Translate

domingo, 14 de julho de 2013

A quem temos temido?



Versículos: Jó 01:13-19; 02:07-08; 03:25 e Pv 29:25.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 13/07/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


O temor do homem armará laços, mas o que confia no SENHOR será posto em alto retiro (Pv 29:25).

O medo de alguma ação do inimigo nada mais é que uma porta aberta para que o diabo possa entrar em nossas vidas e armar laços para que caiamos e nos afastemos do Senhor. Aquele que tem medo (ou temor) do inimigo está em desobediência à Palavra do Senhor, pois Ela nos diz que Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação (II Tm 01:07), não vos espanteis, nem os temais (Pv 01:29), não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o SENHOR teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará (Dt 31:06), não temais, nem vos espanteis; esforçai-vos e animai-vos; porque assim o fará o SENHOR a todos os vossos inimigos, contra os quais pelejardes (Js 10:25), Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele (II Cr 32:07), aproximando-se Jesus, tocou-lhes, e disse: Levantai-vos, e não tenhais medo (Mt 17:07), além de uma série de outras passagens que poderíamos levantar, relacionadas ao medo, ao temor.

O diabo sabe tudo a nosso respeito, afinal, ele é nosso adversário e anda ao nosso derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar (I Pe 05:08). Ele sabe que, por exemplo, não nos entorpecemos, não nos entregamos às concupiscências, não defraudamos, não mentimos, não somos adúlteros, etc, porém, ele sabe que temos medo de algo e é justamente nesse ponto que ele nos ataca e arma o seu laço. Vejamos um exemplo de um homem que retrata isso de maneira a entendermos isso melhor, Jó.

Se observarmos bem o primeiro capítulo do livro de Jó, veremos que o próprio Senhor Deus diz ao diabo que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal (Jó 01:08). Porém, se observarmos o início do capítulo, veremos que Jó tinha receio que seus filhos estivessem blasfemando contra o Senhor, pois iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs para comerem e beberem com eles. E sucedia que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó e os santificava; e, levantando-se de madrugada, oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; pois dizia Jó: Talvez meus filhos tenham pecado, e blasfemado de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente (Jó 01:04-05 – NVI).

Esse medo de Jó causou-lhe grande dor, pois certo dia, quando seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho em casa do irmão mais velho, veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles; e deram sobre eles os sabeus, e os tomaram; mataram os moços ao fio da espada, e só eu escapei para trazer-te a nova. Enquanto este ainda falava, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu e queimou as ovelhas e os moços, e os consumiu; e só eu escapei para trazer-te a nova. Enquanto este ainda falava, veio outro e disse: Os caldeus, dividindo-se em três bandos, deram sobre os camelos e os tomaram; e mataram os moços ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova. Enquanto este ainda falava, veio outro e disse: Teus filhos e tuas filhas estavam comendo e bebendo vinho em casa do irmão mais velho; e eis que sobrevindo um grande vento de além do deserto, deu nos quatro cantos da casa, e ela caiu sobre os mancebos, de sorte que morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova (Jó 01:13-19 – NVI).

Por causa desse medo, Jó não somente perdeu suas posses, como também seus próprios filhos, afinal, como já estudamos, essa era a porta aberta na vida de Jó, que permitiu que o inimigo entrasse e armasse seus laços, atacando a vida dele como um todo, afinal, a Palavra de Deus diz que um abismo chama outro abismo (Sl 42:07). O mesmo tem acontecido nas vidas de muitas pessoas que são de Deus. Devido ao temor de alguma ação do inimigo, alguns de nós, infelizmente, temos perdido bênçãos, curas, libertações, inexplicáveis aos olhos humanos, o que é algo terrível. Não podemos deixar espaço para o medo em nossos corações.

No caso de Jó, não bastasse a perda de suas posses e, principalmente, de seus filhos, saiu, pois, Satanás da presença do Senhor, e feriu Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até o alto da cabeça. E Jó, tomando um caco para com ele se raspar, sentou-se no meio da cinza (Jó 02:07-08 – NVI). Mais uma lição para nós. Não bastasse, por exemplo, perdermos o nosso emprego e um ente querido, ainda estamos passando por problemas no casamento, na saúde, com nossos filhos, etc. Ocorre que, ao invés de reconhecermos que o medo que sentimos foi uma porta que deixamos aberta para o inimigo entrar, entrarmos na presença do Senhor, pedimos perdão por isso e Seu auxílio para nos livrar dessas investidas malignas, agimos como Jó, pegando um caco para raspar esse problema (arrumamos uma desculpa para justificarmos essa situação, um culpado, etc) e nos sentamos em meio às cinzas (permanecemos de luto, aguardando que a misericórdia do Senhor se manifeste em nossas vidas e nos livre desses transtornos).

Porque aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece (Jó 03:25 – NVI). Assim como fez Jó, temos que reconhecer essa desobediência em nossas vidas e clamarmos por perdão ao Senhor. Se fizermos dessa forma, iremos retornar ao Senhor e à Sua proteção contra o inimigo, o que o fará abandonar nossas vidas.

Portanto, não devemos temer o inimigo, pois essa será a porta que ele utilizará para entrar em nossas vidas e armar seus laços infernais para nos destruir. Temos que temer apenas o Senhor, pois precisamos nos purificar de toda a imundícia da carne e do nosso espírito, aperfeiçoando a nossa santificação no temor do Senhor (II Co 07:01). O temor de Deus deve estar presente em todos os momentos de nossa vida, pois ele é o princípio da sabedoria e bom entendimento tem todos os que cumprem seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre (Sl 111:10). Aquele que possui o temor do Senhor odeia o mal, a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa (Pv 08:13), ele ainda é a fonte da vida para se desviar dos laços da morte (Pv 14:27) e através dele os homens desviam-se do pecado (Pv 16:06). Assim sendo, temamos somente o Senhor e jamais o inimigo, pois isso será fundamental para as nossas vidas e nos conduzirá em uma grande caminhada na Fé. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário