Translate

domingo, 19 de maio de 2013

Saiamos da prisão.



Versículos: Sl 142:07 e Lc 13:10-17.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 17/05/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Liberta-me da prisão, e renderei graças ao teu nome. Então os justos se reunirão à minha volta por causa da tua bondade para comigo (Sl 142:07 – NVI).

Os perdidos que estão no mundo, e até mesmo algumas que já receberam o Senhor Jesus como seu Senhor e Salvador pessoal, vivem aprisionadas pelo inimigo. Temos que entrar em oração diante do Senhor e pedir que Ele nos livre das prisões em que estamos encarcerados.

Vejamos na Palavra de Deus, um exemplo de alguém que estava aprisionado e que vai nos ajudar nesse estudo. E ensinava no sábado, numa das sinagogas. E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se. E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade (Lc 13:10-12).

Mas como Jesus conseguiu ver aquela mulher? Por causa de sua condição física? Claro que não, afinal de contas, porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração (I Sm 16:07). Se voltarmos ao versículo 10, veremos que o Senhor estava numa sinagoga ensinando. Não sabemos qual era o ensinamento que Jesus estava dando, porém, aquela mulher o recebeu em seu coração e, dessa forma, o Senhor pôde operar em seu favor. Logo, sempre que um ensinamento da Palavra saltar aos nossos olhos, nele está o poder necessário para transformar as nossas vidas, basta abrirmos o coração e o recebermos, fazendo tudo conforme Jesus nos orientar.

Um outro entendimento que nos é muito importante refere-se ao fato que ela possuía um espírito que a aprisionava por muitos anos e não permitia que ela se endireitasse. Qual tem sido o espírito que tem nos aprisionado e nos impedido de nos endireitarmos? Para alguns, pode ser um espírito de inveja, outros de vingança, de ódio, outros o espírito da mentira, do adultério, da prostituição, do fanatismo religioso, da cobiça, da mesquinharia, etc. Enquanto esse espírito estiver em nossas vidas, não vai adiantar o maior esforço que façamos para atingirmos nossos objetivos, será um esforço inútil, pois ele impedira que nos endireitemos.

E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus (Lc 13:13). Imaginem só que linda a manifestação de Deus na vida daquela mulher. E então, o que fez a mulher após ser curada? Ela glorificava a Deus, afinal, como foi liberta de sua prisão, ela pode render graças ao Senhor Deus, como vimos no versículo introdutório dessa mensagem. O mover de Deus em nós é para que glorifiquemos o Senhor com nosso testemunho, seja através de um ato público como, por exemplo, contando essa bênção na igreja que freqüentamos, seja através da mudança que as pessoas vão perceber em nossas vidas, afinal de contas, aquele que vivia embriagado, agora não bebe mais e possui uma vida correta, o que furtava agora compra suas coisas com o suor de seu rosto, o adúltero agora é aquele que respeita sua família, sua casa, o que vivia enfermo agora goza de plena e abundante saúde, etc.

E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado. Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber? E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa? E, dizendo ele isto, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por ele (Lc 13:14-17).

Como estudamos na mensagem “Levantemos nossas mãos” publicada em 12/05/2013, sempre haverá alguém procurando qualquer motivo para acusar o Senhor Jesus e aqueles que o seguem. Todavia, isso não deve nos calar ou nos amedrontar, pois a Palavra nos diz que maior é o que está em nós do que o que está no mundo (I Jo 04:04). O importante é que, mesmo com essa perseguição, depois da cotra-argumentação de Jesus, seus adversários saíram envergonhados e o povo que lá estava conseguiu observar o que o Poder pode fazer por uma pessoa. Conosco acontecerá a mesma coisa, pois, como exemplos daquilo que o Senhor pode fazer por alguém, os justos se reunirão à nossa volta por causa da bondade dEle a nós endereçada.


Portanto, temos que orar ao Senhor para que Ele nos oriente e nos livre das armadilhas do diabo que tem nos aprisionado. Só há uma forma de fazermos isso: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 08:32). Que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário