Translate

domingo, 5 de fevereiro de 2012

A Palavra de Deus é para salvar e não para condenar.


Versículos II Tm 04:01-04, II Cr 18:01-13, I Rs 13:01-02, Pv 13:13 e Jo 03:16-19.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 03/02/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente: Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina (II Tm 04:01-02 – NVI).

Cada um de nós que adquiriu uma nova vida com Jesus Cristo, assim como Paulo disse a Timóteo, deve pregar a Palavra de Deus ao seu próximo, estar preparado para isso o tempo todo (não só de vez em quando, nas missões evangelísticas que as igrejas possuem), repreender alguém que esteja em pecado com a Palavra, corrigir também com Ela e exortar (incitar à prática do que é bom) com paciência, com calma, a seu tempo, com tranqüilidade, etc, e doutrina (aquilo que é ensinado na Palavra e não com o que surge na cabeça do homem). Fazendo isso, estaremos cumprindo uma ordem de Jesus que nos mandou ir por todo o mundo, pregando o evangelho a toda criatura (Mc 16:15).

Mas por que fazer isso? Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos (II Tm 04:03-04 – NVI). Nos dias de hoje, infelizmente, muitos lugares que dizem “pregar a mensagem de Jesus” têm corrompido a Palavra, de modo a adequá-La ao seu modo de vida, aos seus próprios desejos como, por exemplo, igrejas que “invocam Jesus”, porém realizam casamentos de pessoas do mesmo sexo. Isso nada mais é que uma série de pessoas buscando satisfazer suas próprias concupiscências, que juntam mestres (líderes e até “pastores”) para si próprias, não dando ouvidos à Verdade (ao Evangelho) e voltando-se para mitos e não para o Senhor.

Mas por que as pessoas tentam modificar a Palavra? Porque nem sempre a Palavra fala aquilo que as pessoas querem ouvir, mas Ela sempre fala aquilo que elas precisam ouvir e, ao invés de obedecer ao Senhor e se moldar à Palavra, algumas pessoas tentam moldar a Palavra à sua maneira de viver, corrompendo-A. Vamos a um exemplo no Santo Livro.

Josafá tinha grande riqueza e honra, e aliou-se a Acabe mediante casamento. Alguns anos depois, ele foi visitar Acabe em Samaria. Acabe abateu muitas ovelhas e bois para receber a ele e à sua comitiva, e insistiu que atacasse Ramote-Gileade. Acabe, rei de Israel, perguntou a Josafá, rei de Judá: "Irás comigo lutar contra Ramote-Gileade? " Josafá respondeu: "Sou como tu, e meu povo é como o teu povo; estaremos contigo na guerra". Mas acrescentou: "Peço-te que busques primeiro o conselho do Senhor" (II Cr 18:01-04 – NVI). Josafá e Acabe eram os reis do então reino dividido de Israel (Judá e Israel). Quando questionado por Acabe se partiria com ele para a batalha, Josafá teve a atitude que todos nós, servos do Senhor Deus, devemos ter: parou e aguardou um conselho do Senhor. Todas as vezes que formos partir para uma batalha, sozinhos ou não, busquemos do Senhor qual estratégia devemos tomar. Às vezes um aparente “recuo” pode ser uma atitude fundamental para uma vitória.

Então o rei de Israel reuniu quatrocentos profetas, e lhes perguntou: "Devemos ir à guerra contra Ramote-Gileade, ou não? " Eles responderam: "Sim, pois Deus a entregará nas mãos do rei". Josafá, porém, perguntou: "Não existe aqui mais nenhum profeta do Senhor, a quem possamos consultar?" O rei de Israel respondeu a Josafá: "Ainda há um homem por meio de quem podemos consultar o Senhor, mas eu o odeio, porque nunca profetiza coisas boas a meu respeito, mas sempre coisas ruins. É Micaías, filho de Inlá". "O rei não deveria dizer isso", Josafá respondeu (II Cr 18:05-07 – NVI). Como dissemos anteriormente, a Palavra nem sempre fala o que queremos ouvir, mas sempre o que precisamos ouvir. Acabe não gostava do profeta Micaías porque ele nunca falava aquilo que ele queria ouvir, mas o que deveria ouvir.

Então o rei de Israel chamou um dos seus oficiais e disse: "Traga Micaías, filho de Inlá, imediatamente". Usando vestes reais, o rei de Israel e Josafá, rei de Judá, estavam sentados em seus tronos, na eira, junto à porta de Samaria, e todos os profetas estavam profetizando em transe diante deles. E Zedequias, filho de Quenaaná, tinha feito chifres de ferro, e declarou: "Assim diz o Senhor: ‘Com estes chifres tu ferirás os arameus até que sejam destruídos’". Todos os outros profetas estavam profetizando a mesma coisa, dizendo: "Ataca Ramote-Gileade, e serás vitorioso, pois o Senhor a entregará nas mãos do rei". O mensageiro que tinha ido chamar Micaías lhe disse: "Veja, todos os outros profetas estão predizendo que o rei terá sucesso. Sua palavra também deve ser favorável". Micaías, porém, disse: "Juro pelo nome do Senhor, que direi o que o meu Deus mandar" (II Cr 18:08-13 – NVI).

Assim como tentaram influenciar Micaías a dizer aquilo que o rei gostaria de ouvir, isso também pode acontecer conosco. Ao nos depararmos com uma determinada situação, podemos ser “pressionados” a falar ou concordar com algo que não está de acordo com nossa Fé, afinal, “aquele cliente adúltero é o maior comprador da nossa empresa”, ou “aquele homem sonegador de impostos, é um grande investidor do banco onde trabalhamos”. Não importa, se sentirmos no coração que aquela é a hora certa de falar de Jesus para aquela pessoa e mostrar que ela está errada em seus atos, assim o devemos fazer, ou seja, tendo a mesma atitude de Micaías, a de falar aquilo que o Senhor quer que falemos.

O Senhor Deus, através de Sua Palavra, não odeia quem comete o pecado, ao contrário, Ele o ama de tal forma que quer libertá-lo desse mal. Deus odeia sim o pecado. Em outras palavras, a Palavra não condena o adúltero, mas o adultério, Ela não odeia os homossexuais (assim como algumas pessoas por aí insistem em dizer), mas o homossexualismo, assim como uma série de outras coisas (a mentira, a desonestidade, etc). Vamos ver isso na Bíblia.

E eis que, por ordem do SENHOR, veio, de Judá a Betel, um homem de Deus; e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso. E ele clamou contra o altar por ordem do SENHOR, e disse: Altar, altar! Assim diz o SENHOR: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti. E deu, naquele mesmo dia, um sinal, dizendo: Este é o sinal de que o SENHOR falou: Eis que o altar se fenderá, e a cinza, que nele está, se derramará. Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei a palavra do homem de Deus, que clamara contra o altar de Betel, Jeroboão estendeu a sua mão de sobre o altar, dizendo: Pegai-o! Mas a sua mão, que estendera contra ele, se secou, e não podia tornar a trazê-la a si (I Rs 13:01-04). O homem de Deus clamou contra Jeroboão (pecador) que estava queimando o incenso? Não! Ele clamou contra o altar do incenso (pecado). É isso que todos temos que ter em mente, não é contra o pecador que devemos concentrar os nossos esforços, mas contra o pecado, pois não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais (Ef 06:12).

Então, quando o Senhor usar alguém, alguma mensagem, um hino, para entregar uma Palavra de condenação a algo que costumamos fazer, não fiquemos nervosos ou revoltados, ao contrário, fiquemos felizes, pois isso significa que Deus nos ama, se importa conosco e quer a nossa libertação (Hb 12:05-06). Agora, caso não levemos essa instrução em conta, ou tentemos adaptá-la ao nosso pecado, a Palavra é clara e diz que o que despreza a palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado (Pv 13:13).

Portanto, a Palavra sempre está presente não para nos condenar, mas para nos “endireitar” no caminho do Senhor. Deus ama a cada das pessoas que está aqui no mundo, do cristão mais santificado que existe, ao pecador mais imundo, prova maior disso são os versículos básicos do Cristianismo: "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más” (Jo 03:16-19 – NVI). A Palavra do Senhor nunca conduzirá ninguém para a perdição, ao contrário, Ela só trará a salvação. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário