Translate

domingo, 12 de maio de 2013

Não tapemos os ouvidos à voz de Deus.



Versículos: Sl 95:07-08, II Rs 05:20-26, Pv 12:17; 16:01-07.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 26/02/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto (Sl 95:07-08).

Precisamos estar atentos para quando Deus falar conosco. Não esqueçamos que Ele é Deus e nós servos, portanto, Ele pode falar diretamente através de uma pregação da Sua Palavra, através de um louvor que parece que foi escrito exclusivamente para nós, através de uma conversa com alguém, que aparentemente não tinha nada em comum conosco, mas, de repente, toma um rumo completamente diferente e toca em um assunto que mexe diretamente com a gente, de uma Revelação Divina, de uma pergunta que não precisava ser feita, etc. Não podemos endurecer os nossos corações, senão quando Ele falar, talvez não escutemos e perderemos algo muito importante para nós, seja uma repreensão, uma promessa, etc.

Com Geazi, servo de Eliseu, o Senhor falou através de uma pergunta, porém ele não O ouviu. Naamã havia sido curado de uma lepra ao mergulhar sete vezes no rio Jordão, embora inicialmente ele não tivesse concordado, conforme lhe dissera para fazer Eliseu. Após sua cura, ele tentou pagar ao homem de Deus por isso, mas Eliseu não aceitou e disse-lhe para ir em paz (II Rs 05:01-19). Então Geazi, servo de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da sua mão alguma coisa do que trazia; porém, vive o SENHOR que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa. E foi Geazi a alcançar Naamã; e Naamã, vendo que corria atrás dele, desceu do carro a encontrá-lo, e disse-lhe: Vai tudo bem? E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas. E disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupas; e pô-los sobre dois dos seus servos, os quais os levaram diante dele. E, chegando ele a certa altura, tomou-os das suas mãos, e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e foram-se. Então ele entrou, e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte. Porém ele lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas (II Rs 05:20-26)?

Será que Eliseu perguntava a Geazi para onde ele ia o tempo todo? Muito provavelmente não. Aquela foi a chance que Geazi teve para confessar tudo o que havia feito, falar toda a verdade ao seu senhor e a Deus e, quem sabe, alcançar o perdão e a misericórdia de Deus, afinal a Palavra nos explica que aquele que diz a verdade manifesta a justiça, mas a falsa testemunha diz engano (Pv 12:17). Porém, Geazi não ouviu a voz de Deus e terminou muito mal, pois a lepra de Naamã se apegou a ele e a sua descendência para sempre (II Rs 05:27).
Agucemos nossos ouvidos à voz de Deus que, conforme já explicamos, se manifesta das mais diversas maneiras possíveis, pois nosso Deus pode tudo, e o impossível para Ele não é nada, lembremos que até uma jumenta ele usou para falar com Balaão (Nm 22).

Sendo repetitivo mais uma vez, devemos lembrar que mesmo que tenhamos uma prática ou feito algo que ninguém jamais sonharia em pensar a nosso respeito e jamais descobriria, O SENHOR DEUS SABE, pois, ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito (Pv 16:01-02 – NVI).

Confiemos ao SENHOR as nossas obras, e nossos pensamentos serão estabelecidos (bem-sucedidos). O SENHOR fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal. Abominação é ao SENHOR todo o altivo de coração; não ficará impune mesmo de mãos postas (implorando o Perdão Divino). Pela misericórdia e verdade a iniqüidade é perdoada, e pelo temor do SENHOR os homens se desviam do pecado (Pv 16:03-06). Ou seja, pela misericórdia (compaixão, perdão) e verdade (não meia-verdade, ou mentira) temos os nossos pecados perdoados, até chegarmos ao ponto que por estarmos tão cheios, repletos do temor, respeito, zelo do Senhor que apenas isso já será o suficiente para nos desviarmos dos pecados.


Sendo os caminhos do homem agradáveis ao SENHOR, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele. Melhor é o pouco com justiça, do que a abundância de bens com injustiça (Pv 16:07-08). Não tapemos nossos ouvidos à voz de Deus. Que o Senhor fale mais aos nossos corações. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário