Translate

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Confiemos no Senhor.


Versículos Sl 37:01-07 e II Cr 20:01-23
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 25/06/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

Não devemos nos indignar quando vemos alguém que não é de Deus prosperando, alcançando resultados significativos, pois cedo eles serão ceifados como a erva e murcharão como a verdura (Sl 37:01-02). Ao contrário, devemos sempre confiar no Senhor e fazer o bem, nos deleitar em Sua Presença e entregar o nosso caminho a Ele, então seremos alimentados, os desejos dos nossos corações serão concedidos e o mais Ele fará por nós (Sl 37:03-05).

Um homem que confiou no Senhor foi o rei Jeosafá. Ao saber que os filhos de Amom e os amonitas vieram pelejar contra ele, temeu e pôs-se a buscar ao Senhor (II Cr 20:01-03). Essa pode ser a nossa realidade também. Somente buscamos a Deus após o problema se instalar em nossas vidas, ao invés de mantermos a comunhão plena com o Senhor para que nenhuma obra do inferno chegue perto de nós.

Então, toda a Judá e as cidades vizinhas se ajuntaram para pedir socorro ao Senhor e para buscá-lo (II Cr 20:04). Jeosafá então se pôs de pé diante de toda congregação de Judá diante do pátio novo e começou a orar a Deus e expor seu problema e toda Judá estava em pé diante do Senhor, como também suas mulheres, crianças e filhos (II Cr 20:05-13).

É bom que não entremos sozinhos na batalha, mas que os nossos estejam na mesma Fé que a nossa para nos auxiliar em um momento de fraqueza, por exemplo, além de sempre estarmos em pé diante do problema, tanto nós quantos os que estiverem na batalha conosco, uma vez que, prostrados estamos olhando para baixo, não enxergamos as saídas para os problemas e, assim, nada podemos fazer.

Veio então o Espírito do Senhor sobre um deles, Jaziel, e disse a eles que não deveriam temer nem se assustarem por causa daqueles que queriam guerrear contra eles, pois a peleja não era deles, mas de Deus e os deu instruções (II Cr 20:14-16). Disse mais o Senhor que naquela batalha eles não lutariam, quem ficassem parados e vissem a salvação do Senhor para com eles, porque o Senhor seria com Judá (II Cr 20:17).

Essa é a certeza que devemos ter em nossas vidas, que as nossas batalhas não são nossas, mas de Deus. Não devemos temer diante de uma situação “complicada”, ainda que tenhamos uma doença incurável ou muito séria, uma empresa à beira da falência, um ente querido perdido na prostituição, o marido ou a esposa afundado(a) nas drogas, não devemos nos assustar, paremos e vejamos a manifestação do Senhor em nossas vidas, já que, se estivermos debaixo de sua autoridade, Ele será conosco.

Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o Senhor adorando-o (II Cr 20:18). Ainda que os sintomas permaneçam, o comportamento do ente não mude, temos de ter a confiança no agir de Deus, adorá-lo e agradecê-lo pela obra que estará fazendo em e por nós.
Os levitas louvaram a Deus com voz muito alta (II Cr 20:19) e pela manhã cedo levantaram e saíram para a batalha, então se levantou Jeosafa e disse para Judá e os moradores de Jerusalém para que cressem no Senhor vosso Deus e estariam seguros, cressem em seus profetas e prosperariam (II Cr 20:20). E aconselhou-se com o povo e mandou os cantores saindo a diante para louvarem à Majestade santa, cuja benignidade dura para sempre (II Cr 20:21).

Antigamente, os cantores saíam após os soldados armados para cantar a vitória ou lamentar a derrota em uma batalha, neste caso, Jeosafá estava tão confiante da vitória que o Senhor o daria que mandou os cantores antes dos armados. Precisamos estar tão confiantes na vitória quanto ele estava, cantando e louvando a Deus pela benção que com certeza absoluta nos dará, pois está batalhando por nós e, se crermos nEle, estaremos seguros.

Quando os cantores começaram a louvar, o Senhor pôs emboscadas contra os inimigos e eles foram desbaratados (II Cr 20:22) e começaram a destruir-se uns aos outros (II Cr 20:23-24).

O Senhor estará conosco para confundir o inimigo e desbaratá-lo, pois Ele fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu juízo como o meio-dia (Sl 37:06). Devemos sempre descansar no Senhor e esperar nEle, não nos indignado por causa daquele que prospera em seu próprio caminho, por causa do homem que executa astutos intentos (Sl 37:07). Confiemos sempre nEle. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário