Translate

domingo, 14 de outubro de 2012

Temos que ter nojo do pecado – 1ª.



Versículos Sl 51:01-02, Ez 36:26-31, Mt 06:24, Jo 14:21; 16:33 e Hb 01:09.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 12/10/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom (Mt 06:24).

É impossível que sirvamos, ao mesmo tempo, ao Senhor e atentemos para a iniqüidade presente no mundo. Infelizmente, esse cenário tem-se tornado real dentre nós que somos de Jesus. Ao mesmo tempo em que estamos na igreja, gostamos da Palavra, temos prazer no louvor, etc, alguns de nós, não abandonamos algumas práticas que tínhamos na época em que éramos do mundo. Não estou me referindo apenas aos pecados que efetivamente devem ser abandonados, mas também aquelas atitudes que tínhamos e que, aparentemente, não são tão pecados quanto a mentira, o adultério, a desonestidade, etc, como, por exemplo, quando nos magoamos com algo que dizem contra nós, quando nos alegramos ao saber que alguém que nos queria mal está padecendo por alguma enfermidade ou sofreu uma grande perda. Ora, essas últimas atitudes são tão pecaminosas quanto as primeiras que elencamos, afinal, o pecado é toda e qualquer desobediência à Palavra de Deus.

Escrevendo aos hebreus, o apóstolo Paulo deixou a seguinte mensagem: “Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros, ungindo-te com óleo de alegria" (Hb 01:09 – NVI). Somente amando a justiça e odiando a iniqüidade é que temos condição de nos destacarmos em nossos ambientes de convívio. E de que forma isso acontece? Nos destacamos através da alegria, pois este é um dos primeiros sinais que se observa na vida da pessoa que está servindo a Deus. Não importa se a situação está complicada, se a doença tem avançado, se o cônjuge já entrou com os papéis para o divórcio, etc, quem está debaixo da autoridade do Senhor tem alegria, não aquela alegria “boba” e passageira, mas a alegria da certeza que o Senhor está agindo em seu favor e que essa tempestade vai passar. Então, é justamente nessa hora que o filho de Deus “se destaca” em seu convívio, pois as outras pessoas irão ver a situação e não entenderão como uma pessoa com tantos problemas ou debilitada pela doença, pode estar tão tranqüila, serena, sorrindo e alegre. Então virá a resposta: “Essa tempestade vai passar, pois o Senhor já está agindo em meu favor”.

“Mas eu não posso me aproximar de Deus, pois não consigo abandonar as práticas do mundo que ainda trago comigo” – alguém está dizendo. Ora, basta uma atitude nossa de buscar o Senhor verdadeiramente que isso se tornará realidade, pois Ele disse: “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne” (Ez 36:26 – NVI). Um coração de carne é aquele que é sensível à Palavra de Deus. Não importa se nosso coração está tão duro como uma rocha (totalmente insensível ao toque de Jesus), o Senhor tem poder necessário para transformá-lo em carne novamente.

E de que forma o Senhor fará isso? Ele mesmo responde: “Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis” (Ez 36:27 – NVI). Tudo o que se refere ao Senhor acontece em nossas vidas através da manifestação do Espírito Santo. É Ele quem nos faz andar na Palavra e obedecendo à Lei do Senhor. Por vontade humana, ou convencimento de uma pessoa, nada é colhido, mas sempre através do mover do Espírito em nossas vidas.

Vocês habitarão na terra que dei aos seus antepassados; vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. Eu os livrarei de toda a sua impureza. Convocarei o cereal e o tornarei numeroso, e não trarei fome sobre vocês. Aumentarei os frutos das árvores e as safras dos campos, de modo que vocês não sofrerão mais vergonha entre as nações por causa da fome (Ez 36:28-30 – NVI).

E agora, a parte principal de nossa mensagem: Então vocês se lembrarão dos seus caminhos maus e das suas ações ímpias, e terão nojo de si mesmos por causa das suas iniqüidades e das suas práticas repugnantes (Ez 36:31 – NVI). Precisamos chegar a ponto de ter nojo, ojeriza, asco do pecado. Mesmo que ainda seja uma tentação, temos que nos enojar da proposta do inimigo que está por detrás dela. Por exemplo, quando um homem de Deus olha para uma outra mulher, que não a sua esposa, com uma segunda intenção, ele deve ter uma tamanha intimidade com o Espírito Santo que Ele, no mesmo instante, o dê um “puxão de orelhas” e o diga: “Isso não é atitude de um homem de Deus!” Na seqüência, imediatamente, ele deve sentir nojo daquele olhar que lançou sobre uma outra pessoa, pedir perdão a Deus e seguir seu caminho com Jesus. O mesmo serve para outras situações como o ódio, a inveja, a cobiça, etc.

“Mas não adianta, eu já estou com a lama do pecado no meu pescoço, já ultrapassei o limite. Não há mais saída para mim” – alguém de nós pode dizer. Não caiamos nessa mentira do inimigo, o Senhor é grandioso em nos perdoar (Is 55:07), basta reconhecermos nosso erro, assim como fez o rei Davi que disse: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado” (Sl 51:01-02 – NVI). Peçamos perdão de nossos erros ao Senhor (e a quem mais tenhamos ofendido, se for o caso) e peçamos a Ele que nos lave de toda a nossa culpa e nos purifique de nossos pecados no sangue de Jesus.

Amando a justiça, consequentemente, guardamos os mandamentos e amamos a Jesus, pois Ele disse que aquele que tem os Seus mandamentos e os guarda esse é o que O ama; e aquele que O ama será amado de Seu Pai, e Ele o amará, e Se manifestará a ele (Jo 14:21). Não existe outra forma de amar a Jesus a não ser esta, e ponto final!

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (Jo 16:33). Assim como a alegria (que estudamos um pouco mais acima), aquele que está com Jesus também tem paz, independente da situação, provação ou tempestade que esteja passando, sendo essa uma das primeiras características a serem vistas nos filhos de Deus.


Portanto, não há como servir ao Senhor e ao mundo ao mesmo tempo. Se isso tem acontecido conosco, oremos a Ele para que nos dê um coração de carne, tão sensível à Palavra que nos dê nojo do pecado. Caso já estejamos afundados nele, peçamos a misericórdia e o perdão do Senhor para as nossas vidas, além da purificação no sangue de Jesus. Fazendo isso, sentiremos a paz do Senhor presente em nossas vidas, pois essa é uma demonstração clara que Ele estará presente em nossas vidas. Entretanto, fica também o recado deixado por Jesus à mulher que seria apedrejada por seu adultério e que serve para todos nós também: “vai-te, e não peques mais” (Jo 08:11). Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário