Translate

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Temos que ouvir a voz de Deus.



Versículos: Sl 95:07-08, Gn 12:01-04; 13:02, I Rs 19:19-21, Mt 09:09, Lc 05:11, At 26:28-32, Mc 10:17-22; 28-30 e Pv 13:13.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 23/01/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto (Sl 95:07-08).

A Palavra de Deus diz que a boa ovelha ouve a voz do seu pastor, e o nosso Pastor é o Senhor Deus. Toda vez que ouvirmos Suas orientações e não ficarmos com o coração endurecido, alheios, Ele nos conduzirá sempre ao melhor. O Santo Livro nos trás uma série de pessoas que ouviram a voz de Deus, pessoas que quase ouviram e que não deram a atenção merecida à Palavra.

Abrão foi um exemplo de homem que ouviu a voz do Senhor. Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Assim partiu Abrão como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã (Gn 12:01-04). Abrão já era um homem de certa idade quando recebeu do Senhor a orientação de sair do local onde ele já estava ambientado e partir para um local que sequer sabia. Ao invés de ficar reclamando, questionando ou murmurando por causa disso, ele prontamente atendeu e, dentre outras, como recompensa enriqueceu muito, tanto em gado como em prata e ouro (Gn 13:02 – NVI).

Outro exemplo que temos é o do profeta Eliseu. Partiu, pois, Elias, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele. Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu? Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia (I Rs 19:19-21). Eliseu deveria ser um homem de posses, pois a quantidade de animais que ele estava lavrando era considerável. Quando o profeta passou e o chamou, Eliseu largou tudo para seguir as orientações do Senhor ali representadas por Elias, e como recompensa virou líder após a ascensão dele, Elias, aos céus (II Rs 02).

 Mais um exemplo que temos é o do cobrador de impostos Mateus, que era um homem muito rico que quando Jesus, passando adiante dali, viu assentado na recebedoria um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu (Mt 09:09). Outros foram os pescadores Pedro, Tiago e João, que ao receber o chamado de Jesus, levaram os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram (Lc 05:11). Todos eles por ouvirem a voz de Deus e não endurecerem os corações foram recompensados virando os apóstolos de Jesus.

A Palavra também nos trás exemplos de pessoas que quase ouviram a voz de Deus, como o rei Agripa. Então Agripa disse a Paulo: "Você acha que em tão pouco tempo pode convencer-me a tornar-me cristão?” Paulo respondeu: "Em pouco ou em muito, peço a Deus que não apenas tu, mas todos os que hoje me ouvem se tornem como eu, menos estas algemas”. O rei se levantou, e com ele o governador e Berenice, como também os que estavam assentados com eles. Saindo do salão, comentavam entre si: "Este homem não fez nada que mereça morte ou prisão". Agripa disse a Festo: "Ele poderia ser posto em liberdade, se não tivesse apelado para César" (At 26:28-32 – NVI). O rei foi tocado pela Palavra de Deus ali entregue por Paulo, mas não a recebeu de pleno coração, então, provavelmente, não alcançou a misericórdia do Senhor, a não ser que tenha se arrependido e entregado sua vida a Jesus depois.

Agora, algumas pessoas também não deram ouvidos à voz de Deus, como o jovem rico. Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção, pôs-se de joelhos diante dele e lhe perguntou: "Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna?” Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus. Você conhece os mandamentos: ‘não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe’". E ele declarou: "Mestre, a tudo isso tenho obedecido desde a minha adolescência". Jesus olhou para ele e o amou. "Falta-lhe uma coisa", disse ele. "Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me". Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas (Mc 10:17-22 – NVI).

Talvez o Senhor estivesse apenas testando aquele rapaz para ver se realmente estava preparado para acompanhar Jesus, mas ele saiu triste da Sua presença, pois lhe foi exigido algo que para ele era muito importante. Isso pode estar acontecendo com muitos de nós. Pode ser que o Senhor esteja nos pedindo para deixar algo, que não seja errado ou pecaminoso, como uma amizade, um namoro, um determinado local de trabalho, mas para nós é algo tão importante que saímos tristes da Presença de Deus. Estamos cometendo o mesmo pecado que o rapaz que desprezou o principal mandamento: amar o Senhor teu Deus sobre todas as coisas. Ele amou mais as posses que a Deus. Será que não estamos amando mais alguém ou alguma coisa em detrimento ao Senhor?

Talvez alguém tenha dito a ele algo que o Senhor Jesus disse após sua partida quando Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos. E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna (Mc 10:28-30). Que prejuízo, ou que investimento esse rapaz pode ter perdido, receber cem vezes mais daquilo que ele abriria mão, além da salvação e a vida eterna. E nós? Não estamos perdendo essa oportunidade também?


Temos que dar total atenção ao que nos orienta a voz de Deus, ela é o desejo do coração do Senhor para todos nós. Além disso, quem zomba da instrução pagará por ela, mas aquele que respeita o mandamento será recompensado (Pv 13:13 – NVI). Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário