Translate

domingo, 14 de outubro de 2012

Firmados na rocha.



Versículos: Mt 16:13-18; 07:24-25, I Co 02:14, Jo 11:39-40 e Lc 01:26-38.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 29/10/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).


E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou (Mt 16:13-15)?

Muitos de nós, mesmo estando na igreja, conhecendo a Palavra de Deus e até nos esforçando para fazer conforme nEla está escrito não dizemos quem é Jesus, até O conhecemos de ouvir falar, vê-lO operando milagres nas vidas de outros irmãos, operando maravilhas, mas não sabemos de fato quem Ele é. Talvez porque nossas atitudes não condizem com aquelas de alguém que realmente O conhece, ou estejamos procurando fisicamente pelo Senhor. O apóstolo Pedro, ao ser questionado, respondeu – Lhe que Ele era o Cristo, o Filho do Deus vivo, e Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus (Mt 16:16-17).

Não adianta tentarmos entender as coisas de Deus com o olhar humano, pois o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente (I Co 02:14). É impossível, aos olhos humanos, entender como uma pessoa em estado terminal de uma determinada doença fica curada, uma outra que praticava o homossexualismo e deixa tal ato, ou como um homem (ou mulher) profundamente preso ao adultério passa a ter nojo de tal prática, uma pessoa entregue ao vício das drogas consegue largá-lo sem sequer possuir uma crise de abstinência, etc. Quando isso acontece, o aparentemente impossível, passamos a dizer quem é Jesus com nossos testemunhos.

Para fundamentação, a Palavra nos mostra alguns exemplos de fatos que ocorreram e não podem ser explicados “humanamente” falando como, por exemplo, a ressurreição de Lázaro, a gravidez de Maria e de sua prima Isabel.

Quando Jesus foi ao sepulcro de Lázaro, mandou tirar a pedra, e Marta, irmã do defunto, disse-Lhe que já cheirava mal, porque era já de quatro dias. Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus (Jo 11:39-40)? Aos olhos naturais Marta tinha razão, pois um cadáver de quatro dias já se encontra em estado de putrefação, entretanto, aos olhos espirituais, o Senhor já estava fazendo a obra que culminou com algo impossível de acontecer: a saída de Lázaro de seu túmulo.

Outro caso foi a gravidez de Maria e de Isabel. E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta. Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum? E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril; porque para Deus nada é impossível. Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela (Lc 01:26-39).

Mais duas situações aparentemente impossíveis: gravidez de uma virgem e de uma mulher estéril. Nessa passagem existem duas “chaves” primordiais para o entendimento e ação da Palavra de Deus em nossas vidas: não existem impossíveis a Deus e crer naquilo que está declarado nas Escrituras, afinal, Ela é o próprio Senhor conversando conosco. Crer é acreditar, de todo coração, que algo que ainda sequer iniciou-se, já ocorreu (por exemplo, os sintomas de alguma doença ainda persistem, mas temos a certeza que o Senhor Jesus já levou tal enfermidade e que estamos curados).

Para crermos verdadeiramente, precisamos estar firmados na rocha da nossa salvação, que é Jesus. Quando Pedro respondeu que Jesus era o Filho de Deus, pois também Ele o disse que ele era Pedro, e sobre esta pedra edificaria a Sua igreja, e as portas do inferno não prevaleceriam contra ela (Mt 16:18). Algumas pessoas interpretam que a “criação” da igreja havia sido colocada a partir do apóstolo, mas o que Jesus disse é que edificaria Sua igreja sobre a revelação, o discernimento que Pedro teve de entendê-lo espiritualmente e não sobre a carne, materialmente.

Precisamos ter esse mesmo discernimento, para podermos escutar claramente à Palavra de Deus e praticá-Las, para sermos comparados ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha,  desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha (Mt 07:24-25).


Que as nossas vidas sejam fundamentadas nessa Rocha Inabalável que é o Senhor Jesus. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário