Translate

domingo, 21 de outubro de 2012

Se confessarmos os nossos pecados, o Senhor nos perdoa.



Versículos Sl 41:01-02; 04.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 20/10/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Dizia eu: SENHOR, tem piedade de mim; sara a minha alma, porque pequei contra ti (Sl 41:04).

O rei Davi havia cometido dois pecados contra o Senhor: um adultério e um homicídio. Como é triste quando um de nós comete um erro desses. Assim como escreveu o rei no salmo acima, a nossa alma fica doente, ficamos angustiados, parece que nada mais dá certo para nós, enfim, simplesmente, aparenta que o Céu está fechado e o Senhor não mais nos ouve, não é? Pois é justamente isso que acontece quando cometemos um pecado, seja um desses citados acima, ou qualquer outro pecado. Como já estudamos, o pecado é toda e qualquer desobediência à Palavra de Deus.

O rei Davi, entretanto, ao ser confrontado com seu pecado, através do profeta Natã, imediatamente reconheceu seu erro e não se preocupou em perder seu reino, mas o que ele não queria perder era a sua comunhão com Deus (II Sm 12:01-13). O mesmo nós devemos fazer. Se pecamos contra alguém, temos que ir ao Senhor, confessar esse pecado e pedir Seu perdão. Na seqüência, temos que ira até a pessoa contra quem pecamos e confessarmos tudo (não só uma parte) o que fizemos de errado.

“Mas essa pessoa vai querer me colocar na cadeia pelo ato que fiz!”, alguém pode estar dizendo. Ora, se esse for o caso, temos que arcar com todas as consequências dos nossos atos. Se ela quiser procurar a justiça contra nós, ela está em pleno direito, não é mesmo? Mais vale passar um tempo presos por algo que fizemos e que é errado, do que passar toda a eternidade no inferno.

“Mas o meu cônjuge vai querer se separar de mim por causa desse adultério!”, outra pessoa pode dizer. A resposta é a mesma que vimos acima, se ele(a) quiserem ter essa atitude, estará coberto tanto pela lei dos homens, quanto pela Palavra, afinal, "Foi dito: ‘Aquele que se divorciar de sua mulher deverá dar-lhe certidão de divórcio’. Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério" (Mt 05:31-32 – NVI). Se esse for o caso, como já dissemos, temos que arcar com todas as consequências dos nossos atos.

Entretanto, quem disse que isso acontecerá conosco? O Senhor pode nos perdoar os pecados e trabalhar na vida daqueles a quem ofendemos para que eles também nos perdoem. Não há porque acharmos que não haverá perdão dos homens para os nossos erros. Lembremos aquilo que aprendemos na mensagem imediatamente anterior a essa: O Senhor também age de maneira sobrenatural, ou seja, Ele pode transformar aquele ódio do ofendido em clemência. Mas como? Eu não sei, mas Ele sabe, pois Ele é o Senhor e eu apenas um servo. Mesmo que tenhamos cometido algum erro muito sério contra alguém, o Senhor pode fazer com que essa pessoa nos perdoe.

O que precisamos ter é muito cuidado com o inimigo, pois ele pode entrar em ação para que não confessemos os nossos erros, apenas parte deles, ou ainda achando mil e uma justificativas para os nossos pecados. Não! Temos que confessar nossos erros completamente. Não adianta colocar a culpa em outra pessoa pelo pecado que cometemos, afinal, “o nosso cônjuge não nos dava atenção”, ou “nosso empregador pagava muito pouco por nossos serviços, por isso o defraudamos”, nada disso, nós erramos porque não agimos de acordo com a Palavra e ponto final. A culpa é nossa e acabou!

Davi buscou a clemência do Senhor e a encontrou, pois escreveu: “Como é feliz aquele que se interessa pelo pobre! O Senhor o livra em tempos de adversidade. O Senhor o protegerá e preservará a sua vida; ele o fará feliz na terra e não o entregará ao desejo dos seus inimigos” (Sl 41:01-02 – NVI).

A natureza do Senhor é a vida, a salvação eterna. Já a de Satanás é a morte, a perdição eterna. Enquanto estivermos em pecado estaremos nas garras do inimigo e o Senhor, mesmo nos vendo em aflição, debaixo de uma grande adversidade, sofrendo muitas dores e dissabores, não poderá nos salvar. Ainda que Ele queira (e quer), Ele nada poderá fazer em nosso favor.

Acordemos irmãos, ainda há tempo para nós. Oremos ao Senhor e supliquemos a Ele para ter piedade de nós, para sarar a nossa alma e, principalmente, não tirar a Sua Presença, a Sua Comunhão de nós. Na seqüência, peçamos perdão a quem ofendemos, pois, dessa forma, o Senhor nos protegerá e preservará a nossas vidas. Além disso, Ele nos fará felizes na terra e não nos entregará aos desejos de nossos inimigos.


Portanto, não importa o pecado que tenhamos cometido, ainda é tempo para nos reconciliarmos com o Senhor. Por enquanto, Ele é nosso advogado, já no dia do acerto de contas, Ele será o juiz e não haverá mais tempo para a misericórdia e piedade. Esse é o momento certo de pedirmos perdão, não deixemos essa oportunidade passar, afinal, se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça (I Jo 01:09). Não deixemos para depois aquilo que o Senhor nos toca para fazer agora. Que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário