente, nos levantarmos, pois, como já dissemos anteriormente, deitados, nada poderemos fazer. Na seqüência, temos que passar pelo Jordão, isso é, passarmos pelas águas do batismo, já que a Palavra de Deus é muito clara e diz que quem crer e for batizado será salvo (Mc 16:16a). Como então poderemos conduzir alguém à salvação se nós mesmos não formos salvos?

O batismo nas águas é fundamental porque, normalmente, após ele buscamos o batismo com o Espírito Santo, que é a comunhão total e completa com o Senhor, pois a Palavra nos diz que: "E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões” (Jl 02:28 – NVI). Em alguns casos, às vezes, as pessoas podem ser batizadas primeiramente com o Espírito Santo, para depois serem batizadas nas águas, mas, usualmente, acontece da forma anterior.

Retomando então. Não importa se a pessoa que nos liderava, espiritualmente falando, não está mais entre nós, o Senhor quer nos usar para esse propósito a partir de agora. Mas alguém pode dizer: “É uma responsabilidade muito grande, não tenho condições para isso, não estou preparado para tanto”. E quem disse que qualquer um de nós estaria? Mas, se estivermos debaixo das ordenanças do Senhor, o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse (Jo 14:26 – NVI). Além disso, a Palavra ainda nos diz que não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus (II Co 03:05). É Deus quem nos capacitará a fazer esse trabalho, essa empreitada e não nossos próprios conhecimentos e vivências.

Para complementarmos o entendimento das passagens imediatamente acima, algo que o Senhor disse ao próprio Moisés e que também se estende a todos nós é: Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar (Ex 04:12). Ratificando, é o Senhor Deus quem nos capacitará a fazer esse trabalho, a conduzirmos nossas famílias às Promessas dEle.

Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo (Js 01:03-04). O ministério dos israelitas era físico, ou seja, todo o lugar que eles fisicamente pisavam seria dado a eles, já o nosso é espiritual, ou seja, todo lugar que espiritualmente chegarmos nos será dado, desde o deserto (terra seca, situação difícil, escassez, perigos, etc) até o Líbano e o Rio Eufrates (terra linda, cheia de recursos, com uma cultura rica, com importância histórica indiscutível, fartura, abundância, etc), toda a terra dos heteus (até mesmo dentre os inimigos, os adversários, aqueles que não gostam de nós, por exemplo, no trabalho ou na escola), até mesmo o poente do sol (aquilo que sequer conseguimos ver, pois quando o sol se põe, não mais o enxergamos) será nosso território de pregação do Evangelho com nossas palavras, atos e atitudes. Glórias a Deus por isso!

Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares (Js 01:05-07).

Não importa se no lugar que o Senhor nos colocou quem esteja contra nós seja alguém muito influente ou poderoso, o inimigo que está por detrás dessa ação não poderá nos resistir, pois ao nosso lado está o Senhor Deus, que será conosco assim como foi com Moisés e com Josué, basta que nos esforcemos e tenhamos ânimo para, principalmente, fazermos tudo conforme a Palavra de Deus nos ensina, sem nos desviarmos nem para a direita (fanatismo religioso), nem para a esquerda (total afastamento do Senhor), para que prudentemente (com parcimônia, tranqüilidade, sensatez, etc) sejamos conduzidos.   

Vejamos essas instruções do Senhor sendo colocadas em prática pelo próprio Josué. Então Josué falou ao SENHOR, no dia em que o SENHOR deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom. E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr, quase um dia inteiro. E não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, ouvindo o SENHOR assim a voz de um homem; porque o SENHOR pelejava por Israel (Js 10:12-14). Deus, além de pelejar com Israel, pela palavra de um homem, parou o sol e lua, o que se reflete até hoje, pois temos os anos bissextos. Se possuirmos intimidade e comunhão com o Senhor, Ele fará por nós a mesma coisa, lutará ao nosso lado e deterá toda e qualquer tentativa do inimigo de nos atacar.

Temos que tomar essas instruções e acontecimentos como bagagens para as nossas empreitadas, e não somente os nossos conhecimentos, afinal, Jesus, ao ser tentado pelo diabo no deserto, respondeu ao inimigo: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus (Mt 04:04).

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido (Js 01:08). Temos que nos firmar na Palavra em todo o tempo e buscando sempre fazermos tudo conforme está escrito nEla, de dia (quando temos luz, tudo nos está indo bem, não estamos enfrentando nenhum problema complicado, etc) e de noite (ausência de luz, escuridão, os problemas nos atacam de todos os lados, algo não vai bem em nossas vidas, etc) para que possamos prosperar em nossas empreitadas e sermos bem sucedidos.

Ainda que tenhamos que abrir mão de algo que nos é muito bom, prazeroso, nos trás lucros, etc, por isso estar em desacordo com a Palavra, temos que fazê-lo, pois, por não ser da parte de Deus, nos trará apenas problemas e fracassos. Não há como algo que não vem do Senhor trazer abundância para nossas vidas, senão a de problemas e infortúnios. Entretanto, se abandonarmos algo que está contra a Palavra, além do Senhor nos prover algo infinitamente melhor, veremos o mover de Deus presente em nossas vidas. Vejamos o próprio Senhor Jesus explicando isso.

Então Pedro começou a dizer-lhe: "Nós deixamos tudo para seguir-te". Respondeu Jesus: "Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais já no tempo presente casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna” (Mc 10:28-30 – NVI).

Ainda que já estejamos com uma idade avançada, o Senhor quer nos usar muito e nos fazer cumprir nossos dias aqui na Terra, pois mesmo na velhice ainda daremos frutos; seremos viçosos e vigorosos (Sl 92:14).


Portanto, vimos que Josué foi um homem vencedor, pois falou, agiu e pensou conforme a Palavra de Deus. O mesmo serve para todos nós. A Palavra de Deus é o “manual do proprietário” das nossas vidas e, assim como o manual dos veículos, possuiu todas as diretrizes para nos fazer desfrutar uma vida abundante e plena na Sua presença. Basta cumprirmos tudo o que nEle está escrito para termos isso em nossas vidas. Alguém dentre nós ainda tem alguma dúvida disso? Então, o próprio Senhor Deus responde: “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar" (Js 01:09 – NVI). Não fujamos de nossas batalhas e sejamos vencedores como foi Josué. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário