Translate

domingo, 20 de janeiro de 2013

Voltemos para a nossa terra.



Versículos: Pv 24:03-04, Is 54:17 e Jr 09:19.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 19/01/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida (Pv 24:03 – NVI).

A nossa vida espiritual se assemelha à construção de uma casa. Em uma construção, caso as pessoas envolvidas não tenham a sabedoria necessária à essa empreitada (não necessariamente a obtida nas universidades, faculdades, cursos técnicos, dentre outros, mas a de acompanhar a execução dos serviços, trabalhar neles, etc) a obra não ficará “em pé” por muito tempo, ou, sequer chegará ao fim.

Em nossa vida espiritual, acontece a mesma coisa. Se não a pautarmos na sabedoria oriunda dos ensinamentos dados através da Palavra de Deus, mais dia ou menos dia, ela ruirá. Mas como se adquire o conhecimento da Palavra? Através da leitura bíblica, lendo mensagens do Senhor, freqüentando os cultos da igreja que congregamos, através de um louvor, enfim, buscando e nos envolvendo cada dia mais com as coisas de Deus. Ainda que tudo isso que acabamos de ver não seja “suficiente” para nós e necessitemos de mais sabedoria, peçamos ao Senhor, pois a Palavra nos diz que se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada (Tg 01:05).

Outra coisa envolvida na construção de uma casa é o discernimento, isso é, capacidade de observarmos se aquilo que é proposto em um projeto é factível, sustentável, viável, em outras palavras, a inteligência. Caso qualquer um de nós leve a um arquiteto ou a um engenheiro uma idéia de construção inexeqüível, imediatamente eles irão rejeitar a proposta e o pedido, afinal, galgados em seus conhecimentos técnicos, eles observarão que é um projeto perigoso de ser executado, com riscos presentes tanto na construção, quanto para quem vai habitar aquela edificação após a sua conclusão.

Em nossa vida espiritual, o diabo tentará nos apresentar uma série de propostas que “aparentemente” serão ótimas coisas, mas que, no final, podem nos conduzir à perdição eterna. Por exemplo, não é errado querermos mudar de emprego para uma empresa melhor, com um salário maior, com uma perspectiva de crescimento em nossas carreiras, porém, antes de tomarmos qualquer atitude, levemos essa proposta ao Senhor, perguntemos a Ele se aquela proposta tem a aprovação dEle e tenhamos discernimento, parcimônia, em nossos atos, pois o inimigo pode usar essa situação para nos levar a uma situação complicada e tentar nos destruir, afinal, essa empresa pode falir em algum tempo, lá poderemos conhecer pessoas que podem nos levar a tomar atitudes erradas, a fraudes, a um adultério, etc. O inimigo é mestre em tentar nos enganar, pois a Palavra diz que não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz (II Co 11:14).

Não podemos nos esquecer que o bom senso nos guardará, e o discernimento nos protegerá (Pv 02:11 – NVI). Fiquemos atentos e tenhamos o discernimento necessário para fugirmos das armadilhas do inimigo.

Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável (Pv 24:04 – NVI). Como aprendemos até agora, o conhecimento das coisas de Deus são fundamentais para que tenhamos uma vida plena e na Presença do Senhor, pois, através do conhecimento, obtemos a sabedoria e o discernimento necessários para nos livrar dos nossos inimigos, afinal, a língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia (Pv 15:02), a tolice.

Mesmo que a situação esteja se apresentando difícil, complicada, sem saída, com o conhecimento, a sabedoria e o discernimento obtido através da Palavra da Verdade, o Senhor nos mostrará o caminho certo a seguirmos para que saiamos dessa dificuldade, afinal, Ele nos diz que toda a ferramenta preparada contra nós não prosperará, e toda a língua que se levantar contra nós em juízo a condenaremos; esta é a herança dos servos do SENHOR, e a sua justiça que de mim procede, diz o SENHOR (Is 55:17).

Esses três conceitos que aprendemos até agora (sabedoria, discernimento, e o conhecimento) devem ser aplicados na vida de todos nós, o que nos conduzirá a uma vida ao lado do Senhor, sem dores, choros ou murmurações, porém, infelizmente, isso não tem acontecido para alguns de nós. Mas por que? Vejamos na seqüência.

Porque uma voz de pranto se ouviu de Sião: Como estamos arruinados! Estamos mui envergonhados, porque deixamos a terra, e por terem eles lançado fora as nossas moradas (Jr 09:19). Nós, os filhos de Deus, não deveríamos derramar prantos, porém, temos derramado. Outros de nós, não estamos apenas em prantos, mas arruinados, alguns até muito envergonhados com os acontecimentos ocorridos em nossas vidas. Isso tem ocorrido por culpa nossa, afinal, assim como os habitantes de Judá, deixamos a nossa terra, a Palavra de Deus.

Longe da Palavra, somente encontraremos destruição e sofrimento, entretanto, por falta de sabedoria, discernimento e conhecimento, muitos de nós nos distanciamos do Senhor e de Sua Palavra e, dessa forma, quando tornamos a nós, encontramos as nossas moradas (as nossas empreitadas) lançadas fora, destruídas pelo inimigo. Isso é uma coisa muito séria! Fora do plano de Deus para as nossas vidas não há como Ele nos defender e evitar que o diabo coloque a sua pata nojenta e asquerosa em nós.

Porém, há uma saída para que possamos voltar a nossa terra, à Presença do Senhor: confessando nossos erros e pedindo perdão ao Senhor e a quem mais ofendemos, se for o caso, pois se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça (I Jo 01:09). Voltemos hoje mesmo para a nossa terra, pois o Senhor nos aguarda assim como o pai do filho pródigo de Lc 05:11-32, com a melhor roupa e o anel de autoridade, entretanto, temos que nos lembrar que antes disso, o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho (Lc 15:21). Não importa o quão longe tenhamos ido, o Senhor está nos esperando de braços abertos e pronto a nos perdoar. Basta que façamos a coisa certa, conforme Ele nos ensinou. 


Portanto, voltemos para a nossa terra (para a Palavra de Deus) e, busquemos incessantemente a sabedoria, o discernimento e o conhecimento do Senhor para que não tornemos a fazer as coisas da maneira errada, que desagrada a Deus. Cada um de nós nasceu para ser um instrumento na mão do Senhor. Não deixemos que o diabo atrapalhe esse plano tão maravilhoso para nós. Hoje é dia de voltarmos para a nossa terra. O que estamos esperando? O Senhor já fez a Sua parte e nos aguarda de braços abertos como Pai amoroso que é, basta que façamos a nossa. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário