Translate

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Orações que não costumamos fazer, mas que deveríamos – 2°.


Versículos Sl 27:04-06; 86:11; 91:01-02, Pv 01:07; 09:10; 10:27; 16:06, Lc 22:39-42 e Ef 01:16-17; 03:16.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 25/02/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo (Sl 27:04 – NVI).

Deveríamos sempre orar sobre essa passagem entregue ao rei Davi por Deus: que possamos viver todos os dias de nossas vidas na casa do Senhor. Será que já oramos pedindo isso ao Senhor? Morar na casa do Senhor não significa mudar-se para a igreja, mas sim basear na Palavra de Deus todos os passos das nossas vidas, tudo isso para que possamos contemplar a Sua bondade e Sua orientação, para não sermos enganados pelo inimigo em suas armadilhas. Ora, onde é que encontramos o Senhor? Na Sua Palavra.

Uma outra oração que deveríamos fazer, mas não costumamos é a que consta: Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio (Sl 91:01-02 – NVI). Aquele que não habita no abrigo do Senhor, não tem paz, ao contrário, só encontra adversidades, afinal, essa pessoa não descansa à sombra do Todo-poderoso, já que Ele não pode proteger, trazer ao Seu refúgio, aquele que não cumpre a Sua Palavra, já que, bem lá no fundo do coração, essa pessoa não confia verdadeiramente em Deus.

Porém, não vamos nos apoiar em um “evangelho de araque” e dizer que se alguém seguir Jesus nunca mais enfrentará uma tempestade ou batalha, ao contrário, pois o próprio Senhor disse que no mundo teríamos aflições, mas para termos bom ânimo porque Ele venceu o mundo (Jo 16:33). Ter Jesus em nosso barco não significa ausência de tempestade, mas sim que o barco não vai afundar. Oh Aleluia Senhor, muito obrigado pela vida que foi dada a cada um de nós!

Uma terceira oração que, infelizmente, a maioria dos Filhos de Deus não fazem e também é do rei Davi, é em relação ao temor do Senhor. Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome (Sl 86:11). O temor do Senhor é fundamental para a nossa vida Cristã, afinal, pela misericórdia e verdade a iniqüidade é perdoada, e pelo temor do SENHOR os homens se desviam do pecado (Pv 16:06).

O homem de Deus e a mulher de Deus não adulteram, não mentem, não defraudam, não entram em desespero por algum problema, não ficam abatidos diante da ameaça de divórcio, enfim, não cometem nenhum pecado não por serem “pessoas especiais na Terra”, mas sim porque possuem o temor do Senhor, o respeito, o zelo pelo Senhor Deus sobre elas. Lembram-se do que dissemos há pouco, essa pessoa sabe que o Senhor é seu refúgio e sua fortaleza, o Deus em quem ela confia, uma vez que o temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução (Pv 01:07). Portanto, quando o Senhor “puxar as nossas orelhas” em uma determinada pregação, leitura bíblica, mensagem, hino, etc, não encaremos isso murmurando, ao contrário, fiquemos felizes, afinal isso significa que o Senhor ainda nos ama e, como Pai zeloso, quer o melhor para nós.

Logo, o temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência (Pv 09:10).

Entretanto, caso alguém venha a cair em tentação em pecar, é necessário contra toda (não só um pedaço) a verdade a quem ofendemos, pois a Palavra é muito clara em dizer que a misericórdia e a verdade andam juntas, não uma de cada vez.

Outra coisa que precisamos aprender é que o temor do Senhor prolonga a vida, mas a vida do ímpio é abreviada (Pv 10:27 – NVI). Porém, é sempre bom esclarecer uma coisa nessa passagem: a morte de uma pessoa jovem não significa que ela não possuía o temor de Deus, ao contrário, ela poderia ser alguém intimamente ligada com o Senhor, entretanto, como Deus sabe de todas as coisas, às vezes Ele pode permitir que o corpo venha a ser destruído para que o espírito seja salvo no dia do Senhor. Mas como assim?

Fazendo um paralelo com aquelas pessoas que são pais. O nosso(a) filho(a) está em uma outra localidade fazendo um determinado curso, intercâmbio, etc. Se ficarmos sabendo que ele(a) está se envolvendo com pessoas ou situações erradas, o que fazemos? Imediatamente entramos em contato e o(a) mandamos voltar, não é mesmo? Ainda que o curso não tenha terminado, afinal, não queremos que ele(a) se perca no caminho errado. O mesmo faz o Senhor. Ele não quer que nenhum de Seus filhos se perca, então, ao notar que algum deles possa estar se desviando do caminho certo, ao invés de permitir que essa pessoa se perca eternamente, Ele pode os chamar de volta abreviando assim seus dias aqui nesse mundo.    

Uma quarta oração que também devemos fazer é a feita em cima do entendimento de uma palavra dita pelo apóstolo Paulo. Ele diz: “Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito” (Ef 03:16 – NVI). Nós só caímos quando a nossa Comunhão com Deus está fraca, quando nosso íntimo não está firmado sobre a Palavra de Deus, conforme dissemos no início. Logo, um interior enfraquecido significa que o Espírito (Santo) de Deus, não está fixando morada ali. Eis mais uma oração que é necessária que façamos: orar ao Senhor e pedir que Ele fortaleça o nosso íntimo com Seu Poder.

Uma passagem, também de Paulo, que complementa essa colocação é quando ele diz: “não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações. Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele” (Ef 01:16-17 – NVI). Ou seja, fortalecidos em nosso ser interior, estaremos mais aptos para receber a sabedoria e a revelação do conhecimento do Senhor e de Sua Palavra.

Mas por que devemos orar por todas essas coisas? Na seqüência, o Senhor Jesus nos responderá. Como de costume, Jesus foi para o monte das Oliveiras, e os seus discípulos o seguiram. Chegando ao lugar, ele lhes disse: "Orem para que vocês não caiam em tentação" (Lc 22:39-40 – NVI). Antes de chegarmos à resposta do Senhor, vamos dar uma breve paradinha nesse ponto.

Notemos que Jesus mandou os discípulos orarem para não cair em tentação. O que costumamos fazer é orar quando a tentação já chegou. Não, precisamos orar antes do inimigo chegar, pois, nesse momento já estaremos armados com a Palavra certa para colocá-lo em retirada, Em Nome de Jesus. Lembremos o que disse o apóstolo Pedro, que sejamos sóbrios; vigiemos; porque o diabo, nosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar (I Pe 05:08).

Retomando, então, a resposta de Jesus. Ele se afastou deles a uma pequena distância, ajoelhou-se e começou a orar: "Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua" (Lc 22:41-42 – NVI). Que coisa linda! O Cristão tem o poder de pedir que a Vontade do Pai seja manifesta sobre ele. E alguém aqui acredita que a Vontade do Pai para um de Seus Filhos será a pior? Que trará problemas ao invés de soluções? Que dificultará ao invés de facilitar? Obviamente que não!

Voltando, então, ao início da nossa mensagem. O rei Davi disse: “Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo” (Sl 27:04 – NVI). Por que?

Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; por-me-ás sobre uma rocha. Também agora a minha cabeça será exaltada sobre os meus inimigos que estão em redor de mim; por isso oferecerei sacrifício de júbilo no seu tabernáculo; cantarei, sim, cantarei louvores ao SENHOR (Sl 27:05-06).

Não importa qual problema o Cristão esteja enfrentando, o Senhor o protegerá e o colocará firmado sobre uma rocha (uma Revelação de Sua Palavra que trará a saída para o problema). Além disso, sua cabeça será exaltada sobre os inimigos, ou seja, aquele que é de Jesus, não deve curvar sua cabeça para o inimigo, mas somente para o Senhor Deus. Somente a Ele devemos nos prostrar.

Portanto, vimos algumas orações que deveríamos fazer e, infelizmente, não procedemos dessa maneira. São elas: orar para vivermos na casa do Senhor, que habitemos em Seu abrigo, com o temor de Deus e que Ele fortaleça a nossa pessoa interior. Tudo isso para que a Vontade de Deus seja manifesta sobre nós. Quais dessas orações nós não temos feito? E por que não fazê-las agora mesmo? Ousemos crer no Senhor e, na seqüência, veremos o resultado em nossas vidas. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário