Translate

terça-feira, 23 de outubro de 2012

O Senhor também age de maneira sobrenatural.



Versículos II Cr 32:01-08; 20-21, At 12:01-11, Rm 08:26, I Co 14:01-04 e II Co 10:03-05.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 19/10/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas (II Co 10:03-04 – NVI).

Já estudamos que não devemos olhar e lutar as nossas batalhas através dos “olhos humanos”, pois, como Senhor, Deus pode fazer a obra em nossas vidas de maneira “não convencional”, ou seja, de modo sobrenatural. Mas como assim?

Um exemplo claro disso é o dom de falar em línguas. Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação. O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja (I Co 14:01-04). Como acabamos de ver, aquele que fala em línguas edifica-se a si mesmo, ou seja, tem mais e mais o seu desenvolvimento espiritual ao lado Senhor.

Ora, tendo o nosso desenvolvimento mais avançado para com o Senhor, muitos de nós, mesmo sem nos darmos conta, alcançamos bênçãos que tanto buscamos, mas não as conseguimos, pois, de repente, a palavra que faltava para a operação de maravilhas em nossas vidas tinha que ser trazida a nós pelo Santo Espírito do Senhor. A partir desse momento, o mover do Senhor se faz presente em nossas vidas.

Mas como o Senhor capacita alguém que, talvez, não tenha um conhecimento aprofundado em sua própria língua a falar uma outra dos homens ou até dos próprios anjos? Da mesma forma que Ele cura uma doença em estado terminal e espalhada pelo corpo de alguém, que reata um matrimônio desfeito a muito tempo, tira do vício das drogas uma pessoa sem que esta tenha nem mesmo uma crise de abstinência, etc, em outras palavras, através do sobrenatural. Nós não sabemos como isso é possível, mas o importante é que Ele é Senhor e sabe como fazer isso.

Vejamos na Palavra outro exemplo de como o Senhor pode agir de maneira sobrenatural. E por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar; e matou à espada Tiago, irmão de João. E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. E eram os dias dos ázimos. E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da páscoa. Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus (At 12:01-05).

A passagem acima é bastante conhecida, tem muito aprendizado para nós, mas vamos focá-la um pouco para o nosso estudo. A igreja havia “dormido no ponto” e já havia perdido Tiago. O mesmo aconteceria a Pedro. Entretanto, a tempo, ela despertou e fez contínua oração pelo apóstolo a Deus. Isso acontece também conosco. Por cochilarmos espiritualmente, o inimigo pode vir e nos levar algo que nos seja muito importante, para alguns, a saúde, outros as finanças, outros os filhos para algum vício, etc. Porém, assim como fez a igreja, temos que ficar em contínua oração para que ele não leve mais algo nosso. Ficar em contínua oração é estar, permanentemente, em contato com o Senhor, ouvindo a Sua voz e prestando atenção à Sua Palavra. Nós podemos estar em contínua oração (ou em contato com o Senhor), dirigindo nossos carros, cozinhando, no caso dos irmãos, fazendo a barba, das irmãs cuidando das unhas ou dos cabelos, etc. O importante é sempre estar em contato permanente com o Senhor, independente da situação que nos encontramos.

Lembremos que o Senhor não disse que viveríamos em um mar de rosas, ao contrário, enquanto estivermos nesse mundo estaremos sujeitos às armadilhas e ataques do inimigo, porém, em contínua oração, o inimigo não nos pegará desprevenidos e o Senhor sempre nos mostrará o escape para as investidas malignas.

E quando Herodes estava para o fazer comparecer, nessa mesma noite estava Pedro dormindo entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão. E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias. E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me. E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão. E, quando passaram a primeira e segunda guardas, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele. E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava (At 12:06-11).

Ora, ninguém vê um anjo a não ser que o Senhor permita. Mas no caso de Pedro, quem o libertou do cárcere foi um, pois, nesse caso, o Senhor agiu de maneira sobrenatural para salvar o apóstolo.

Vejamos mais um exemplo, só que desta vez, baseados em outra passagem muito conhecida e estudada, porém, do Velho Testamento.

Depois destas coisas e desta verdade, veio Senaqueribe, rei da Assíria, e entrou em Judá, e acampou-se contra as cidades fortificadas, e intentou apoderar-se delas. Vendo, pois, Ezequias que Senaqueribe vinha, e que estava resolvido contra Jerusalém, teve conselho com os seus príncipes e os seus homens valentes, para que se tapassem as fontes das águas que havia fora da cidade; e eles o ajudaram. Assim muito povo se ajuntou, e tapou todas as fontes, como também o ribeiro que se estendia pelo meio da terra, dizendo: Por que viriam os reis da Assíria, e achariam tantas águas? E ele se animou, e edificou todo o muro quebrado até às torres, e levantou o outro muro por fora; e fortificou a Milo na cidade de Davi, e fez armas e escudos em abundância. E pôs capitães de guerra sobre o povo, e reuniu-os na praça da porta da cidade, e falou-lhes ao coração, dizendo: Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele. Com ele está o braço de carne, mas conosco o SENHOR nosso Deus, para nos ajudar, e para guerrear por nós. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá (II Cr 32:01-08). Até agora não vimos nada fora do convencional para uma batalha ocorrida naquela época, por volta de 700 a.C. não é mesmo? Mas prestemos atenção na seqüência dos fatos.

Porém o rei Ezequias e o profeta Isaías, filho de Amós, oraram contra isso, e clamaram ao céu. Então o SENHOR enviou um anjo que destruiu a todos os homens valentes, e os líderes, e os capitães no arraial do rei da Assíria; e envergonhado voltou à sua terra; e, entrando na casa de seu deus, alguns dos seus próprios filhos, o mataram ali à espada (II Cr 32:20-21). Mais uma vez o Senhor trabalhou de maneira sobrenatural, afinal, os israelitas poderiam ter se levantado e pegado em armas para o combate, porém o Senhor, movido pela oração de dois homens justos, agiu de maneira diferente, enviando apenas um anjo para destruir todos os homens de combate da Assíria. O mesmo pode acontecer conosco. O Senhor pode agir de maneira sobrenatural e mudar a nossa história.

Mas notemos que, nos dois casos estudados, a oração teve papel importante no desenrolar das passagens. Temos que orar ao Senhor para que o sobrenatural se faça presente em nossas vidas, ainda que nos faltem as palavras certas, peçamos ao Senhor, pois, da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Rm 08:26 – NVI). No primeiro caso, os irmãos que intercederam por Pedro já tinham o conhecimento do Espírito Santo, já Ezequias e Amós não tinham esse entendimento que seria manifesto quase sete séculos depois, através de Jesus. Façamos uso desse conhecimento que temos a nosso favor.   

 Retomando aonde começamos. Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo (II Co 10:03-05 – NVI). Nesse finalzinho, temos mais um aprendizado muito importante, pois, se não conseguimos manter os nossos pensamentos dentro da Palavra de Deus, eis a solução: levemos eles à Presença do Espírito Santo. Não haverá maneira de pensarmos outras coisas senão as de Deus se o Espírito fizer morada em nossos corações.

Poderíamos elencar uma série de outras passagens da Palavra de como o Senhor age de maneira sobrenatural como, por exemplo, Lázaro que voltou a vida depois de quatro dias morto, Sadraque, Mesaque e Abednego, lançados na fornalha de fogo ardente aquecida sete vezes e não sofreram nenhum ferimento, Daniel na cova dos leões, a jumenta que viu um anjo do Senhor e depois falou com Balaão, etc.


Portanto, o Senhor é Deus e pode agir da maneira de Ele quiser, seja através do natural (como a cura de uma doença através dos médicos) ou sobrenatural (sumir a doença sem nenhuma cirurgia). O que temos que buscar é o Santo Espírito do Senhor para que Ele nos capacite cada vez mais na nossa caminhada da Fé. Esse dom está à disposição de todos os filhos de Deus e ele nos capacita em tudo que fazemos. Que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário