Translate

domingo, 5 de maio de 2013

Deus tem uma posição de destaque para nós.



Versículos: Hb 12:01-03, Pv 07:07-08; 10-22, Js 07:20-21, II Tm 02:22-24 e I Tm 01:19-20.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 25/02/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos (Hb 12:01-03).

O Senhor tem uma posição de destaque para cada um de nós, assim como Jesus o tem à destra do trono do Pai. Para que possamos ocupar este lugar, precisamos observar atentamente algumas orientações que o Senhor Deus nos deu nessa citação da carta do apóstolo Paulo aos hebreus.

As primeiras orientações nos mandam deixar todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia. A tradução da Nova Versão Internacional diz para nos livrarmos de tudo o que nos atrapalha, ou seja, tudo aquilo que pode nos separar do Amor de Deus, novamente dizendo, uma amizade, uma prática que pode não estar em desacordo com a Palavra, mas nos afasta dos cultos da Igreja, etc. Se algo está interferindo direta ou indiretamente nas nossas obrigações com a Palavra de Deus, abandonemos, deixemos de lado. Agora, se já estamos em pecado, seja ele qual for, entremos na Santa Presença do Senhor, peçamos perdão por ele e imediatamente deixemos esse assunto maligno de lado. O pecado está sempre perto de nós procurando uma brecha para entrar em nossas vidas e nunca mais sair. Precisamos ser experientes em relação à Palavra de Deus, suas promessas, revelações, proibições e obrigações que nEla constam para que o inimigo não nos surpreenda.

No livro de Provérbios, o rei Salomão mostra a astúcia de uma prostituta, que pode ser comparada à do inimigo, quando ele diz que viu entre os inexperientes, no meio dos jovens, um rapaz sem juízo. Ele vinha pela rua, próximo à esquina de certa mulher, andando em direção à casa dela. (Pv 07:07-08 – NVI). A mulher veio então ao seu encontro, vestida como prostituta, cheia de astúcia no coração. Ela é espalhafatosa e provocadora, seus pés nunca param em casa; uma hora na rua, outra nas praças, em cada esquina fica à espreita. Ela agarrou o rapaz, beijou-o e lhe disse descaradamente: "Tenho em casa a carne dos sacrifícios de comunhão, que hoje fiz para cumprir os meus votos. Por isso saí para encontrá-lo; vim à sua procura e o encontrei. Estendi sobre o meu leito cobertas de linho fino do Egito. Perfumei a minha cama com mirra, aloés e canela. Venha, vamos embriagar-nos de carícias até o amanhecer; gozemos as delícias do amor! Pois o meu marido não está em casa; partiu para uma longa viagem. Levou uma bolsa cheia de prata e não voltará antes da lua cheia”. Com a sedução das palavras o persuadiu, e o atraiu com o dulçor dos lábios. Imediatamente ele a seguiu como o boi levado ao matadouro, ou como o cervo que vai cair no laço (Pv 07:10-22).
O diabo age semelhantemente à prostituta descrita acima, ele é astuto, provocador, sempre em busca de alguém a quem possa tragar (I Pe 05:08), vai sempre se mostrar para nós de maneira agradável aos olhos, vai trazer uma proposta muito tentadora, vai adornar a situação de modo que ela pareça “linda” e tentar nos levar o maior prazer possível, mas como ele não é perfeito, vai sempre deixar um “rabicho” para descobrirmos que se trata de um pecado sujo. A prostituta mostrou ao rapaz que se tratava de um pecado, afinal ela disse que tinha marido. O que não podemos fazer é nos deixar levar pela doçura das propostas do inimigo ou então, tal qual ao rapaz, seguiremos como bois para o matadouro e cervos que cairão no laço, em outras palavras, para a perdição eterna.             

Precisamos abandonar os nossos pecados, não importa se seja algo tão escondido que as outras pessoas não saibam, Deus sabe, pois quando Acã pecou contra o Senhor e escondeu a boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos embaixo da tenda dele, o Senhor sabia (Js 07:20-21). Fujamos dos desejos malignos da juventude e sigamos a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor. Evitemos as controvérsias tolas e fúteis, pois você sabe que acabam em brigas. Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente (II Tm 02:22-24 – NVI).

Outra orientação é para corrermos com paciência a carreira que nos está proposta, com calma, tranqüilidade, sem querer adiantar ou apressar as coisas, afinal o relógio da Providência Divina não está nem um centésimo de milésimo de segundo adiantado ou atrasado, a carreira que está proposta a cada de nós, não a carreira do irmão “X”, da irmã “Y”, dos nossos pais ou dos nossos filhos.

Mas a orientação principal é para olharmos para Jesus, o autor e consumador da nossa fé. Não importa se acontece uma determinada coisa na igreja “A”, na comunidade “B”, se o pastor “C” ou o presbítero “D” foram pegos desviando o dinheiro dos dízimos, o nosso foco dever ser sempre Jesus. Eles que prestem contas à Deus por seus atos, o que nos cabe, tal qual disse o apóstolo Paulo, é conservar a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé e entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar (I Tm 01:19-20). O nosso exemplo dever ser o Senhor Jesus Cristo, que pelo gozo (alegria) que lhe estava proposto, suportou a cruz (cumpriu a carreira que Lhe estava proposta) e desprezou a afronta (ultraje, quebrantamento, vergonha), tudo isso porque Deus tinha um lugar de destaque para Ele à destra de Seu trono. Consideremos, pois, que Ele suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçamos, desfalecendo em nossos ânimos (não nos abatamos com nada que tente nos esfriar a fé).


Estamos rodeados por uma grande nuvem de testemunhas, tudo isso que vimos até agora são testemunhas colocadas na Palavra pelo próprio Senhor Deus para nos servir de balizamento, experiência, modus operandi na nossa jornada da fé, em direção ao lugar de destaque que o Senhor tem para nós, seja ainda aqui na Terra ou na eternidade. Agora o que nos cabe é fazer a nossa parte, pois, pela parte do Senhor, a obra já foi feita. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário