Translate

domingo, 11 de março de 2012

Aprendendo com Jesus.


Versículos Mt 09:01-07; 17:14-18, Mc 05:25-34, Lc 04:37-39, Jo 09:01-07; 14:12-13 e Hb 12:02.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 09/03/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Olhando para Jesus, autor e consumador da fé (Hb 12:01a).

Quem tem poder para salvar e levar alguém para o Céu é Jesus. Portanto, é para Ele que temos que olhar e não para essas histórias de “rótulo denominacional”, “pastor cheio de unção” ou “igreja abençoada”.  Não olhemos para os homens que são falhos e limitados, para que os maus exemplos não nos enfraqueçam a Fé e desfaleçam os nossos ânimos, mas sim olhemos para Jesus, o Filho de Deus que fez de tudo e suportou tudo para que tenhamos a nossa salvação eterna.

Olhar para Jesus é observar e aprender na Palavra o que o Senhor fazia, como agia e de que modo tratava as coisas que aconteciam com Ele ou eram levadas à Sua Presença. Vejamos na Palavra para que possamos aprender.

E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de uma hemorragia. Ela padecera muito sob o cuidado de vários médicos e gastara tudo o que tinha, mas, em vez de melhorar, piorava. Quando ouviu falar de Jesus, chegou-se por trás dele, no meio da multidão, e tocou em seu manto, porque pensava: "Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada". Imediatamente cessou sua hemorragia e ela sentiu em seu corpo que estava livre do seu sofrimento. No mesmo instante, Jesus percebeu que dele havia saído poder, virou-se para a multidão e perguntou: "Quem tocou em meu manto?” Responderam os seus discípulos: "Vês a multidão aglomerada ao teu redor e ainda perguntas: ‘Quem tocou em mim? ’” Mas Jesus continuou olhando ao seu redor para ver quem tinha feito aquilo. Então a mulher, sabendo o que lhe tinha acontecido, aproximou-se, prostrou-se aos seus pés e, tremendo de medo, contou-lhe toda a verdade. Então ele lhe disse: "Filha, a sua fé a curou! Vá em paz e fique livre do seu sofrimento" (Mc 05:25-34 – NVI).

Em uma das últimas mensagens estudamos mais detalhadamente essa passagem, entretanto, o foco agora é um pouco diferenciado. Vemos na passagem acima que, para que o milagre fosse manifesto na vida dessa mulher, Jesus não precisou fazer nada, ao contrário, quem teve que agir foi a própria. Conosco pode acontecer a mesma coisa. Talvez estejamos orando incessantemente para Jesus nos curar, nos libertar (ou a algum parente), mas, para que o milagre aconteça, quem tem que agir somos nós.  Mas como assim? Pode ser que, no nosso caso, nós tenhamos que nos colocar de pé e exigir os nossos direitos Em Nome de Jesus, ou seja, a ação deve acontecer a partir de uma determinação nossa, pois o Senhor disse que tudo quanto pedirmos (do grego determinar, exigir) em Seu Nome Ele o faria, para que o Pai seja glorificado no Filho (Jo 14:13). Logo, no nosso caso, pode ser que nós tenhamos que nos agir para que o Poder de Deus opere.

Vejamos outro ensinamento de Jesus. E a sua fama se espalhava por toda a região circunvizinha. Jesus saiu da sinagoga e foi à casa de Simão. A sogra de Simão estava com febre alta, e pediram a Jesus que fizesse algo por ela. Estando ele em pé junto dela, inclinou-se e repreendeu a febre, que a deixou. Ela se levantou imediatamente e passou a servi-los (Lc 04:37-39 – NVI). Neste caso, notemos que Jesus agiu de maneira completamente diferente ao caso anterior, pois Ele, pessoalmente, dirigiu-se ao mal, pois falou com a febre (a doença) e a repreendeu. Pode ser que esse recado seja para nós. Talvez devamos nos dirigir à doença que nos está atacando e a repreendamos, assim como algum outro problema que esteja manifesto em nossas vidas.

Um terceiro exemplo de como Jesus agia. E, quando chegaram à multidão, aproximou-se-lhe um homem, pondo-se de joelhos diante dele, e dizendo: Senhor, tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água (Mt 17:14-15). Uma breve pausa aqui. Tal qual aconteceu com esse rapaz, o inimigo pode agir nas nossas vidas da mesma forma, em determinados momentos lançando-nos no fogo, isso é, lançando-nos em tentações que, infelizmente, podemos cair e, na seqüência, lançando-nos na água, ou seja, levando-nos à depressão por termos cometido aquele pecado.

E trouxe-o aos teus discípulos; e não puderam curá-lo (Mt 17:16). Outra pausa. O que diz mesmo o versículo base de nosso estudo? Olhando para Jesus, autor e consumador da fé. O Pai desse garoto cometeu o mesmo erro que muitos de nós, ao invés de levar o menino diretamente a Jesus, levou-o aos discípulos. Ao invés de levarmos nossos problemas diretamente ao Senhor, levamos “ao irmão cheio de unção”, “ao pastor das revelações”, etc. Não! Todo e qualquer infortúnio que estejamos enfrentando, levemos diretamente a Jesus.

E Jesus, respondendo, disse: O geração incrédula e perversa! Até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui. E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou (Mt 17:17-18). Jesus fez, nesse caso, o mesmo que com a sogra de Pedro? Não, pois no primeiro caso, Ele repreendeu ou mal que afligia aquela mulher, já agora, Ele dirigiu-se diretamente ao demônio e o expulsou.

Para fundamentar um pouco mais esse entendimento, vamos a mais um caso. Mas, tendo eles saído, divulgaram a sua fama por toda aquela terra. E, havendo-se eles retirado, trouxeram-lhe um homem mudo e endemoninhado. E, expulso o demônio, falou o mudo; e a multidão se maravilhou, dizendo: Nunca tal se viu em Israel (Mt 09:31-33). É muito bom esclarecer algo aqui: o fato de uma pessoa ser surda não significa que ela possui um demônio, ao contrário, pois existe uma série de pessoas mudas que são cheias do Espírito Santo. Nesse caso, especificamente, o homem além de mudo era endemoninhado.

Tal qual ao caso anterior, Jesus dirigiu-se ao próprio inimigo para repreendê-lo e expulsá-lo. Então, há casos em que deve ser repreendida a ação do inimigo e há casos que quem deve ser repreendido e expulso é o demônio que está por detrás do problema.

Jesus age da forma que Ele quiser, afinal, Ele é o Filho de Deus. Vejamos, a seguir, algo que o Senhor fez e que, caso ocorresse hoje, quem fizesse seria severamente repreendido por muitas pessoas.

Ao passar, Jesus viu um cego de nascença. Seus discípulos lhe perguntaram: "Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego? " Disse Jesus: "Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele” (Jo 09:01-03 – NVI). Essa última colocação de Jesus se lida de maneira “leviana” pode ser interpretada de maneira errada, portanto, vamos à explicação. O fato de o homem ter nascido cego, não significa que Deus fez isso com ele para que depois o curasse, nada disso. Isso aconteceu para que a Obra de Deus se manifestasse na vida dele e anulasse a obra do inferno, a qual fez com que ele tivesse esse problema, e que agia sobre ele até então.  
          
Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo". Tendo dito isso, ele cuspiu no chão, misturou terra com saliva e aplicou-a aos olhos do homem. Então lhe disse: "Vá lavar-se no tanque de Siloé" ( que significa Enviado ). O homem foi, lavou-se e voltou vendo (Jo 09:04-07 – NVI).

Imaginemos só se alguém agisse dessa forma atualmente. O adjetivo mais brando que essa pessoa receberia seria “porco”. Porém, mais uma vez repetindo, Jesus age da forma que Ele quiser, afinal, Ele é o Filho de Deus. Caso sintamos no coração a direção dEle, para que façamos algo, ainda que aparentemente “fora do contexto” como, por exemplo, dar uma oferta maior do que costumamos dar, logo agora que estamos desempregados, façamos, afinal essa pode ser a porta que Ele está abrindo para que algo extraordinário aconteça em nossas vidas.

Alguém pode estar pensando: “mas quem fez isso foi Jesus e não eu, um simples membro de uma igreja”. Isso não é problema, pois Jesus disse: “Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai” (Jo 14:12 – NVI). Ou seja, tudo aquilo que Ele fazia pode ser feito por qualquer um de nós, desde que creia verdadeiramente na Palavra.

Portanto, aprendemos com Jesus que cada caso é um caso. Há momentos em que nós temos que agir, em outros teremos que nos dirigir ao nosso problema e repreendê-lo e ainda há casos em que teremos que nos expulsar o demônio que está por detrás do nosso problema. Há casos ainda em que devemos agir de maneira “diferente” ao habitual, mas ainda assim, dentro da Palavra. Busquemos de Jesus, não de um homem ou uma igreja, o aprendizado para saber quando agir de que forma. Através da Sua Palavra, o Senhor nos dará condições de entender o que devemos fazer. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário