Translate

domingo, 5 de maio de 2013

Entendendo o milagre da multiplicação.



Versículos: Gn 12:01-02, I Rs 17:10-15, II Rs 04:01-06 e Is 51:02.
Pregador: Pr. Fabiano Mota
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 03/05/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque, sendo ele só, o chamei, e o abençoei e o multipliquei (Is 51:02).

Há momentos em nossas vidas em que temos que precisamos nos afastar, ficarmos a sós com o Senhor para que possamos fazer uma análise de como estamos em relação à nossa vida espiritual. Agora, uma coisa que temos que ter em mente é que ficarmos só é completamente diferente de nos isolarmos. Aquele que se isola faz uma separação completa do mundo e daqueles que o cercam, perdendo assim o contato com aquilo que está acontecendo e, consequentemente, alienando-se de seu ambiente de convivência, o que é muito perigoso.

Já aquele que fica só, não perde o contato com o mundo, ao contrário, ele retira-se de uma “zona de conforto” para observar uma situação como um todo, de maneira que enxergue as nuances e peculiaridades que jamais seriam perceptíveis caso essa pessoa estivesse diretamente envolvida e participativa de um determinado ato.

Jesus fez algo parecido quando naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes: Passemos para o outro lado. E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava no barco; e havia com eles também outros barquinhos (Mc 04:35-36). Há muitos ensinamentos nessa passagem que já estudamos e outros que estudaremos oportunamente. Todavia, para essa mensagem, o fato fundamental para nosso entendimento é que o Senhor se separou a multidão, passando para o outro lado. Às vezes precisamos fazer a mesma coisa, pois temos que nos separar por um tempo de alguma amizade, por exemplo, pois ela está nos atrapalhando em relação à nossa comunhão com o Senhor, afinal, ainda estamos engatinhando na Fé e não somos capazes de recusar um convite para algo que não esteja de acordo com a Palavra e nome dessa amizade.

Abraão recebeu do Senhor três coisas importantíssimas que, se conseguirmos entender, mudará as nossas vidas: ele foi chamado, abençoado e multiplicado.

Vejamos o chamado de Abraão. Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção (Gn 12:01-02). Eis mais uma passagem para fundamentar ainda mais nosso entendimento em relação à necessidade de que, em determinados momentos, é necessários nos separarmos. Abrão era de uma família muito rica e extremamente idólatra. Caso ele não tivesse ouvido a voz de Deus e feito como Ele ordenara, talvez, sua família poderia atrapalhá-lo em relação à missão que o Senhor tinha para ele.

Voltando para a questão do chamado. Alguns de nós, infelizmente, não somos pessoas realizadas, pois não exercemos o chamado que o Senhor Deus tem para nós. Cada um tem a sua chamada, para alguns serem médicos, outros bombeiros, advogados, engenheiros, porteiros, contadores, pintores, motoristas, pastores, obreiros, levitas, etc. No entanto, alguns que aqui estão, não se sentem felizes com a função que desempenham, ainda que esta traga um bom retorno financeiro. Se esse for o nosso caso, entremos em oração diante do Senhor Deus e peçamos que nos mostre qual é o chamado, a missão que Ele quer que desenvolvamos. Assim que recebermos a resposta, nosso coração se encherá de alegria, pois estaremos vivendo o plano de Deus para as nossas vidas.

Na seqüência, vemos que o Senhor disse a Abrão que ele seria abençoado. Vamos aprender um pouco mais em relação à benção do Senhor com uma passagem ocorrida com o profeta Elias.

E ele foi. Quando chegou à porta da cidade, encontrou uma viúva que estava colhendo gravetos. Ele a chamou e perguntou: "Pode me trazer um pouco d’água numa jarra para eu beber?" Enquanto ela ia indo buscar água, ele gritou: "Por favor, traga também um pedaço de pão". "Juro pelo nome do Senhor, o teu Deus", ela respondeu, "não tenho nenhum pedaço de pão; só um punhado de farinha num jarro e um pouco de azeite numa botija. Estou colhendo uns dois gravetos para levar para casa e preparar uma refeição para mim e para o meu filho, para que a comamos e depois morramos" (I Rs 17:10-12 – NVI).

Que situação mais complicada a daquela mulher: viúva, com praticamente nenhum mantimento e prestes a morrer de fome com seu filho. Porém, nesse momento de catástrofe na vida daquela mulher, o Senhor Deus se fez presente (e o mesmo acontecerá conosco, caso tenhamos o mesmo entendimento dela). Elias, porém, lhe disse: "Não tenha medo. Vá para casa e faça o que disse. Mas primeiro faça um pequeno bolo com o que você tem e traga para mim, e depois faça algo para você e para o seu filho. Pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra’" (I Rs 17:13-14 – NVI).

Aquela mulher poderia ter escorraçado com Elias, afinal, mesmo ele sabendo que a situação dela era complicadíssima, ele pediu para que ela fizesse o bolo para ele primeiro. Contudo, aquela mulher, ousou crer naquilo que o Senhor disse através do profeta de que a farinha na vasilha não se acabaria e o azeite na botija não se secaria até o dia em que o Senhor fizesse chover sobre aquela terra. E qual foi o resultado que ela obteve? Ela foi e fez conforme Elias lhe dissera. E aconteceu que a comida durou todos os dias para Elias e para a mulher e sua família (I Rs 17:15 – NVI).

Temos que crer naquilo que o Senhor nos fala para que possamos ser abençoados por Ele. Como pode o Senhor abençoar alguém que não crê naquilo que Ele manda? Talvez essa seja a reposta do motivo pelo qual nossa oração não é respondida, afinal, afirmamos que cremos no Senhor, porém, fazemos as coisas do jeito que nós achamos que vai dar certo, e não do modo como Ele nos manda fazer. Em momento algum aquela mulher questionou ou se revoltou com aquilo que Elias disse para ela fazer, ao contrário, ela creu, fez conforme a ordem que recebera e obteve uma grande benção. Façamos nós também a mesma coisa.

Para entendermos a multiplicação, vamos a uma passagem ocorrida com o profeta Eliseu. Certo dia, a mulher de um dos discípulos dos profetas foi falar a Eliseu: "Teu servo, meu marido, morreu, e tu sabes que ele temia o Senhor. Mas agora veio um credor que está querendo levar meus dois filhos como escravos" (II Rs 04:01 – NVI). Algo que chama a atenção nesse versículo é a maneira como a mulher fala com o profeta: Teu servo, meu marido. Estamos nós tendo o mesmo respeito pelos homens e mulheres de Deus que fazem parte de nossas vidas? Será que não estamos murmurando contra eles, porque, afinal, são muito jovens, muito baixos, muito altos, falam muito baixo, gritam demais, etc?

Eliseu perguntou-lhe: "Como posso ajudá-la? Diga-me, o que você tem em casa? " E ela respondeu: "Tua serva não tem nada além de uma vasilha de azeite". Então disse Eliseu: "Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos. Mas, peça muitas. Depois entre em casa com seus filhos e feche a porta. Derrame daquele azeite em cada vasilha e vá separando as que você for enchendo". Depois disso, ela foi embora, fechou-se em casa com seus filhos e começou a encher as vasilhas que eles lhe traziam (II Rs 04:02-05 – NVI).

Mais uma viúva que, assim como a anterior, estava em uma situação complicada. Todavia, assim como a viúva do caso de Elias, essa também ousou crer na Palavra que o Senhor, mas ela teve um entendimento um pouco mais profundo que estudaremos a seguir.

Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela disse a um dos filhos: "Traga-me mais uma". Mas ele respondeu: "Já acabaram". Então o azeite parou de correr (II Rs 04:06 – NVI). Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela pediu a um dos filhos levar mais uma. Que mulher incrível. Ela creu que a benção do Senhor não tinha fim, não tinha medida. Como está a nossa Fé? A resposta que obteremos é proporcional ao tamanho de nossa Fé. Se temos Fé de que podemos ser curados de um câncer, assim será feito Em Nome de Jesus. O mesmo se dará em relação à saúde financeira da empresa, do matrimônio, etc.

Porém, alguns de nós estamos agindo como o filho daquela mulher, pois as nossas “vasilhas” se acabaram (não oramos mais, não buscamos mais o Senhor, não procuramos um envolvimento íntimo e intenso com o Senhor, etc) e, consequentemente, o azeite (as bênçãos) pararam de correr, não ocorrendo nenhum tipo de multiplicação, apenas estagnação. Isso é muito sério. Voltemos a buscar as nossas “vasilhas” no Senhor imediatamente.
 

Portanto, vimos que três coisas importantíssimas que, se conseguirmos entender, mudará as nossas vidas: o nosso chamado, como obter a nossa bênção e a multiplicação delas. Abrão creu e seguiu esses passos, essas orientações que o Senhor o deu. Como resultado, teve a promessa do dEle cumprida em sua vida, a qual fazemos parte eu e você que está lendo essa mensagem. Façamos como ele e o resultado não será diferente. Eu sou muito limitado. Que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário