Translate

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Cuidado com a avareza.


Versículos Hb 13:05-06.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 04/02/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem (Hb 13:05-06).

O apego sórdido ao dinheiro (avareza) é algo que tem-se tornado muito comum nos dias atuais, até mesmo entre os Filhos de Deus, tendo em vista a sociedade em que vivemos, que é caracterizada pelo consumismo. O problema é que muitos de nós, tomados por esse sentimento, não medimos esforços para atingir nossos objetivos ainda que, para isso, tenhamos que nos submeter a algumas coisas que a Palavra de Deus proíbe como, por exemplo, a sonegação de impostos.

O que precisamos saber é que, ainda que aparentemente consigamos muitos bens materiais, estamos a caminho da perdição eterna. Além disso, não desfrutaremos da paz necessária para aproveitar desses bens. Jesus é claro em suas palavras: “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15:05), ou seja, tudo aquilo que conseguirmos, se não for através de Jesus, não terá valor algum.

Obviamente que o Senhor quer não é contra sermos prósperos, mas se isso for o plano dEle para as nossas vidas, Ele dará as diretrizes necessárias para que alcancemos essa benção. O pouco com Jesus é muito. Acompanhado do Senhor, a viagem de ônibus será mais confortável e prazerosa que em um carro de R$ 500.000,00 comprado com dinheiro sujo desviado. O feijão com farinha será mais gostoso que a lagosta mais cara do mundo comprada com o dinheiro do tráfico de drogas. A viagem de férias para o litoral do estado será muito mais divertida do que a estadia no Caribe financiada com o dinheiro roubado do patrão.

Precisamos nos contentar com aquilo que o Senhor nos permite ter. Não devemos jamais ter inveja daquilo que as outras pessoas conseguiram, ao contrário, devemos orar ao Senhor para que elas consigam muito mais e, quanto a nós, o Senhor já disse que nunca nos desampararia e que é o nosso ajudador, oh Aleluia! Precisamos de algo mais?

A inveja das coisas alheias, mesmo a dos ímpios, pode nos levar a tropeçar, assim como veremos que por pouco não aconteceu com o salmista. Quanto a mim, os meus pés quase tropeçaram; por pouco não escorreguei. Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios (Sl 72:02-03 – NVI). E quantos de nós temos tropeçado por causa disso? O que poucos de nós sabemos é que os avarentos são comparados aos idólatras, pois está escrito: mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria (Cl 03:05) e sabemos que uma série de pessoas, dentre elas os idólatras, não herdarão o Reino dos Céus (I Co 06:09-10 – NVI).

Portanto, temos que ter muito cuidado com o “amor desenfreado ao dinheiro”. Por mais que ele traga às pessoas nesse mundo conforto, bens, “sonhos de consumo”, não vale a pena tê-lo como “deus”, pois aqui na Terra passamos 70, 80, 90 e alguns 100 anos ou um pouco mais, porém, o que será de nós por toda eternidade? Novamente repetindo, o pouco com o Senhor é muito. Claro que Ele quer Seus Filhos gozando de conforto, qualidade na alimentação, etc, mas para isso Ele próprio indica a direção a ser tomada. Não precisamos de “atalhos” para fazer a benção de Deus chegar até nós, afinal Ele é o nosso ajudador e não nós os ajudadores dEle. Não há o que temer. Que o Senhor fale mais a cada coração. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário