Translate

domingo, 18 de março de 2012

Duas coisas a serem buscadas.


Versículos Hb 01:09 e II Cr 32:01-08.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 16/03/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros, ungindo-te com óleo de alegria (Hb 01:09 – NVI).

O apóstolo Paulo fala aos hebreus duas atitudes que devem ser parte integrante do caráter dos homens e mulheres de Deus: amar a justiça e odiar a iniqüidade. Amar a Deus nada mais é que guardar e respeitar o que diz a Sua Palavra. Já odiar a iniqüidade é sentir repulsa, asco, nojo, por tudo aquilo que Ela condena. Agindo dessa forma, o Senhor Deus que nos escolheu dentre os nossos companheiros, nos ungirá com o óleo de alegria.

O fato de o Senhor nos ter escolhido dentre os nossos companheiros, não significa que somos “especiais” mas que, assim como todos os Filhos de Deus, nós temos que nos destacar (no bom sentido, positivamente) diante dos fatos que ocorrem na vida de todas as pessoas. Ou seja, diante de qualquer infortúnio ou acontecimento, as pessoas têm que perceber que a atitude daqueles que são de Jesus não são como as daqueles que, infelizmente, ainda estão no mundo, pois estar com Cristo é incomparavelmente melhor.

Já receber a unção do Senhor com o óleo de alegria não significa ficar rindo à toa em todos os lugares, mas sim, ter a certeza que, mesmo diante de uma adversidade, o Senhor estará ao nosso lado para nos ajudar a enfrentar os desafios. Vejamos na Palavra um exemplo disso.

Depois destas coisas e desta verdade, veio Senaqueribe, rei da Assíria, e entrou em Judá, e acampou-se contra as cidades fortificadas, e intentou apoderar-se delas (II Cr 32:01). Como já vimos anteriormente, estar debaixo da autoridade do Senhor não significa ausência de tempestade em nossas vidas, afinal o Senhor Jesus disse que no mundo teríamos aflições (Jo 16:33), mas podemos ter certeza que, debaixo da autoridade do Senhor Deus, indubitavelmente, o nosso barco não vai afundar.

Vendo, pois, Ezequias que Senaqueribe vinha, e que estava resolvido contra Jerusalém, teve conselho com os seus príncipes e os seus homens valentes, para que se tapassem as fontes das águas que havia fora da cidade; e eles o ajudaram. Assim muito povo se ajuntou, e tapou todas as fontes, como também o ribeiro que se estendia pelo meio da terra, dizendo: Por que viriam os reis da Assíria, e achariam tantas águas? E ele se animou, e edificou todo o muro quebrado até às torres, e levantou o outro muro por fora; e fortificou a Milo na cidade de Davi, e fez armas e escudos em abundância. E pôs capitães de guerra sobre o povo, e reuniu-os na praça da porta da cidade, e falou-lhes ao coração, dizendo: Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele. Com ele está o braço de carne, mas conosco o SENHOR nosso Deus, para nos ajudar, e para guerrear por nós. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá (II Cr 32:02-08).

Vejamos como Ezequias colocou em prática tudo aquilo que o versículo base de nossa mensagem ensinou:

1°)Inicialmente, ele amou a justiça, pois em momento algum fez algo que confrontasse a Palavra de Deus;

2º) Na seqüência, ele odiou a iniqüidade, pois não aceitou a afronta do ataque do inimigo;

3º) Depois, ele foi o escolhido do Senhor dentre os de Judá, afinal, naquilo que ele disse, o povo descansou e partiu confiante para o confronto, ou seja, ele se destacou levando uma boa palavra de bom ânimo, de comunhão com Deus para os seus irmãos, diferentemente de alguns que aconselhariam as pessoas a fugirem devido ao poderio do inimigo;

4º) Ele estava ungido com o óleo da alegria, afinal, em momento nenhum ele olhou para o poder humano ou bélico que possuía o inimigo, ao contrário, ele confiou no Poder do Senhor que estava o acompanhando naquele momento de infortúnio.

Portanto, duas coisas que precisamos buscar incessantemente em nossa caminhada na Fé é amar a justiça e odiar a iniqüidade. Dessa forma, o Senhor nos escolherá, nos destacaremos naquilo que fizermos e teremos o óleo de alegria sobre nós. Eu sou muito limitado, mas creio que o recado de Deus foi entregue. Que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário