Translate

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Tiremos o nosso "Jonas" para Deus operar.


Versículos At 09:01-05, Jó 09:04 e Jn 01:01-17.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 10/02/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote. E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões (At 09:01-05).

Inicialmente, quando alguém chamar o Evangelho de “seita”, não devemos nos revoltar contra essa pessoa, afinal, os primeiros cristãos (os apóstolos) também foram chamados de “seita”. Entremos em oração por ela e peçamos que o Senhor abra os seus olhos para a Verdade presente na Palavra. Entretanto, o foco principal da nossa mensagem de hoje está na fala de Jesus a Saulo: “Duro é recalcitrar contra os aguilhões”.

Não adianta tentarmos ir contra aquilo que o Senhor determinou para cada um de nós. Para alguns, a chamada é para ser pregador da Palavra, outros é ser uma coluna mantenedora da Obra do Senhor, assim como uma série de outras “indicações” que o Senhor dá. Porém, infelizmente, muitos ainda insistem em recalcitrar (desobedecer, não obedecer) contra os aguilhões (estímulo, chamada). Pobre dessas pessoas, afinal, a Palavra de Deus diz que Sua sabedoria é profunda, Seu poder é imenso. Quem tentou resisti-lo e saiu ileso? (Jó 09:04 – NVI). Não adianta, para a desobediência à uma ordem do Senhor, sempre haverá uma consequência. Vejamos na Palavra um exemplo disso.

E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença (Jn 01:01-02). Vamos a um breve relato histórico. Jonas era um dos últimos profetas de Israel, na época da divisão dos reinos. Já os ninivitas eram um povo que trouxe muitos problemas ao povo hebreu, através de batalhas e sofrimento.

Ao ser chamado pelo Senhor para levar Sua pregação contra a cidade de Nínive, veremos mais adiante, que Jonas preferiu tomar uma outra direção. Será que não estamos fazendo a mesma coisa? Talvez o Senhor esteja chamando alguém dentre nós para levar o Evangelho àquela pessoa que tirou o nosso cônjuge de casa, a quem apresentou o mundo das drogas ao nosso filho, a quem nos causou um sofrimento tal que nos levou a perder toda a nossa juventude, etc. Nós, porém, na verdade, talvez estejamos tomando outra direção porque, no fundo do coração, queremos ver aquela pessoa sofrer as consequências por ter feito algo de tão ruim contra nós, queremos que “a mão de Deus” pese sobre ela, etc. Vamos relembrar algo que vimos a poucas linhas: Quem tentou resisti-lo e saiu ileso? Pode ser que a Evangelização dessa pessoa conduzisse uma série de outras à salvação e, por não termos dado o início à essa Obra do Senhor, uma série de almas podem ser perdidas. Pobre de nós se isso acontecer por nossa causa.

Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR. Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se (Jn 01:03-04). Logo, Jonas estava frustrando o Plano do Senhor para os ninivitas, assim, como consequência, uma forte tempestade ergueu-se sobre o barco. Quantos de nós não estamos atravessando por tempestades em nossas vidas e não sabemos o motivo? Talvez seja porque estamos indo contra algum Plano de Deus, tal qual a Jonas.

Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono (Jn 01:05). Notemos que, desde o versículo 03(três) vemos o verbo “descer” referiu-se a Jonas também por 03(três) vezes. Isso é um recado muito importante para nós: sempre que formos contra o Plano de Deus, sempre iremos para baixo, longe da Presença do Senhor, jamais para cima. Igualmente ao profeta, fora do caminho escolhido por Deus para cada um de nós, estaremos dormindo diante da tempestade e, quando menos esperarmos, já teremos afundado, junto com o barco.

E o mestre do navio chegou-se a ele, e disse-lhe: Que tens, dorminhoco? Levanta-te, clama ao teu Deus; talvez assim ele se lembre de nós para que não pereçamos. E diziam cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por que causa nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas. Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu? E ele lhes disse: Eu sou hebreu, e temo ao SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca. Então estes homens se encheram de grande temor, e disseram-lhe: Por que fizeste tu isto? Pois sabiam os homens que fugia da presença do SENHOR, porque ele lho tinha declarado. E disseram-lhe: Que te faremos nós, para que o mar se nos acalme? Porque o mar ia se tornando cada vez mais tempestuoso. E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade. Entretanto, os homens remavam, para fazer voltar o navio à terra, mas não podiam, porquanto o mar se ia embravecendo cada vez mais contra eles (Jn 01:06-13).

Observemos que, mesmo após a descoberta dos marinheiros de que Jonas era o motivo daquela tempestade, eles ainda remavam tentando conduzir o navio para terra. Não adianta, os problemas espirituais somente serão resolvidos de maneira espiritual, não adianta tentarmos resolvê-los através de “nossos conhecimentos”, sejam eles científicos ou experimentais, pois a Palavra nos diz para confiarmos no Senhor de todo o nosso coração e não nos apoiarmos em nosso próprio entendimento (Pv 03:05 – NVI). Aqueles marinheiros poderiam remar por muito mais tempo e jamais chegariam à terra. Nós podemos estudar, buscar, pesquisar a saída para qualquer problema nosso, caso ele seja espiritual, jamais encontraremos, nesses lugares (estudos, pesquisas, etc), a resposta de que precisamos.

Então clamaram ao SENHOR, e disseram: Ah, SENHOR! Nós te rogamos, que não pereçamos por causa da alma deste homem, e que não ponhas sobre nós o sangue inocente; porque tu, SENHOR, fizeste como te aprouve. E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria. Temeram, pois, estes homens ao SENHOR com grande temor; e ofereceram sacrifício ao SENHOR, e fizeram votos (Jn 01:14-16). Pode ser que precisamos também lançar o nosso “Jonas” ao mar. Porventura, seja o sentimento pela pessoa do sexo oposto que não é o nosso cônjuge, a cobiça desenfreada pelo sucesso financeiro do outro, o sentimento de vingança contra alguém, a negativa do perdão, dentre tantas outras coisas. Lancemos isso fora, pois não está trazendo nada de bom para nós, ao contrário, isso só tem nos afastado de Deus. Se agirmos dessa maneira, seguramente a tempestade cessará em nosso viver.

Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe (Jn 01:17). É nessa passagem que o Senhor mostra a Sua grandiosidade para nós, pois nunca houve um acontecimento como esse previamente (o fato de alguém ser engolido por um peixe de um tamanho tal que conseguisse abocanhar um homem, tampouco de permanecer vivo durante três dias no interior do peixe), nem houve outro registro até hoje de algo similar. É exatamente nesse momento que o milagre se faz presente.

Portanto, não desobedeçamos ao Plano do Senhor para as nossas vidas, pois, caso façamos isso, teremos que arcar com as consequencias de nossos atos, assim como ocorreu com Jonas. Se necessário for, lancemos fora de nossas vidas aquilo que é o motivo da tempestade ter se erguido contra nós. O Senhor providenciará o “peixe” necessário para engoli-lo. Em outras palavras, o milagre se fará presente em nós. Que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário