Translate

domingo, 17 de junho de 2012

Guiados pelo Senhor.


Versículos Sl 119:109-110, Is 42:16 e I Tm 03:07.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 16/06/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Também deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada do diabo (I Tm 03:07 – NVI).

Todos os Cristãos devem possuir uma boa reputação, não somente entre os irmãos da Igreja, mas também entre aqueles que, infelizmente, ainda estão fora da Palavra, vivendo no mundo, os ímpios. A nossa fama deve espalhar-se mesmo diante daqueles que sequer confiam que o Senhor existe. A nossa reputação deve chegar a ponto de, por exemplo, se alguém for fazer algo desonesto (uma fraude, etc) sequer lembrem-se de nos chamar para participarmos, afinal, “não adianta ele(a) é crente e nunca vai participar de uma coisa dessas”. Ou quando uma pessoa do sexo oposto olhar para algum de nós com cobiça, alguém se vira e fala: “Não adianta pensar e nem tentar nada com ele(a), pois é crente, casado(a) e nunca vai trair seu cônjuge!”

Isso deve acontecer para que aquilo que falamos, mostramos e pregamos através da nossa atitude perante as pessoas não caia em descrédito, ou seja, que os outros não tenham nenhuma ressalva a nosso respeito que possa ser usada para nos apontar o dedo e dizer: “Eu não disse, tem pose de santinho, se diz crente, mas caiu na primeira tentação que apareceu, frauda os impostos da mesma forma que outros, é mentiroso igual a todos, etc”. Agindo dessa forma, não iremos cair nas ciladas que o inimigo nos prepara para cairmos o tempo todo. Mesmo algo que nós julguemos insignificante, vira uma porta aberta para o inimigo entrar e nos atacar.

Vejamos na Palavra, quatro exemplos de pessoas que possuíam boa fama, boa reputação. O primeiro foi um homem perfeito, Josué. Já os dois seguintes, os reis Uzias e Salomão, começaram bem, porém, acabaram se perdendo no caminho. O último exemplo é do homem mais sensacional que já existiu: Jesus.

O primeiro exemplo de pessoa com que possuía um contato com Deus e por isso sua fama era grande, como já dissemos, foi Josué que era o SENHOR com ele; e corria a sua fama por toda a terra (Js 06:27). O Senhor era tão presente na vida de Josué que, durante uma batalha e devido a um pedido dele, o sol e a lua se detiveram, respectivamente em Gibeom, no vale de Ajalom (Js 10:12).

Outro exemplo de pessoa que teve sua fama espalhada foi o rei Uzias, fez em Jerusalém máquinas da invenção de engenheiros, que estivessem nas torres e nos cantos, para atirarem flechas e grandes pedras; e propagou a sua fama até muito longe; porque foi maravilhosamente ajudado, até que se fortificou (II Cr 26:15). Entretanto, Uzias não seguiu no bom caminho, pois, depois que se tornou poderoso, o seu orgulho provocou a sua queda. Ele foi infiel ao Senhor, ao seu Deus, e entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar de incenso (II Cr 26:16 – NVI).

Infelizmente o retrato do rei é o de muitos cristãos, o Senhor age na vida deles, se fortificam em Sua Presença, ganham fama pela ação do Senhor em suas vidas, mas de repente, devido à própria fama, se acham tão “espirituais” que se corrompem e desgraçadamente saem dos caminhos de Deus.

Um terceiro exemplo de homem cuja fama se espalhou foi o rei Salomão, o mais sábio homem que já existiu. A rainha de Sabá soube da fama que Salomão tinha alcançado, graças ao nome do Senhor, e foi a Jerusalém para pô-lo à prova com perguntas difíceis. Quando chegou, acompanhada de uma enorme caravana, com camelos carregados de especiarias, grande quantidade de ouro e pedras preciosas, foi até Salomão e lhe fez todas as perguntas que tinha em mente (I Rs 10:01-02 – NVI). Disse ela então ao rei: "Tudo o que ouvi em meu país acerca de tuas realizações e de tua sabedoria era verdade. Mas eu não acreditava no que diziam, até ver com os meus próprios olhos. Na realidade, não me contaram nem a metade; tu ultrapassas em muito o que ouvi, tanto em sabedoria como em riqueza” (I Rs 10:06-07).

Não importa a complexidade do problema, seja na saúde, no relacionamento conjugal, com os filhos, etc, com a fama conseguida graças ao Senhor, deixaremos os mais descrentes, não interessa o número deles ou dos que os acompanham, boquiabertos com o Poder que há no Nome do Senhor e com as maravilhas que Ele pode operar. Infelizmente, em sua idade avançada, Salomão no final de sua vida acabou desviando-se da Lei de Deus.

Não bastassem todos esses exemplos, vamos ao de alguém acima de qualquer um dos anteriores: Jesus. Então ele desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e, no sábado, começou a ensinar o povo. Todos ficavam maravilhados com o seu ensino, porque falava com autoridade. Na sinagoga havia um homem possesso de um demônio, de um espírito imundo. Ele gritou com toda a força: "Ah! que queres conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus! " Jesus o repreendeu, e disse: "Cale-se e saia dele! " Então o demônio jogou o homem no chão diante de todos, e saiu dele sem o ferir. Todos ficaram admirados, e diziam uns aos outros: "Que palavra é esta? Até aos espíritos imundos ele dá ordens com autoridade e poder, e eles saem!” E a sua fama se espalhava por toda a região circunvizinha. Jesus saiu da sinagoga e foi à casa de Simão. A sogra de Simão estava com febre alta, e pediram a Jesus que fizesse algo por ela. Estando ele em pé junto dela, inclinou-se e repreendeu a febre, que a deixou. Ela se levantou imediatamente e passou a servi-los. Ao pôr-do-sol, o povo trouxe a Jesus todos os que tinham vários tipos de doenças; e ele os curou, impondo as mãos sobre cada um deles. Além disso, de muitas pessoas saíam demônios gritando: "Tu és o Filho de Deus!" Ele, porém, os repreendia e não permitia que falassem, porque sabiam que ele era o Cristo. (Lc 04:31-41 – NVI).

Conforme fazia a obra de Deus, a fama de Jesus ia se espalhando por toda a vizinhança (entre os que criam nEle e os que O criticavam). O mesmo é para cada um de nós. À medida que desenvolvermos a Boa Obra, a fama chegará para nós, não somente a fama entre os irmãos, mas também entre os ímpios. Pode ser que muitos de nós jamais sejamos reconhecidos na Terra, mas na eternidade sejamos apresentados a uma série de pessoas que se converteram por uma grande doação que levou o Evangelho para um lugar distante, a uma Palavra dita em algum lugar para alguém, etc. Portanto, não queiramos essa fama passageira, mas a fama que vem do Senhor.

Ok, ciente que a nossa fama deve ser reconhecida até entre os ímpios. Mas como fazer isso acontecer? O salmista nos dá uma mensagem que pode servir como base para que isso ocorra quando diz: “A minha vida está sempre em perigo, mas não me esqueço da tua lei. Os ímpios prepararam uma armadilha contra mim, mas não me desviei dos teus preceitos” (Sl 119:109-110 – NVI).

Não adianta, o inimigo sempre está à espreita de uma oportunidade para nos fazer sair do Caminho e, consequentemente, acabar com a nossa reputação. Mas, assim como o salmista disse, não podemos nos esquecer da Lei do Senhor e não nos desviarmos de Seus preceitos. Ora, seguindo tudo aquilo que a Palavra nos ensina e não saindo dessas orientações, como o inimigo poderá dizer algo de ruim sobre nós? Baseado em que ele poderia fazer isso?

Ainda que estejamos engatinhando na Fé, que a tentação esteja muito pesada, o pecado esteja forçando a porta para entrar, não entremos em desespero, oremos ao Senhor para que nos ajude e que nos guie em Seus caminhos, afinal Ele disse que guiará os cegos pelo caminho que nunca conheceram, fa-los-á caminhar pelas veredas que não conheceram; tornará as trevas em luz perante eles, e as coisas tortas fará direitas. Estas coisas Ele fará, e nunca os desamparará (Is 42:16).

Diante de todas essas coisas que aprendemos hoje, é o momento certo de pararmos e pensarmos: como está a nossa reputação? Os ímpios têm enxergado um(a) homem(mulher) de Deus que podem chegar e, mesmo sem crer, pedir uma oração para algum problema, ou estão vendo uma pessoa que se diz de Deus, mas faz as coisas erradas como qualquer outra?

Se o Senhor estiver nos guiando, a nossa reputação sempre será excelente. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário