Translate

domingo, 14 de julho de 2013

A Palavra fala o que precisamos ouvir.



Versículos: II Cr 18:01-07, Mt 04:04 e II Tm 04:01-04.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 12/07/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas (II Tm 04:01-04).

A Palavra de Deus fala aquilo que nós precisamos ouvir, e não aquilo que queremos ouvir. Às vezes, vamos a um culto, lemos uma mensagem, algum versículo salta aos nossos olhos quando lemos o Santo Livro, etc, que nos mostra algo errado que estejamos fazendo e, ao invés de nos alegrarmos, pedimos perdão ao Senhor e não mais praticarmos esse erro, ao contrário, ficamos chateados, aborrecidos e até mesmo “indignados” com Deus por não nos dar uma Palavra de conforto, mas de repreensão. Ora, isso não deve ocorrer, pois aquele recado da parte do Senhor para nós não é para nos condenar, mas para nos salvar.

Jesus foi muito claro ao dizer: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’" (Mt 04:04 – NVI). A Palavra não trás somente bênçãos para nós, Ela também trás aquilo que é errado aos olhos do Senhor e que deve ser banido de nossas vidas. Porém, infelizmente, queremos receber apenas as mensagens que nos mostrem a bondade de Deus para nós, e não aquelas que Ele nos repreende por algo errado que estejamos fazendo, não é mesmo? Mas temos que viver de TODA (e não aquelas que nos convêm) palavra que sai da boca de Deus.

Vejamos um exemplo de alguém que somente queria ouvir aquilo que lhe era vantajoso, e não o que o Senhor queria dizer, o rei Acabe.

Tinha, pois, Jeosafá riquezas e glória em abundância, e aparentou-se com Acabe. E depois de alguns anos desceu ele para Acabe em Samaria; e Acabe matou ovelhas e bois em abundância, para ele e para o povo que vinha com ele; e o persuadiu a subir com ele a Ramote de Gileade. Porque Acabe, rei de Israel, disse a Jeosafá, rei de Judá: Irás tu comigo a Ramote de Gileade? E ele lhe disse: Como tu és, serei eu; e o meu povo, como o teu povo; iremos contigo à guerra. Disse mais Jeosafá ao rei de Israel: Peço-te, consulta hoje a palavra do SENHOR . Então o rei de Israel reuniu os profetas, quatrocentos homens, e disse-lhes: Iremos à guerra contra Ramote de Gileade, ou deixarei de ir? E eles disseram: Sobe; porque Deus a entregará na mão do rei. Disse, porém, Jeosafá: Não há ainda aqui algum profeta do SENHOR, para que o consultemos? (II Cr 18:01-06).

Jeosafá era um homem de Deus, embora tenha cometido o erro de se ajuntar com Acabe, mas, ainda assim, antes de partir para uma batalha ele queria consultar o Senhor.

Então o rei de Israel disse a Jeosafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar ao SENHOR; porém eu o odeio, porque nunca profetiza de mim o que é bom, senão sempre o mal; este é Micaías, filho de Inlá (II Cr 18:07).

Ora, por que Micaías sempre “profetizava” o que era mal para Acabe? Porque ele era um rei que fazia tudo o que o Senhor condenava, ou seja, Micaías apenas entregava o recado do Senhor para ele, mostrando a ele que o Senhor não poderia ajudá-lo enquanto estivesse andando no caminho errado, o qual, por sua vez, não aceitava, pois aquilo era contra as suas práticas.

O mesmo acontece com muitos de nós. Ao recebermos uma Palavra de repreensão do Senhor, como já dissemos, ficamos irritados e, até mesmo indignados, afinal, ela condena uma prática errada que temos, nos mostra que devemos perdoar aquela pessoa que nos fez algo tão perverso, que devemos abandonar uma prática comercial errada, etc. Essa indignação jamais deveria ocorrer.

Outra coisa que pode acontecer é que “deturpemos” a Palavra ao nosso favor. Existe um ditado que diz: “quem procura acha!” E acha mesmo, pois a Palavra constante nos versículos introdutórios dessa mensagem diz que virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências (II Tm 04:03). Ou seja, acharemos alguém que se diz “homem ou mulher de Deus” que concorde com algo que está contra a Palavra e ainda deturpe Ela de modo a atender às nossas concupiscências. Em outras palavras, podemos achar algum “iluminado” de Deus que mostre que, por exemplo, podemos ter um caso fora do casamento, que podemos ter alguma prática contrária à Palavra do Senhor, etc, chegando ao ponto de desviarmos os ouvidos da verdade, nos voltando para fábulas (mentiras, falsidades, etc).

Portanto, aceitemos TODA Palavra que o Senhor nos entregar, pois Ela foi enviada para nos salvar e não para nos destruir. Assim sendo, não devemos nos irar com o Senhor com uma Palavra que nos repreenda de algo de errado que estejamos fazendo, ao contrário, devemos agradecer o Senhor por essa oportunidade de nos acertarmos com Ele e abandonarmos algo de errado. Que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário