Translate

domingo, 12 de maio de 2013

O Senhor não condena, Ele salva.



Versículos: Js 07:11-12, I Sm 28:04-06, Sl 66:18, Pv 03:12; 12:01, Is 59:01-02, Jr 01:12 e Hc 01:01-03.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 10/05/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Advertência do profeta Habacuque. Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: "Violência!" sem que tragas salvação? Por que me fazes ver a injustiça, e contemplar a maldade? A destruição e a violência estão diante de mim; há luta e conflito por todo lado (Hc 01:01-03 – NVI).

Quando levamos uma “bronca” do Senhor, não significa que Ele esteja nos bravo conosco e queira nos castigar por algo de errado que tenhamos feito, ao contrário, significa que, mesmo que estejamos em algum pecado, Ele ainda nos ama de tal forma que quer nos dar a chance de nos acertarmos e vivermos de acordo com Suas orientações. Então, quando recebermos uma repreensão do Senhor, ao invés de ficarmos chateados e até mesmo revoltados com isso, temos que agradecer ao Senhor por nos dar essa oportunidade de nos acertarmos com Ele. Nunca devemos reclamar de algum “puxão de orelhas” que o Senhor nos mandar, pois o que ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido (Pv 12:01). Além do mais, o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem (Pv 03:12 – NVI).

Talvez estejamos clamando por socorro e não estejamos sendo atendidos porque há algo de errado em nossas vidas e, enquanto isso não for retirado, o Senhor não poderá nos ouvir, a violência descerá sobre nossas vidas sem que haja salvação, sofreremos injustiças, contemplaremos maldade, destruição, lutas e conflitos se farão presentes em nossas vidas.

Mas por que isso ocorre? Simples, porque o Senhor não pode mudar a Sua Palavra, pois Ele vela sobre a Sua Palavra para cumpri-La (Jr 01:02). Não importa se fomos pessoas intimamente ligadas a Deus, uma vez que estejamos em desacordo com a Palavra, estamos afastados do Senhor tal qual a qualquer pessoa pecadora, e a Palavra diz que o Senhor não ouve a pecadores, mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve (Jo 09:31). Portanto, podemos ficar horas buscando ao Senhor que Ele não se fará presente entre nós, pois uma vez que a Palavra saiu da boca do Senhor, Ela não pode ser alterada. O que Deus disse esta dito e será dessa forma para todo o sempre.

Não importa se essa é terceira, quarta, quinta ou enésima vez que estamos em pecado, as misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade (Lm 03:22-23). O Senhor sempre estará pronto a nos perdoar, basta que o busquemos com todo o coração e abandonemos essa prática das trevas. Todavia, essa não é uma carta branca que ganhamos para pecarmos inúmeras vezes e depois virmos, com a cara mais lavada, pedir perdão a Deus. Nada disso, pois a Palavra diz que o que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia (Pv 28:13).

Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça (Is 59:01-02). O que tem impedido que o socorro do Senhor se faça presente em nossas vidas são as nossas iniqüidades, pois elas nos separam dEle e impedem que ouça as nossas orações.

Não é somente o pecado consumado que nos afasta do Senhor, mas também se aceitarmos, em nossos corações, alguma tentação e darmos vazão à essa investida do inimigo contra as nossas vidas, pois a Palavra declara que se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá (Sl 66:18). Não podemos esquecer que pecado não somente a prostituição, os vícios, etc, mas tudo que está em desacordo com a Palavra, como uma mágoa, um ódio, um ressentimento, um desejo de vingança, a inveja, etc. Caso tenhamos isso em nossos corações, não adianta passarmos 24 horas por dia orando, o Senhor não vai nos ouvir, pois a iniqüidade se fará presente juntamente conosco, impedindo assim Deus de operar em nosso favor.

A Palavra nos trás uma série de exemplos de pessoas que deixaram a iniqüidade entrar em seus corações, porém, hoje, vamos estudar as passagens de Saul e Josué.

Saul deixou cometeu dois erros que, aparentemente, não eram tão graves assim, mas que serviram para afastá-lo do Senhor, pois não se arrependeu deles: acendeu incensos na casa do Senhor (o que não era sua atribuição) ficou com inveja e perseguiu Davi por causa de sua fama. Então os filisteus declararam guerra a Israel.

E ajuntaram-se os filisteus, e vieram, e acamparam-se em Suném; e ajuntou Saul a todo o Israel, e se acamparam em Gilboa. E, vendo Saul o arraial dos filisteus, temeu, e estremeceu muito o seu coração (I Sm 28:04-05). Eis aqui um dos principais sinais de que estamos longe da presença do Senhor: temos medo diante de uma batalha. Quando a nossa comunhão está em ordem, não importa o quão grande ou poderoso pareça o inimigo, partimos para cima dele porque o Senhor já nos disse para não temermos porque Ele está conosco, não nos assombrarmos, porque Ele é o nosso Deus; Ele nos fortalece, nos ajuda, e nos sustenta com a destra da Sua justiça (Is 41:10).

E perguntou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas (I Sm 28:06). Não adiantou Saul procurar a resposta de Deus de todas as formas, pois não houve resposta. O mesmo acontece com todos nós. Caso haja pecado em nossas vidas, podemos buscar a resposta do Senhor em diversas denominações diferentes, em livros, em hinos, em mensagens, na própria Bíblia, etc, mas não receberemos a resposta do Senhor, pois nossas iniqüidades estão nos separando dEle.

Outro exemplo foi Josué. Ele foi um grande homem de Deus, porém, cometeu um erro. Ao partir para a batalha contra a pequena cidade de Ai, ele não consultou ao Senhor, mas apenas aos espias e, como resultado, obteve a derrota. Josué então se prostrou e buscou a Deus para saber o motivo daquela derrota.

Então disse o Senhor: Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós (Js 07:11-12).

Mais uma vez reiterando, enquanto aquilo que estiver em desacordo com a Palavra for presente em nossas vidas, o Senhor não poderá nos ajudar. A única saída que temos é nos livrando disso, caso contrário, seremos derrotados pelo inimigo sem que o Senhor possa nos ajudar.   
 

Assim sendo, quando o Senhor nos mandar alguma mensagem de repreensão, nós devemos nos revoltar com ela, ao contrário, temos que nos regozijarmos, pois essa Palavra nada mais é que uma oportunidade de salvação que o Senhor está nos dando, e não nos condenando por algo errado. Caso não façamos isso, estaremos fadados a fracassos em nossas batalhas, pois estaremos nelas sem o Senhor. Quando estamos longe do Senhor, não temos a mínima condição de vencer o inimigo, pois a lei se enfraquece e a justiça nunca prevalece. Os ímpios prejudicam os justos, e assim a justiça é pervertida (Hc 01:04 – NVI). Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário