Translate

domingo, 20 de janeiro de 2013

Sirvamos ao Senhor com o coração perfeito.



Versículos: I Cr 28:08-10 e I Rs 11:01-04.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 08/01/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).


Agora, pois, perante os olhos de todo o Israel, a congregação do SENHOR, e perante os ouvidos de nosso Deus, guardai e buscai todos os mandamentos do SENHOR vosso Deus, para que possuais esta boa terra, e a façais herdar a vossos filhos depois de vós, para sempre e tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o SENHOR todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre. Olha, pois, agora, porque o SENHOR te escolheu para edificares uma casa para o santuário; esforça-te, e faze a obra (I Cr 28:08-10).

O rei Davi, falando a seu filho Salomão, ensinou a ele coisas muito importantes que também devem ser seguidas por todos nós.

Inicialmente Davi fala que, perante os olhos de toda a congregação, seu filho deveria guardar e buscar os mandamentos do Senhor. Nós também devemos guardá-los e buscá-los, afinal o próprio Senhor Jesus disse que aquele que tem os Seus mandamentos e os guarda esse é o que O ama; e aquele que O ama será amado de Seu Pai, e Ele o amaria, e se manifestaria a ele (Jo 14:21). Precisamos guardar tanto os mandamentos coletivos (não matarás, honrar pai e mãe, etc) quanto os mandamentos pessoais como, por exemplo, qual profissão seguir, com quem casar, a qual ministério devemos nos unir, etc.

Se assim procedermos, iremos possuir a boa terra, isto é, estaremos habitando em um lugar onde se plantando tudo dá, as colheitas serão certas e fartas sejam elas financeiras, espirituais, familiares, na saúde, dentre outras bênçãos, e então isso será herdado também pelos nossos filhos (espirituais e naturais) que virão depois de nós. Para que isso ocorra, além de buscar e guardar os mandamentos, devemos conhecer a Deus, servi-lO com o coração perfeito e uma alma voluntária.

Conhecer a Deus é aprender com as Escrituras, tudo aquilo que provêm e não de Seu coração. Servir ao Senhor com o coração perfeito e alma voluntária é ter o coração inteiro, não parcialmente, para o Senhor e não fazer algo por Ele, ou por alguém que Ele coloca em nossos corações, esperando um retorno. O Senhor sabe se estamos O servindo dessa maneira, afinal Ele esquadrinha todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos. Ora, se O buscarmos dessa maneira seremos achados por Ele, mas se O rejeitarmos, seremos rejeitados para sempre e estaremos à mercê do inimigo.

Mas Salomão, filho do grande rei Davi e o homem mais sábio que já existiu, mesmo diante de tudo isso que seu pai lhe falou, quando mais velho, não atentou para isso e caiu em pecado.

E o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, das nações de que o SENHOR tinha falado aos filhos de Israel: Não chegareis a elas, e elas não chegarão a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor e tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o SENHOR seu Deus, como o coração de Davi, seu pai (I Rs 11:01-04).

O homem mais sábio da face da Terra, em seus dias de velhice (onde há mais sapiência acumulada pelo decorrer dos dias e anos), amou muitas mulheres estrangeiras (que simboliza muitas doutrinas, desculpas para os pecados, coisas criadas pelo homem para a religião, etc), de modo que elas perverteram o seu coração e o conduziram ao pecado, porque não tinha um coração perfeito para com o Senhor. Não importa o quanto preparado, letrado, estudado ou inteligente seja cada um de nós, o inimigo consegue entrar. Basta um descuido que ele entra e coloca em prática seu plano maligno.


Busquemos e guardemos os mandamentos do Senhor, O conheçamos, e O sirvamos com um coração perfeito e uma alma voluntária. Olhemos, pois, agora, porque o SENHOR nos escolheu para edificar uma casa para o santuário; esforcemo-nos, e façamos a obra (I Cr 28:10). Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário