Translate

domingo, 26 de maio de 2013

Voltemos para o nosso Pai.



Versículos: Gn 03:07-21 e Lc 15:11-22.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 24/05/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Jesus continuou: "Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles. Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente” (Lc 15:11-13 – NVI).

Esse pode ser o retrato de alguns de nós: ainda que estejamos freqüentando a igreja, lendo mensagens, ouvindo hinos, etc, estamos flertando com o inimigo e, consequentemente, vivendo de maneira irresponsável. Ou seja, estávamos vivendo uma vida abundante na Presença de Deus, porém, movidos por algo, nos afastamos dEle e partimos para uma região distante – longe da Palavra – onde desperdiçaremos todas as bênçãos que nos foram dadas pelo Senhor.

“Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade. Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos. Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada” (Lc 15:14-16 – NVI).

O resultado que iremos obter é o mesmo, pois não teremos mais condições de nos sustentarmos (perderemos tudo aquilo que o Senhor nos deu espiritualmente e, eventualmente, até mesmo fisicamente), passaremos fome (não teremos mais o alimento oriundo da Palavra de Deus) e necessidades. Além do mais, quando menos esperarmos, estaremos em meio à imundícia, em meio aos porcos (os demônios), de modo que teremos vontade, até mesmo, de nos alimentarmos com a “lavagem, a comida diabólica” que o inimigo consome. Isso é algo horrível de se imaginar, mas tem acontecido com alguns dentre nós. Que coisa mais séria!

"Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’ ”(Lc 15:17-19 – NVI). Lamentavelmente, alguns de nós somente acordaremos quando a situação estiver muito precária, pois a fome da Palavra de Deus será insuportável. Entretanto, em um momento de lucidez em meio à tempestade, assim como fez o rapaz, temos que reconhecer nossos pecados, confessá-los ao Senhor e a quem mais tenhamos ofendido (se for o caso) e retornarmos à casa de nosso Pai. O Senhor sempre nos dá uma chance para nos acertarmos, afinal de contas, assim como qualquer pai zeloso por seu filho, Ele nos quer sempre bem. A Palavra nos trás exemplos disso, vejamos na seqüência.

Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais (Gn 03:07). Adão e Eva comeram do fruto proibido e tiveram seus olhos abertos para a sua nudez. O mesmo pode estar acontecendo com alguém dentre nós. Devido a algum pecado, estamos nus no mundo espiritual, ou estamos cosendo folhas de figueira para tapar essa nossa nudez (seguindo a Palavra do jeito que julgamos ser o certo, e não da maneira que Jesus nos ensina). Ora, a folha de figueira não nos aquecerá quando o tempo frio chegar!

E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? (Gn 08:08-09). Será que o Senhor não sabia onde estavam Adão e Eva? Obviamente que sim, porém, essa foi a oportunidade que Ele lhes deu para confessarem seus erros.

E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi (Gn 03:10-12). Adão falou a verdade para o Senhor, contudo, ao invés de assumir a responsabilidade por seu ato de dissoluto, ele preferiu botar a culpa na mulher e no Senhor, pois foi Ele quem deu aquela mulher como sua companheira. Não temos que agir dessa forma. Caso tenhamos cometido algum pecado, temos que confessá-lo por completo e reconhecermos que erramos e não derivar esse erro a outra pessoa.

E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi (Gn 03:13). Para fazer coro com o seu esposo, Eva botou a culpa em alguém: no diabo. Logicamente que ele está por detrás de tudo o que é maligno, no entanto, como já estudamos anteriormente, não vai ser ele quem estará diante do juiz para assinar os papéis do divórcio, atrás das grades para cumprir pena por algum crime, etc. Seremos nós que teremos que arcar com essas eventuais consequências.

Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar (Gn 03:14-15).

Algo muito importante deve ser destacado nessa passagem: se notarmos bem, veremos que o Senhor Deus dialogou com Adão e Eva, porém, não trocou uma única palavra com o inimigo, ao contrário, o sentenciou. Jamais temos que dialogar com o diabo, ao contrário, temos que rebater qualquer investida de sua parte com a Palavra de Deus, com a sentença que já foi promulgada sobre ele por Jesus Cristo ao derrotá-lo no inferno.

E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes. E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu (Gn 03:16-21).

Mesmo tendo cometido erros, o Senhor fez a Adão e Eva túnicas de peles para cobrir a nudez deles e protegê-los do frio. Esse é o motivo pelo qual alguns de nós que eventualmente estejamos no erro ainda não tenhamos sido destruídos pelo inimigo: talvez estejamos debaixo da proteção espiritual de alguém que está em comunhão com Deus. Talvez a nossa “nudez” esteja sendo coberta pela oração de alguém e o Senhor, através dessa pessoa, tem nos protegido.

A Palavra nos trás outros exemplos já estudados de pessoas que tiveram a oportunidade de confessarem seus pecados, mas não o fizeram, assim como Geazi (II Rs 05:20-27) e Caim (Gn 04:08-11). 

A seguir, levantou-se e foi para seu pai. "Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou. O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’. Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés” (Lc 15:20-22 – NVI).

Ao voltar para casa, o rapaz, diferentemente de Adão, Eva, Geazi ou Caim, reconheceu seu erro contra o Senhor e contra seu pai e, consequentemente, alcançou misericórdia, pois a Palavra nos fala que se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça (I Jo 01:09). Além disso, ele recebeu roupas novas, um anel e calçados.

Ora, isso ocorre também com quem volta à casa do Senhor (sua Palavra), pois recebe de Deus roupas espirituais novas (nenhum pecado há para ser reclamado pelo diabo), um anel (que significa pertencer à família do Senhor, possuir autoridade, etc) e calçados (antigamente os escravos andavam descalços, o que significa que não mais somos escravos do inimigo).


Portanto, caso estejamos longe da Presença do Senhor, o que estamos esperando para voltarmos para a Sua casa? Ao fazermos isso, Ele nos receberá da mesma forma que o pai do filho pródigo, com alegria, roupas espirituais novas, um anel de autoridade e calçados, para mostrar ao inferno que não mais somos escravos dele. Esse é o momento para nos acertarmos com o Senhor e com quem tenhamos ofendido. Não percamos essa oportunidade. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário