Translate

domingo, 28 de abril de 2013

Assumamos os nossos erros.



Versículos: Jó 19:25, Is 41:10-14; 45:17; 55:06-12, Jo 20:19-20, Ap 01:08 e  I Sm 17:32; 45-46.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 26/02/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Volte, ó Israel, para o Senhor, para o seu Deus. Seus pecados causaram sua queda (Os 14:01 – NVI).

É muito comum atribuirmos nossos erros e pecados aos outros, afinal de contas, por exemplo, cometemos um adultério porque o nosso cônjuge não nos dava atenção, ou defraudamos nosso empregador porque recebíamos um salário muito baixo, etc. Entretanto, a Palavra é muito clara e nos diz que os nossos pecados causaram nossa queda. Porém, a mesma Palavra nos orienta a voltarmos para o nosso Senhor, o nosso Deus.

Não importa o pecado que tenhamos cometido, o Senhor está sempre pronto a nos perdoar. Basta que sejamos sinceros com Ele (e com quem tenhamos cometido o erro, se for o caso), confessar nossos erros e abandoná-los, pois, dessa forma alcançaremos misericórdia (Pv 28:13). Além disso, a Palavra nos diz: Preparem o que vão dizer e voltem para o Senhor. Peçam-lhe: "Perdoa todos os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos, para que te ofereçamos o fruto dos nossos lábios” (Os 14:02 – NVI).

Reconheçamos que o ato de errar foi nosso e não atribuí-lo a outros. Vejamos na Palavra exemplos de pessoas que não reconheceram seus erros e os atribuíram a outros, e exemplos de pessoas que agiram completamente diferente e reconheceram suas falhas.

O primeiro caso que vamos estudar é o de Adão e Eva. Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis (Gn 03:01-04).

Onde estava Eva quando foi tentada? No paraíso. Isso significa que mesmo que estejamos em nossa melhor comunhão com o Senhor, freqüentando a igreja, orando, buscando continuamente a Deus e em nossa melhor fase espiritual, em outras palavras, no paraíso, isso não significa que não enfrentaremos aflições, ao contrário, pois a Palavra nos diz que muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas (Sl 34:19). Estar com Jesus em nosso barco não significa ausência de tempestade, mas a certeza de que o barco não vai naufragar.

Infelizmente Eva não agiu dessa forma. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela (Gn 03:05-06). Isso também acontece conosco. Às vezes nos deparamos com alguma situação que nos é agradável e desejável, porém, contradiz a Palavra do Senhor. Diferentemente de Eva, temos que fugir disso o mais rápido que pudermos, já que essa pode ser a porta que o diabo está esperando ser aberta em nossas vidas para entrar e nos destruir. Não importa se algo nos pareça agradável e desejável, se está em desacordo com a Palavra, a nossa resposta deve ser um NÃO!

Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais (Gn 03:07). Alguns de nós, talvez estejam nessa mesma situação: nus, espiritualmente falando, e nos escondendo essa nudez atrás de desculpas esfarrapadas para justificarmos nossos erros, enxergando saídas que não procedem do coração de Deus para nos livrarmos das consequências de nossos atos irresponsáveis.

E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás (Gn 03:08-09)? Será que o Senhor não sabia onde estava Adão? Claro que sabia e poderia chegar nele e dizer algo do tipo: “Adão, pare de bobagens, eu sei que você está escondido entre as árvores”, todavia, Ele queria ouvir Adão falar, conforme aprendemos em Os 14:02: preparem o que vão dizer. Deus queria ouvir da boca de Adão o reconhecimento de seu erro.

E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me (Gn 03:10). Nós também podemos estar ouvindo a Voz de Deus soar em nosso meio, mas, ao invés de irmos em direção ao Senhor para confessarmos nossas transgressões, tememos as consequências e nos escondemos atrás de um outro erro, por exemplo, uma mentira.

E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi (Gn 03:11-12). E Adão! Ao invés de assumir a responsabilidade por seu ato de transgressão, preferiu “terceirizar” a culpa para sua mulher. Como já dissemos anteriormente, isso pode estar acontecendo dentre nós, afinal, estamos em adultério, por exemplo, porque o nosso cônjuge não nos procurava, não nos dava a atenção que julgávamos merecermos receber, etc. Que atitude mais infeliz essa de Adão.

E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi (Gn 03:13). Eva seguiu a mesma direção de Adão e atribuiu a culpa de seu erro à serpente, ao diabo. Todos nós quando cometemos um erro também damos a mesma desculpa: a culpa foi do diabo! Sim, ele está por detrás dessa situação, entretanto, a Palavra nos diz para não darmos lugar ao diabo (Ef 04:27), bem como nos diz que se nos sujeitarmos a Deus e resistirmos ao diabo, ele fugirá de nós (Tg 04:07). Ta certo que é o inimigo que age em nossas vidas para nos levar à perdição eterna, no entanto, a Palavra nos ensina a lidar com ele. Mas por que, então, não fazemos isso? Porque é muito mais cômodo para nós cometermos um pecado e botar a culpa nele, não é mesmo? Porém, não é ele quem arca com as consequências de nossos atos, pois satanás não vai preso por um crime, não assina um divórcio devido a uma traição, não tem a sua moral desacreditada publicamente em virtude de um desvio de verbas, etc, mas sim nós que estamos sujeitos a tudo isso.

Em oposição à atitude de Adão e Eva, temos o exemplo de Isaías. E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos (Is 06:04-05).

Isaías reconheceu que era alguém que possuía lábios impuros e habitava em meio a um povo na mesma situação. Por ter feito isso, alcançou a misericórdia do Senhor, pois um dos serafins voou até ele levando uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma tenaz. Com ela tocou a sua boca e disse: "Veja, isto tocou os seus lábios; por isso, a sua culpa será removida, e o seu pecado será perdoado" (Is 06:06-07 – NVI). Por reconhecer sua situação, Isaías teve seus pecados perdoados.

Outro exemplo de alguém que reconheceu sua transgressão foi o profeta Jonas. Respondeu ele: "Peguem-me e joguem-me ao mar, e ele se acalmará. Pois eu sei que é por minha causa que esta violenta tempestade caiu sobre vocês". Ao invés disso, os homens se esforçaram ao máximo para remar de volta à terra. Mas não conseguiram, porque o mar tinha ficado ainda mais violento Então eles clamaram ao Senhor: "Senhor, nós suplicamos, não nos deixes morrer por tirarmos a vida deste homem. Não caia sobre nós a culpa de matar um inocente, porque tu, ó Senhor, fizeste o que desejavas". Então, pegaram Jonas e o lançaram ao mar enfurecido, e este se aquietou (Jn 01:12-15 – NVI). Não importa o quanto nos esforcemos, sem tirar de nossas vidas aquilo que está em desacordo com a Palavra, nada conseguiremos, ao contrário, encontraremos mais problemas ainda, pois nosso mar vai ficar ainda mais violento, cheio de contratempos, tempestades e dificuldades. Somente quando esse anátema for tirado é que tudo vai se aquietar em nossas vidas.

Jonas reconheceu que estava em desacordo com o Senhor e também alcançou misericórdia, afinal, depois de ter ficado três dias no ventre de um peixe, o Senhor deu ordens ao peixe, e ele vomitou Jonas em terra firme (Jn 02:10 – NVI).

Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice (I Co 11:28). Cada um deve verificar sua situação e analisar se há algo proibido em sua vida, uma vez que, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados (I Co 11:31). Façamos esse autoexame agora mesmo e verifiquemos se não há algo impedindo o poder de Deus de se manifestar em nossas vidas. Caso haja, esse é o momento exato para pedirmos perdão, abandonarmos isso e mudarmos nossas vidas.


Portanto, devemos assumir nossos pecados e arcarmos com as consequencias decorrentes deles. Nada de transferirmos a culpa de nossos erros para as outras pessoas, pois quem errou fomos nós e ponto final. Lembremos que pecado é qualquer coisa que esteja em desacordo com a Palavra de Deus, ainda que isso tenha ocorrido apenas uma vez (Adão e Eva comeram o fruto proibido uma única vez também). Caso tenhamos essa atitude, voltaremos a ficar debaixo da proteção do Senhor, afinal, os que habitavam à sua sombra voltarão. Reviverão como o trigo. Florescerão como a videira, e a fama de Israel será como o do vinho do Líbano (Os 14:07 – NVI). Ao lado de Jesus é somente vitória! Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário