Translate

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Atitudes simples diante do Senhor.


Versículos Sl 17:01-02.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 11/02/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Ouve, Senhor, a minha justa queixa; atenta para o meu clamor. Dá ouvidos à minha oração, que não vem de lábios falsos. Venha de ti a sentença em meu favor; vejam os teus olhos onde está a justiça! (Sl 17:01-02 – NVI).

O rei Davi, através da ordem do Deus, escreveu nesse salmo algumas atitudes bem simples que, muitas vezes, não nos damos conta que são necessárias para o Senhor se fazer presente em nossas vidas. O nosso problema é que, movidos pelas “experiências religiosas” que muitos tivemos previamente ao conhecimento do Evangelho, achamos que é muito difícil obter o favor de Deus para nós, que precisamos fazer algum tipo de “sacrifício” para isso. Na seqüência, veremos que nada disso é necessário, basta apenas seguirmos aquilo que a Palavra de Deus diz para nós e colocar em prática Seus ensinamentos.

Inicialmente, devemos nos dirigir ao Senhor com uma justa queixa, mas de que se trata isso? A justa queixa é tudo aquilo que está presente na Palavra e que o Senhor Deus já nos entregou. Por exemplo, para alguém que se encontra enfermo, a Palavra já disse que Jesus verdadeiramente tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido (Is 53:04). Outras pessoas encontram-se profundamente angustiadas, e o Senhor Deus diz, através de Sua Palavra, para invoca-lO no dia da angústia; Ele nos livrará, e nós O glorificaremos (Sl 50:15). É baseada nessa justa queixa (ou seja, aquela que tem fundamentação bíblica) que devemos levantar o nosso clamor, a nossa oração ao Senhor, para que Ele, então, atente.

Entretanto, algo fundamental é que esse clamor, essa oração, não deve ser feita com lábios falsos, ou seja, aquela oração em que a boca fala algo que não reflete o que está presente dentro do coração. Não podemos esquecer que o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração (I Sm 16:07b). Aparentemente, é um clamor justo, porém, bem lá no fundo, as intenções não são pautadas na Palavra. Esqueçamos, o Senhor não vai atender nada que esteja um décimo de centésimo de milímetro fora da Palavra. Por exemplo, alguém que quer tornar-se próspero, é um clamor justo, pois a prosperidade é presente na Bíblia, porém, lá no mais escondido do coração, essa pessoa quer a prosperidade não para melhorar a sua qualidade de vida, ajudar a Obra de Deus, etc, mas para trocar o cônjuge por alguém mais jovem, de melhor aparência, etc. Pode esquecer, essa oração é feita com lábios falsos e não será ouvida pelo Senhor.

Devemos ainda, aguardar que a sentença em nosso favor venha do Senhor Deus, e não de nós mesmos. Muitas vezes, movidos pelo impulso humano de querer que as coisas se resolvam rapidamente, podemos ser enganados e achar que qualquer coisa é a resposta de Deus para o nosso clamor. Muito cuidado, pois o inimigo é astuto e está pronto para nos enganar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz (II Co 11:14 – NVI) para poder nos conduzir a um caminho que não é o de Deus para nós.

Quando recebermos a resposta de Deus, veremos que o nosso coração se alegrará, teremos a certeza que é o Senhor falando conosco e esse caminho a ser seguido estará fundamentado na Palavra. Caso não sintamos isso, não há motivo para pressa, no tempo certo o Senhor falará, pois, se a ansiedade estiver presente poderemos ser enganados ou, simplesmente, não prestarmos atenção à Voz de Deus. Caso necessário, oremos ao Senhor pedindo a mansidão, um dos nove frutos do Espírito Santo (Gl 05:22).

Finalmente, os olhos do Senhor verão onde está a justiça. Novamente explicando, a justiça tem que vir da parte do Senhor, não de nós mesmos. Logo, vimos acima que não é necessário nenhum sacrifício sobre-humano ou alguma “fórmula mágica” para que o Senhor esteja conosco, basta apenas nos atentarmos a atitudes muito simples que nos são ensinadas, pelo Próprio, através de Sua Palavra. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário