Translate

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Não percamos o bom ânimo.


Versículos Jo 16:33 e Js 01:01-09.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 17/02/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" (Jo 16:33 – NVI).

Todos nós que somos novas criaturas no Senhor e que estamos debaixo da autoridade de Jesus, antes de qualquer coisa, nós temos paz. Na Palavra, uma série de vezes o Senhor Jesus disse aos apóstolos: “Paz seja convosco” (Lc 24:36, Jo 20:19; 20:21 e 20:26). Portanto, não importa a qual batalha ou dificuldade estejamos passando, se estivermos verdadeiramente com Jesus, não perderemos a paz. Ainda que os sintomas da doença tenham piorado, o parente mais afundado nas drogas, o cônjuge já tenha procurado a separação, não há motivos para desespero ou revolta, pois, maior é o que está em nós do que o que está no mundo (II Cr 32:07).

Além disso, nesse mundo não viveremos apenas em tranquilidade, assim como disse Jesus, entretanto, devemos ter bom ânimo, pois Aquele que nos acompanha venceu o mundo. Se Ele conseguiu isso, imaginemos então o que pode fazer com qualquer investida do inimigo. Simplesmente, esmagá-la. Porém, não há quem consiga vitórias em batalhas, já entrando nelas cabisbaixo, abatido, confessando a derrota. Quem vence é quem está confiante, com ânimo para tal.

O bom ânimo é tão fundamental que a Palavra nos mostra uma pessoa, na Palavra, que ouviu isso da boca do próprio Senhor Deus por três vezes: Josué.

E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo (Js 01:01-04).

Moisés estava morto e seu sucessor era Josué. Deus não fala mais com aquele que está morto, somente com os vivos, portanto Ele fala comigo e com você. Josué deveria atravessar o Jordão, assim como nós devemos também fazer. Mas o que é o Jordão para nós? O Jordão, nada mais é que aquilo que nos separa da promessa de Deus, para alguns um amor proibido, para outros a avareza, para outros ainda, algum sonho, que não necessariamente é pecaminoso, mas não está de acordo com o Plano de Deus para as nossas vidas, dentre uma série de outros. O Ministério de Josué era “físico”, o de possuir efetivamente a Terra Prometida, já o nosso é espiritual, de possuir espiritualmente para Jesus todos os lugares que frequentamos, da escola ou trabalho até o mercado, a padaria ou o açougue que fazemos nossas compras.

Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria (Js 01:04-06).

Eis a primeira vez na passagem que Deus manda Josué ter bom ânimo. Ele está falando o mesmo para nós, pois ninguém poderá nos resistir, nenhuma obra do inferno poderá, pois assim como Ele foi com Moisés e Josué, será também conosco, basta nos esforçarmos e termos bom ânimo, pois a Promessa de Deus também está sobre nós.

Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido (Js 01:07-08). Agora é a segunda vez que Deus mando Josué ter bom ânimo, entretanto, essa vez é condicionada a algo de fundamental importância: seguir aquilo que determina a Palavra de Deus.

Temos que nos esforçar para fazer o mesmo: ter o cuidado de seguir tudo conforme a Palavra, não nos desviando para a direita (o fanatismo religioso) nem para a esquerda (o esfriamento espiritual) assim teremos prudência em todos os lugares que andarmos. Jamais devemos nos apartar da Palavra, ao contrário, meditemos nEla dia e noite para que tenhamos o cuidado de fazer tudo o que Ela nos manda. Agindo dessa forma, o Senhor fará o nosso caminho prosperar e seremos bem sucedidos em nossas empreitadas.

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares (Js 01:09). Terceira vez que Deus manda Josué ter bom ânimo. Será que foi só uma coincidência o Senhor reiterar essa ordem? Obviamente que não, pois nenhuma palavra foi colocada no Santo Livro a toa, ao contrário, pois assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, assim também ocorre com a palavra que sai da boca de Deus: Ela não voltará para Ele vazia, mas fará o que deseja e atingirá o propósito para o qual a enviou (Is 55:10-11 – NVI). Nessa última vez, o Senhor fala algo muito para nós: que não há motivos para temermos ou nos espantarmos, já que Ele está conosco onde quer que andarmos, oh Aleluia! Não importa se estejamos andando na mais absoluta saúde ou na doença, na prosperidade ou na beira da falência, o importante é que Ele estará conosco, basta cremos que Ele já está em ação para mudar a situação.

Logo, o bom ânimo é fundamental para as nossas batalhas. O desanimo é o reconhecimento que o diabo ainda pode agir em nossas vidas. Já o bom ânimo é o testemunho público que cremos no Poder de Deus que está agindo em nosso favor. Lembremos: sempre enfrentar as situações com bom ânimo. Que o Senhor fale mais a cada um de nós. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário