Translate

domingo, 7 de abril de 2013

Oração com responsabilidade.



Versículos: Ex 08:21-30, Mt 26:41 e At 06:01-06.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 06/04/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca (Mt 26:41).

Não importa se somos algumas das pessoas mais antigas na igreja que freqüentamos, se temos um relacionamento extremamente íntimo e próximo ao Senhor, se somos obreiros, pastores, líderes em nossas congregações, ou se somos membros recentes na presença de Jesus, precisamos vigiar e orar, pois a tentação ataca a todas as pessoas, sem exceção.

Ainda que sejamos líderes das igrejas mais conhecidas, com maior número de membros, etc, ainda assim temos que vigiar e orar, afinal, o diabo, nosso adversário, anda ao nosso derredor, bramando como um leão e procurando a quem possa tragar (I Pe 05:08). Não importa se passamos os últimos 50, 60 ou 70 anos firmes na presença de Jesus, basta apenas um descuido em nossa vigilância para que o diabo entre e nos ataque, pois, mesmo que o nosso espírito esteja pronto (firme, firmado em Jesus) a nossa carne (nossa natureza, nossos instintos) é fraca.

A tentação vem para todas as pessoas, mesmo para aqueles que dizem que estão “imunes” aos ataques do diabo, afinal, o próprio Senhor Jesus que foi tentado pelo inimigo, já nos disse que no mundo teríamos aflições (Jo 16:33a). Portanto, se alguém dentre nós está pensando que a tentação não o atinge, é melhor incrementar a vigilância porque o diabo já está plantando em sua mente uma “semente maligna” que poderá produzir frutos terríveis.

Além de permanecermos vigilantes, temos que orar, pois a oração é uma arma que temos ao nosso dispor para enfrentarmos as investidas do inferno em nossas vidas, bem como de fazermos o poder de Deus ser presente em nossas vidas, operando aquilo que precisamos, seja uma cura, um milagre, uma repreensão de algo diabólico, etc. Vejamos na Palavra, como a oração é algo muito importante na vida daqueles que são de Deus.

Por não deixar o Seu povo partir da escravidão, o Senhor Deus, através de Moisés, já havia lançado sobre os egípcios duas pragas: as das rãs e a dos piolhos. Ainda assim, o faraó não os deixava partir. Então disse o Senhor, novamente através de Moisés: “Se você não deixar meu povo ir, enviarei enxames de moscas para atacar você, os seus conselheiros, o seu povo e as suas casas. As casas dos egípcios, bem como o chão em que pisam, se encherão de moscas. Mas naquele dia tratarei de maneira diferente a terra de Gósen, onde habita o meu povo; nenhum enxame de moscas se achará ali, para que você saiba que eu, o Senhor, estou nesta terra. Farei distinção entre o meu povo e o seu. Este sinal miraculoso acontecerá amanhã" (Ex 08:21-23 – NVI).

Eis aqui uma algo maravilhoso que o nosso Senhor prepara para aqueles que são Seus filhos, Seu povo. O enxame de moscas atacaria todos os egípcios em todos lugares, porém, em Gósen, onde habitava os israelitas, nada aconteceria. Não importa onde estejamos, no meio de quem quer que estejamos, ainda que algo atinja aquele lugar, aquelas pessoas, quem for de Jesus será preservado. Dessa forma, para aquele(a) irmão(ã), que está, por exemplo, preocupado(a) quea empresa em que trabalha está fazendo uma série de cortes, justamente no setor em que ele(a) trabalha, permaneça firme na presença de Deus que a sua vaga sequer vai ser tocada, ainda que a empresa feche esse setor, você será realocado(a) em outro, Em Nome de Jesus, para a Glória de Deus. Permaneça firme que o Senhor Jesus está ao seu lado. O mesmo se aplica para todos nós. Ainda que uma doença tenha atacado uma série de pessoas de nossa família, por exemplo, ela não nos atingirá. Entretanto, não é por isso que vamos facilitar as coisas. Ainda que tenhamos essa Palavra do Senhor para nós, temos que fazer a nossa parte e tomarmos todas as precauções necessárias (tais como lavara as mãos, desinfetar utensílios, se for o caso, etc) para que essa doença não nos pegue, o versículo básico desse nosso estudo nos diz para vigiarmos e orarmos e não somente uma providência.

E assim fez o Senhor. Grandes enxames de moscas invadiram o palácio do faraó e as casas de seus conselheiros, e em todo o Egito a terra foi arruinada pelas moscas. Então o faraó mandou chamar Moisés e Arão e disse: "Vão oferecer sacrifícios ao seu Deus, mas não saiam do país". "Isso não seria sensato", respondeu Moisés; "os sacrifícios que oferecemos ao nosso Deus são um sacrilégio para os egípcios. Se oferecermos sacrifícios que lhes pareçam sacrilégio, isso não os levará a nos apedrejar? Faremos três dias de viagem no deserto, e ofereceremos sacrifícios ao Senhor nosso Deus, como ele nos ordena." Disse o faraó: "Eu os deixarei ir e oferecer sacrifícios ao Senhor seu Deus no deserto, mas não se afastem muito e orem por mim também". Moisés respondeu: "Assim que sair da tua presença, orarei ao Senhor, e amanhã os enxames de moscas deixarão o faraó, teus conselheiros e teu povo. Que somente o faraó não volte a agir com falsidade, impedindo que o povo vá oferecer sacrifícios ao Senhor". Então Moisés saiu da presença do faraó e orou ao Senhor, e o Senhor atendeu o seu pedido: as moscas deixaram o faraó, seus conselheiros e seu povo; não restou uma só mosca (Ex 08:24-31 – NVI).

Nessa passagem, duas coisas devem ser ressaltadas: primeiro, que o faraó pediu para que os israelitas orassem por ele também. Segundo, que Moisés orou e todas as moscas deixaram os egípcios.

Quando alguém nos pedir uma oração, não devemos fazer uma “oração padrão” e deixar o resto por conta do Senhor. Nada disso! Quando alguém nos pedir isso, temos que entrar na presença do Senhor, com sobriedade e seriedade, intercedendo firmemente por aquela pessoa, concordando com aquilo que é de dEle e repreendendo a ação do diabo na vida dela, de modo que tenhamos a certeza de que aquele pleito chegará ao trono de Deus, afinal, a partir daquela oração, uma ou mais vidas podem ser salvas e conduzidas para a vontade do Senhor. Que benção será isso nessa(s) vida(s).

A partir do momento que Moisés orou, as moscas deixaram o faraó, todos os egípcios, em todos os lugares. Voltando ao exemplo que demos anteriormente em relação a alguém que está preocupado com a perda do emprego. Talvez, quando essa pessoa orar e interceder por sua vaga, o poder de Deus aja de tal forma naquele ambiente, que o inimigo parta em retirada do setor, esse passe a dar lucro à empresa e todas as vagas que lá estejam sejam mantidas, ou seja, as moscas sairão não só do faraó, mas de todos os egípcios e todos os lugares (do setor, da sua própria vaga e das vagas de todas as pessoas que lá trabalham). Eu não sei para quem é esse recado, mas receba e tome posse dele, Em Nome de Jesus!

Então, quer dizer que temos que orar ao Senhor todas as vezes que tenhamos que tomar uma decisão importante? Não somente nas decisões importantes, mas também naquelas que, aparentemente, não sejam primordiais. Vejamos na Palavra.

Naqueles dias, crescendo o número de discípulos, os judeus de fala grega entre eles queixaram-se dos judeus de fala hebraica, porque suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição diária de alimento. Por isso os Doze reuniram todos os discípulos e disseram: "Não é certo negligenciarmos o ministério da palavra de Deus, a fim de servir às mesas. Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa e nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra". Tal proposta agradou a todos. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, além de Filipe, Prócoro, Nicanor, Timom, Pármenas e Nicolau, um convertido ao judaísmo, proveniente de Antioquia. Apresentaram esses homens aos apóstolos, os quais oraram e lhes impuseram as mãos (At 06:01-06 – NVI).

Diante dos problemas que enfrentavam os apóstolos, eles delegaram a responsabilidade de servir às mesas a outras pessoas. Quando foram escolhidas essas pessoas, eles olharam para eles e disseram algo do tipo: “Que bom que esses foram escolhidos, podem começar a fazer o seu serviço”? Claro que não. Eles oraram e impuseram-lhe as mãos.

Temos que ter a mesma atitude. Mesmo diante de algo que julguemos ser “menos importante” temos que orar ao Senhor e pedir que Ele nos sinalize se aquela é a melhor opção que devemos fazer. Por exemplo, o empresário que for mandar alguém para representá-lo em uma feira de negócios, não deveria imediatamente indicar seu substituto com base apenas em seu tempo de empresa, grau de escolaridade ou conhecimento do serviço executado pela empresa, mas orar ao Senhor e pedir Sua orientação de qual pessoa seria a mais indicada e então nomeá-la, ainda que esta seja a com menos tempo de empresa, ou com menor escolaridade, pois não podemos esquecer que o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém Ele olha para o coração (I Sm 16:07).


Portanto, temos que ter em mente que a oração é algo muito importante na vida de um Cristão, pois, através dela, fazemos o Senhor ser presente em nossas vidas em todas as situações. Logo, ela deve ser feita com responsabilidade e não de qualquer forma ou de maneira “automática”. Todas as vezes que formos fazer uma oração, temos que fazê-la com todo o coração voltado para o Senhor, afinal, através de uma oração, recebemos uma grande Graça do Senhor, e nós, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão (II Co 06:01). Não desperdicemos uma oração sequer, tampouco a resposta que o Senhor nos der por ela. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário