Translate

domingo, 21 de julho de 2013

Não sejamos rebeldes.



Versículos: I Rs 13:01-10; 33-34, Sl 81:11-14 e Sf 03:01-02.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 19/07/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz, e Israel não me quis (Sl 81:11).

Infelizmente, alguns de nós, mesmo freqüentando a igreja, aprendendo a respeito da vontade de Deus, recebendo o alimento proveniente do Céu através de pregações, mensagens, hinos, etc, nos encontramos na situação descrita nesse versículo, ou seja, não queremos ouvir a voz de Deus, aquela que se manifesta através da Palavra. Pior ainda são aqueles que, assim como Israel, conhecem a Palavra, sabem o Poder que nEla existe e quão maravilhosa é a graça do Senhor sobre as nossas vidas e, ainda assim, não querem saber de Jesus, pois preferem permanecer no pecado que os dá algum lucro, algum prazer, etc.

Aqueles dentre de nós que estiverem nas situações acima vistas, estarão em grandes apuros, pois o Senhor não poderá protegê-los, afinal, Ele diz: Por isso os entreguei ao seu coração obstinado, para seguirem os seus próprios planos (Sl 81:12 – NVI). Ou seja, se estivermos nesse estado, teremos que seguir os nossos próprios planos, ou seja, serão todos planos fracassados, afinal, os nossos não são aqueles que o Senhor traçou para nós.

A Palavra nos trás uma série de exemplos de pessoas que agiram segundo os seus próprios planos e pagou um alto preço por isso, como Abrão ao ouvir a voz de Sara sua esposa (Gn 16 e 17), Davi, ao numerar o povo de Israel sem que o Senhor o houvesse ordenado (II Sm 24), Jonas fugindo da missão que lhe foi dada pelo Senhor (Jn 01), dentre tantos outros. Todos eles pagaram um alto preço por sua rebeldia (desobediência ao Senhor), porém, hoje vamos estudar a passagem ocorrida com o rei Jeroboão.

E eis que, por ordem do SENHOR, veio, de Judá a Betel, um homem de Deus; e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso. E ele clamou contra o altar por ordem do Senhor, e disse: Altar, altar! Assim diz o Senhor: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti (II Sm 24:01-02). Uma breve pausa aqui para uma explicação.

Notemos que o homem de Deus clamou contra o altar e não contra Jeroboão. Vale ressaltar aqui que esse altar era um altar idólatra, pois era um daqueles que foram erguidos para os bezerros de ouro fundido. A Palavra de Deus jamais condenará aquele que pratica a iniqüidade, mas o pecado. Por exemplo, a Palavra jamais condenará o adúltero, mas o adultério, jamais condenará o homossexual, mas o homossexualismo, jamais condenará o desonesto, mas a desonestidade, etc.

E deu, naquele mesmo dia, um sinal, dizendo: Este é o sinal de que o Senhor falou: Eis que o altar se fenderá, e a cinza, que nele está, se derramará. Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei a palavra do homem de Deus, que clamara contra o altar de Betel, Jeroboão estendeu a sua mão de sobre o altar, dizendo: Pegai-o! Mas a sua mão, que estendera contra ele, se secou, e não podia tornar a trazê-la a si. E o altar se fendeu, e a cinza se derramou do altar, segundo o sinal que o homem de Deus apontara por ordem do Senhor (I Rs 13:03-05). Eis aqui mais uma lição muito importante para todos nós: jamais nos levantemos contra uma pessoa de Deus. Ainda que ela esteja errada, ao invés de nos levantarmos contra ela, tornando pública o seu erro, apontando o dedo, etc, ao contrário entremos em oração diante do Senhor e peçamos a Ele que ajude essa pessoa a se livrar do laço das trevas em que ela está presa.

Então respondeu o rei, e disse ao homem de Deus: Suplica ao Senhor teu Deus, e roga por mim, para que se me restitua a minha mão. Então o homem de Deus suplicou ao Senhor, e a mão do rei se lhe restituiu, e ficou como dantes (I Rs 13:06). O rei estava tão longe da presença do Senhor que pediu para o profeta suplicar ao Deus dele e não ele próprio suplicou aos seus deuses, os bezerros. O profeta assim o fez e a sua mão foi restituída.

E o rei disse ao homem de Deus: Vem comigo para casa, e conforta-te; e dar-te-ei um presente. Porém o homem de Deus disse ao rei: Ainda que me desses metade da tua casa, não iria contigo, nem comeria pão nem beberia água neste lugar. Porque assim me ordenou o Senhor pela sua palavra, dizendo: Não comerás pão nem beberás água; e não voltarás pelo caminho por onde vieste. Assim foi por outro caminho; e não voltou pelo caminho, por onde viera a Betel (I Rs 13:07-10).

Depois de ver essa ação de Deus em sua própria vida, Jeroboão mudou suas atitudes, não é? Infelizmente não, pois, mesmo depois disso Jeroboão não mudou o seu mau procedimento, mas continuou a nomear dentre o povo sacerdotes para os altares idólatras. Ele consagrava para esses altares todo aquele que quisesse tornar-se sacerdote. Esse foi o pecado da família de Jeroboão, que levou à sua queda e à sua eliminação da face da terra (I Rs 13:33-34 – NVI).

Assim como Jeroboão, alguns de nós, mesmo tendo visto o mover de Deus presente em nossas próprias vidas (muito provavelmente em virtude da oração de alguém em comunhão com o Senhor e nos manteve em suas orações), não abandonamos nossa rebeldia, nossa desobediência à Palavra de Deus. Se isso continuar a ser algo presente em nossas vidas, teremos o mesmo fim que ele, seremos eliminados da face da terra pelo diabo. Não haverá como o Senhor nos defender disso, afinal, Ai da cidade rebelde, impura e opressora! Não ouve a ninguém, e não aceita correção. Não confia no Senhor, não se aproxima do seu Deus (Sf 03:01-02 – NVI). Essa é uma advertência muito séria do Senhor para cada um de nós.

Todavia, para aqueles que se arrependem e deixam para trás a obediência, o Senhor terá prazer em defender, visto que, o Senhor diz: "Se o meu povo apenas me ouvisse, se Israel seguisse os meus caminhos, com rapidez eu subjugaria os seus inimigos e voltaria a minha mão contra os seus adversários” (Sl 81:13-14 – NVI).

Portanto, não sejamos rebeldes às orientações do Senhor. A Palavra nos trás, conforme falamos anteriormente, uma série de problemas decorrentes de nossa rebeldia. Caso estejamos nessa situação, esse é o momento exato de nos acertarmos com o Senhor. Sejamos sinceros com Ele e contemos toda a verdade. Ele está, neste momento, de braços abertos para nos receber novamente como filhos e perdoar nossa rebeldia, para que vivamos toda a plenitude que foi planejada por Ele para todos nós. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário