Translate

domingo, 28 de abril de 2013

Temos que aceitar o NÃO do Senhor.



Versículos: I Cr 17:01-04; 21:01-07, Sl 16:08-11, Pv 16:01; 19:21 e Is 55:12-13.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 27/02/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua (Pv 16:01 – NVI).

Ainda que tenhamos planos em nossos corações que não estejam em desacordo com a Palavra de Deus (como, por exemplo, mudar para um emprego que nos proporcione um maior salário) se este não for o desejo do Senhor para as nossas vidas, temos que aceitar quando Ele nos disser isso, sem murmurações ou reclamações, afinal de contas, muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor (Pv 19:21 – NVI).

Infelizmente, alguns de nós, ao ouvirmos uma resposta negativa do Senhor para nossos planos, nos revoltamos com Deus e fazemos o possível para que essa resposta seja revertida naquela que queremos ouvir. Todavia, isso não vai acontecer, pois o Senhor não muda (Ml 03:06) e Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente (Hb 13:08). Não adianta tentarmos mudar aquilo que o Senhor quer para nós, pois a Sua vontade é o melhor para cada um, além disso, não devemos nos esquecer que Ele é o Senhor e nós servos, e não o contrário.

Temos que aprender a escutar a voz de Deus, pois o homem (ainda que seja uma pessoa de Deus) está sujeito a equívocos e falhas, diferentemente do Senhor. Veremos agora uma passagem ocorrida com o rei Davi que queria fazer algo bom, porém, não era o plano de Deus para a vida dele.

Sucedeu, pois, que, morando Davi já em sua casa, disse ao profeta Natã: Eis que moro em casa de cedro, mas a arca da aliança do SENHOR está debaixo de cortinas. Então Natã disse a Davi: Tudo quanto tens no teu coração faze, porque Deus é contigo (I Cr 17:01-02). Ora, fazer uma casa para o Senhor é algo errado ou ruim? Claro que não, mas a construção do templo do Senhor não era o plano de Deus para Davi, mas para seu filho Salomão.

Além disso, vemos que Natã disse a Davi para fazer tudo o que o rei tinha no coração, porque Deus era com ele. Negativo! Aquela não era a vontade de Deus. Natã era, definitivamente, um homem de Deus, pois foi ele quem repreendeu Davi quando do seu caso com Bat-Seba, mas isso não o impediu de cometer um equívoco em relação à vontade do rei, o que mostra que mesmo os homens de Deus estão sujeitos a emitir uma opinião errada a respeito de algo.

Mas sucedeu, na mesma noite, que a palavra de Deus veio a Natã, dizendo: Vai, e dize a Davi meu servo: Assim diz o SENHOR: Tu não me edificarás uma casa para eu morar (I Cr 17:03-04). O Senhor falou a Natã, para que ele falasse a seu servo Davi que ele não edificaria a casa do Senhor. Temos sido servos do Senhor e atendido às Suas ordens, ou temos sido rebeldes à elas? Ele nos tem chamado de servos, assim como falou de Davi?

A resposta é simples, basta que analisemos os resultados que temos obtido em nossos planos. Estamos alcançando bênçãos ou somente derrotas e contratempos? Se a nossa resposta for derrotas e contratempos, estamos em descordo com o plano de Deus para nós, afinal, sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado (Sl 16:08 – NVI). Se estivermos abalados, isso é um sinal que o Senhor não está diante de nós.

Mas como ter a certeza que estamos no plano de Deus? Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranqüilo, porque tu não me abandonarás no sepulcro, nem permitirás que o teu santo sofra decomposição. Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita (Sl 16:09-11 – NVI). Quando estamos vivendo o plano do Senhor para as nossas vidas, temos alegria plena e prazer naquilo que fazemos, além disso, estamos tranqüilos e em paz, pois o Senhor não permite que algo do inferno se aproxime de nós.

Vejamos um exemplo de alguém que não seguiu o plano de Deus, o próprio rei Davi. Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel. E disse Davi a Joabe e aos maiorais do povo: Ide, numerai a Israel, desde Berseba até Dã; e trazei-me a conta para que saiba o número deles. Então disse Joabe: O SENHOR acrescente ao seu povo cem vezes tanto como é; porventura, ó rei meu senhor, não são todos servos de meu senhor? Por que procura isto o meu senhor? Porque seria isto causa de delito para com Israel (I Cr 21:01-03).

Para que Davi precisava numerar seu povo? Apenas para satisfação pessoal, o que pode acontecer com alguns de nós. Ora, se satanás incitou Davi a numerar o povo, obviamente que isso era um plano do inimigo para tirar o rei da presença do Senhor, e ele caiu direitinho. Até mesmo Joabe, que não possuía a mesma comunhão que Davi tinha com Deus, percebeu que aquele plano não provinha do Senhor e tentou convencer o rei a abandonar tal atitude. Talvez o Senhor esteja usando alguém que não tenha o mesmo envolvimento pessoal com o Senhor que o nosso, para nos abrir os olhos e nos mostrar que estamos “passando do limite” em relação a algo.

Porém a palavra do rei prevaleceu contra Joabe; por isso saiu Joabe, e passou por todo o Israel; então voltou para Jerusalém (I Cr 21:04). Entretanto, assim como Davi, não damos ouvidos a esse recado do Senhor e continuamos insistindo nesse erro, afinal de contas, temos que, por exemplo, comprar um carro mais novo que o do nosso vizinho, ou uma casa maior para mostrar que estamos em uma situação financeira melhor que a dele. Então vem a pergunta: Para que? A casa, ou o carro, que temos não está atendendo plenamente a nossa necessidade? O que ganhamos ostentado algo que, talvez, em longo prazo, não tenhamos condições de pagar? Depois, ainda somos capazes de culpar Deus por não nos ajudar a pagar a dívida que contraímos, não é mesmo?

E Joabe deu a Davi a soma do número do povo; e era todo o Israel um milhão e cem mil homens, dos que arrancavam da espada; e de Judá quatrocentos e setenta mil homens, dos que arrancavam da espada. Porém os de Levi e Benjamim não contou entre eles, porque a palavra do rei foi abominável a Joabe. E este negócio também pareceu mau aos olhos de Deus; por isso feriu a Israel (I Cr 21:05-07). Tudo aquilo que não é plano de Deus para as nossas vidas parece mau aos Seus olhos e, consequentemente, problemas para nós.

Inseridos na vontade de Deus para as nossas vidas, todas as coisas sairão da melhor maneira possível para nós, porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas. Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta; o que será para o SENHOR por nome, e por sinal eterno, que nunca se apagará (Is 55:12-13). Todas as coisas envolvidas no plano de Deus para nós cooperarão para que ele se cumpra em nossas vidas, até mesmo aquilo que não era bom (o espinheiro, a sarça) se transformará em algo abençoado (a faia, que é uma espécie de pinheiro, e a murta, uma planta muito resistente e que dá muitas flores). Oh Aleluia!


Portanto, temos que aceitar quando o Senhor nos falar um não, afinal de contas, por mais bem intencionado que seja o nosso plano, talvez ele não seja o que Deus preparou para nós. Reiterando, não devemos esquecer que Ele é Senhor e nós seus servos, em outras palavras, Ele manda e cabe a nós obedecermos. Que Ele fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário