Translate

sábado, 26 de janeiro de 2013

O Senhor não nos abandona.



Versículos: Pv 03:05-07, Sl 125:01, II Cr 32:01-22 e Hb 13:05.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 14/01/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento (Pv 03:05).

Confiar no Senhor é ter a certeza que, não importa o que esteja acontecendo, Ele é Poderoso para mudar e transformar qualquer situação. Não devemos nos apoiar em nosso próprio entendimento, pois, ele é finito, limitado, afinal somos humanos e passíveis de erros, mas o Senhor Deus é capaz de coisas que jamais entenderemos. A Palavra nos fala que os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre (Sl 125:01).

Portanto, confiar no Senhor é não se abalar com o que nos esteja acontecendo, seja uma doença, um adultério descoberto, o filho nas drogas, o desemprego, a falência, etc, mas ser como o monte de Sião e não se abalar.

O Santo Livro nos traz vários exemplos de homens e mulheres que confiaram no Senhor como Ezequias e Isaías.

Depois de tudo o que Ezequias fez com tanta fidelidade, Senaqueribe, rei da Assíria, invadiu Judá. Ele sitiou as cidades fortificadas para conquistá-las. Quando Ezequias viu que Senaqueribe pretendia guerrear contra Jerusalém, consultou os seus oficiais e os comandantes do exército sobre a idéia de mandar fechar a passagem de água das fontes do lado de fora da cidade; e eles concordaram. Assim, ajuntaram-se muitos homens, e fecharam todas as fontes e o riacho que atravessava a região. Eles diziam: "Por que deixar que os reis da Assíria venham e encontrem toda essa água?” Depois, com grande empenho consertou todos os trechos quebrados do muro e construiu torres sobre ele. Construiu outro muro do lado de fora do primeiro e reforçou os muros de arrimo da cidade de Davi; e mandou fazer também muitas lanças e muitos escudos (II Cr 32:01-05 – NVI).

Nomeou sobre o povo oficiais militares e os reuniu na praça, junto à porta da cidade, animando-os com estas palavras: "Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem se desanimem por causa do rei da Assíria e do enorme exército que está com ele, pois conosco está um poder maior do que o que está com ele. Com ele está somente o poder humano, mas conosco está o Senhor, o nosso Deus, para nos ajudar e para travar as nossas batalhas". E o povo ganhou confiança com o que disse Ezequias, rei de Judá (II Cr 32:06-08 – NVI).

Até aqui, trata-se de um estudo já conhecido para muitos, a necessidade de reforçar o muro que nos envolve que são as Revelações que o Senhor nos dá, consertar os trechos quebrados que são algumas coisas que até de maneira inconsciente, ou conscientemente, fazemos e que estão em desacordo com a Palavra de Deus, reforçar esse muro com novas revelações, convocar os oficiais militares (as bênçãos de Deus), que não importa se quem está nos ameaçando seja muito influente, pois com ele está o poder humano (braço da carne) e conosco está o Poder de Deus, e que as pessoas ganham confiança nas palavras que vem do coração do Senhor.

Prosseguindo, mais tarde, quando Senaqueribe, rei da Assíria, e todas as suas forças estavam sitiando Láquis, mandou oficiais a Jerusalém com a seguinte mensagem a Ezequias e a todo o povo de Judá que morava lá: "Assim diz Senaqueribe, rei da Assíria: Em que vocês baseiam a sua confiança, para permanecerem cercados em Jerusalém? Quando Ezequias diz: ‘O Senhor, o nosso Deus, nos salvará das mãos do rei da Assíria’, ele os está enganando, para deixá-los morrer de fome e de sede. Mas não foi o próprio Ezequias que retirou os altares desse deus, dizendo a Judá e a Jerusalém: ‘Vocês devem adorar diante de um só altar e sobre ele queimar incenso’?” (II Cr 32:09-11 – NVI).

"Vocês não sabem o que eu e os meus antepassados fizemos a todos os povos das outras terras? Acaso alguma vez os deuses daquelas nações conseguiram livrar das minhas mãos a terra deles. De todos os deuses das nações que os meus antepassados destruíram, qual deles conseguiu salvar o seu povo de mim? Como então o deus de vocês poderá livrá-los das minhas mãos? Portanto, não deixem Ezequias enganá-los ou iludi-los dessa maneira. Não acreditem nele, pois nenhum deus de qualquer nação ou reino jamais conseguiu livrar o seu povo das minhas mãos ou das mãos de meus antepassados. Muito menos o deus de vocês conseguirá livrá-los das minhas mãos!” (II Cr 32:12-15 – NVI).

Os oficiais de Senaqueribe desafiaram ainda mais a Deus, ao Senhor, e ao seu servo Ezequias. Senaqueribe também escreveu cartas insultando o Senhor, o Deus de Israel, e o desafiando: "Assim como os deuses dos povos das outras terras não livraram o povo deles das minhas mãos, também o deus de Ezequias não livrará o seu povo das minhas mãos". Então os oficiais gritaram na língua dos judeus ao povo de Jerusalém que estava sobre o muro, para assustá-lo e amedrontá-lo, com o intuito de conquistarem a cidade. Referiram-se ao Deus de Jerusalém como falavam dos deuses dos outros povos da terra, que não passam de obra das mãos dos homens. Por tudo isso o rei Ezequias e o profeta Isaías, filho de Amoz, clamaram em oração aos céus (II Cr 32:16-20 – NVI).

Caso estejamos passando por dificuldades contra algo que é mais poderoso que nosso entendimento, conforme os ditos anteriormente – adultério, doenças, drogas, prostituição, fornicação, falência, ameaças, etc – a Palavra nos dá a solução que é fazer como Ezequias e Isaías: clamar ao Senhor em oração. Entremos diante dEle, contemos tudo que está nos acontecendo, quem ou o que está nos está atrapalhando, porque isso aconteceu, etc. Ainda que as pessoas estejam nos achincalhando e debochando da nossa fé como o Senaqueribe e seus oficiais fizeram, afinal estamos na igreja e o marido (a esposa) saiu de casa, o câncer avançou, estamos cada vez mais afundados nas drogas, o cônjuge no adultério, a audiência para a separação está marcada, a empresa está vendendo menos ainda, dentre outras,  precisamos confiar no Senhor de todo o nosso coração e ter a certeza que Ele já está agindo em nosso favor. Não interessa se o inimigo tentar nos amedrontar e nos assustar falando na língua do povo de Deus, devemos manter a nossa confiança no Senhor.

Ezequias e Isaías confiaram no Senhor e se ergueram em oração clamando ao Senhor, então, enviou um anjo, que matou todos os homens de combate e todos os líderes e oficiais no acampamento do rei assírio, de forma que este se retirou envergonhado para a sua terra. E certo dia, ao adentrar o templo do seu deus, alguns dos seus filhos o mataram à espada. Assim o Senhor salvou Ezequias e o povo de Jerusalém das mãos de Senaqueribe, rei da Assíria, e das mãos de todos os outros; e cuidou deles em todas as fronteiras (II Cr 32:20-22 – NVI). Ora, se o Senhor aniquilou um exército preparado, bem treinado, povo de combate, numeroso, o que é um câncer para alguém tão poderoso dessa forma? Um vício? Um desemprego? Absolutamente nada! O inimigo irá se retirar de diante de nós envergonhado, além de nos dar a vitória, Ele cuidará, dará descanso em todas as nossas fronteiras, áreas de nossas vidas, pois Ele já nos disse que não nos abandonaria e nem nos desampararia (Hb 13:05).

O Senhor não nos abandona de forma alguma, devemos sempre confiar no Senhor, reconhecê-lO em todos os nossos caminhos, e ele endireitará as nossas veredas. Não sejamos sábios a nossos próprios olhos; temamos ao SENHOR e evitemos o mal (Pv 03:06-07). Devemos nos afastar, evitar sempre o mal, se não procedermos dessa forma, de nada adiantará clamar ao Senhor, afinal Ele não houve a pecadores (Jo 09:31). Se assim fizermos, Isso nos dará saúde ao corpo e vigor aos ossos (Pv 03:08 – NVI). Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário