Translate

domingo, 19 de maio de 2013

Obedeçamos ao Senhor.



Versículos: Gn 26:01-06, Sl 44:01-03, Mt 28:18-20 e I Co 06:17.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 18/05/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Com os nossos próprios ouvidos ouvimos, ó Deus; os nossos antepassados nos contaram os feitos que realizaste no tempo deles, nos dias da antigüidade (Sl 44:01 – NVI).

Tudo aquilo que Deus faz para nós deve ser contado, pois, o nosso testemunho pode ser fundamental para levar uma pessoa a Cristo. O nosso exemplo pode ser usado pelo Senhor para tocar o coração de alguém de que Deus tem o poder para executar uma Obra similar, ou até maior que a nossa, e torná-la realidade na vida daquele que crê no Senhor e está debaixo de Sua autoridade.

Com a tua própria mão expulsaste as nações para estabelecer os nossos antepassados; arruinaste povos e fizeste prosperar os nossos antepassados. Não foi pela espada que conquistaram a terra, nem pela força do braço que alcançaram a vitória; foi pela tua mão direita, pelo teu braço, e pela luz do teu rosto, por causa do teu amor para com eles (Sl 44:02-03 – NVI).

Acabamos de ver, na passagem acima, que o Senhor não nos ajudará fisicamente em uma batalha, mas através de Sua mão direita (Seu poder), Seu braço (Sua efetiva ação no mundo espiritual) e pela luz de Seu rosto (pela revelação de Sua Palavra). Portanto, nada de ficarmos de braços cruzados esperando que Deus faça tudo por nós. Temos que fazer a nossa parte, pois o Senhor já fez a dEle. Além disso, Ele faz isso por Seu amor para conosco.

E quem Ele ama? Jesus nos disse que aquele que tem os Seus mandamentos e os guarda esse é o que O ama; e aquele que O ama será amado de Seu Pai (Jo 14:21). Ou seja, quem obedece ao Senhor é amado por Ele. Logo, amar o Senhor é obedece-Lo. Vejamos na Palavra um exemplo de alguém que colheu excelentes frutos por obedecer ao Senhor.

E havia fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso foi Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar. E apareceu-lhe o SENHOR, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser (Gn 26:01-02). Pode ser que estejamos passando pela mesma situação de Isaque: estamos em uma terra sem recursos (no casamento, na vida profissional, na vida empresarial, etc). Então, ao surgir uma oportunidade, ao invés de consultarmos a Deus se aquele caminho foi aberto por Ele, partimos sem pensarmos duas vezes. Pode ser que, daqui a algum tempo, nós abriremos os olhos e veremos que aquele é um caminho que está nos conduzindo para situações complicadas.

Isaque quase fez a mesma coisa que seu pai Abraão, porém, o Senhor lhe apareceu e disse a ele para não descer ao Egito e habitar na terra que Ele dissesse. Hoje o Senhor está falando o mesmo para alguém dentre nós: não desça ao Egito (que simboliza a terra do opressor, do inimigo) e habite na terra que Ele está dizendo (ouça aquilo que o Senhor está falando e não as circunstâncias financeiras, a situação atual do mercado, o estágio da doença, do casamento, etc).

Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai; e multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra (Gn 26:03-04). Assim como o Senhor falou para Isaque, fala para nós, pois se obedecermos à Sua ordem e andarmos na terra que Ele mandar, Ele será conosco e nos abençoará, pois somos parte integrante da promessa do Senhor a Abraão, de modo que teremos tantas bênçãos (nossa descendência) bênçãos para compartilhar com as pessoas que serão como as estrelas do céu.

Mas para que isso possa acontecer, algo muito importante deve ser observado. Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis. Assim habitou Isaque em Gerar (Gn 26:05-06). A bênção se Abraão só foi mantida a seu filho porque ele obedeceu à voz de Deus e guardou Seus mandamentos, Seus preceitos e Seus estatutos. Além do mais, Isaque obedeceu à ordem que lhe foi dada.

Como então queremos que a Palavra do Senhor se manifeste em nossas vidas se não O obedecemos? Ora, isso é impossível, afinal, a Palavra nos diz que aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele (I Co 06:17 – NVI). Como então queremos que o Senhor nos ajude em nossas batalhas se não agimos conforme a Sua Palavra? Andarão dois juntos se não estiverem de acordo (Am 03:03)?


Somente obedecendo ao Senhor é que O teremos ao nosso lado, em nossas batalhas. Caso contrário, estarmos sozinhos e desamparados na batalha contra o inimigo. Não podemos nos esquecer que essas vitórias que obtivermos sobre nossos adversários servirão para mostrar às outras pessoas como o Senhor é bom com aqueles que o seguem, afinal, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém (Mt 28:18-20). Eu sou muito limitado. Que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário