Translate

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Procuremos sempre estar no templo.





Versículos: Jo 05:01-15, At 03:01-10 e Sl 27:04.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 21/01/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).
 


Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo (Jo 05:01-05).

Para alguns de nós, essa é a realidade “atualizada” de nossas vidas. Talvez a nossa saúde esteja enferma, as nossas finanças, o nosso matrimônio, a nossa santidade, a nossa família, e até talvez todas essas áreas, há muito tempo e estejamos à porta do tanque esperando uma esmola, a misericórdia de alguém para nos levar até o milagre. Ora, não é errado pedir oração, mas sim só pedir oração. Existem orações que são pessoais, que não podem ser feitas por ninguém em nosso lugar e, talvez, o Senhor esteja esperando apenas essa oração particular para iniciar os milagres em nossas vidas.

E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado (Jo 05:05-09).

Não importa pelo que estejamos deitados ou passando, Jesus está vendo e pergunta a cada um de nós se queremos ficar sãos. Tal qual o enfermo devemos contar a Ele tudo o que está acontecendo conosco, tudo o que nos tem impedido de alcançar as nossas bênçãos e após a Palavra de libertação que nos for dada, logo (imediatamente como dizem algumas versões da Palavra), levantar, tomar o nosso leito e andar. Pode ser também que estejamos com preguiça de lutar por nossas vitórias, mas como diz a Palavra é agora, já e não depois.

Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito. Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda (Jo 05:10-11). Não devemos dar ouvidos aos legalistas que podem tentar nos desviar da nossa fé, do nosso milagre, afinal foi o próprio Senhor Jesus que irá nos curar, fortalecer, restabelecer a nossa família, nossas finanças, a nossa santidade e comunhão com Deus, etc. Não liguemos para os homens, olhemos só para Jesus, o autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus (Hb 12:02).

Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito, e anda? E o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão. Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior, e aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara (Jo 05:12-15).

Até mesmo aqueles legalistas que tentarem mudar a nossa fé, vão nos questionar quem foi aquele que nos transformou dessa forma, entretanto, não devemos voltar a pecar para que algo pior não nos aconteça, afinal, a própria Palavra nos adverte que um abismo chama outro abismo (Sl 42:07), então seremos anunciadores do Senhor Jesus, seja através do nosso testemunho, ou através da própria pregação da Palavra, tudo isso se estivermos à porta do templo.

Outro exemplo aconteceu com Pedro e João que subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona e era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam, o qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós (At 03:01-04). O homem olhou para eles com atenção, esperando receber deles alguma coisa (At 03:05 – NVI). E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. E todo o povo o viu andar e louvar a Deus (At 03:06-09), reconheceu que era ele o mesmo homem que costumava mendigar sentado à porta do templo chamada Formosa. Todos ficaram perplexos e muito admirados com o que lhe tinha acontecido (At 03:10 – NVI).    

Algumas rápidas lições que devemos extrair dessa passagem:

1-) Pedro e João tinham um horário para oração, e nós?
2-) Quando os apóstolos pediram ao homem para olhar para eles, este olhou com atenção. E nós, estamos dando atenção aos recados que nos são entregues através da Palavra?
3-) Quando os apóstolos levantaram o homem o seguraram pela mão até que seus pés e joelhos se firmaram. Estamos segurando em oração as pessoas que o Senhor nos entregou até que elas se firmem?

Esse outro homem que foi curado entrou no templo saiu andando, saltando e louvando a Deus e todo o povo o viu fazendo isso. Será que o povo está nos vendo o mesmo em nós? Será que não somos “agentes secretos” do Evangelho, onde ninguém pode saber a nossa fé? Será ainda que só estão vendo as nossas reclamações de tudo e não o louvor a Deus? Devemos ser exemplos para que todos reconheçam que estávamos mendigando à porta do templo (seja uma cura, a prosperidade, a santidade), fiquem perplexos e muito admirados com o que nos aconteceu.


Não podemos esquecer, devemos sempre estar no templo e ser como o rei Davi, e uma coisa pedirmos ao Senhor, é a procurarmos: que possamos viver na casa do Senhor todos os dias das nossas vidas, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo (Sl 27:04 – NVI). Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário