Translate

domingo, 10 de junho de 2012

Sonda-nos Senhor.


Versículos Sl 13:03-05; 19:12; 26:01-02 e 139:23-24.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 08/06/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Olha para mim e responde, Senhor meu Deus. Ilumina os meus olhos, do contrário dormirei o sono da morte; os meus inimigos dirão: "Eu o venci", e os meus adversários festejarão o meu fracasso (Sl 13:03-04 – NVI).

A passagem acima começa com algo que não temos costume de fazer: chamar a atenção de Deus para nós. Mas como assim? Chamar a atenção do Senhor para nossas vidas, nada mais é do que entrar em Sua Presença e falar toda a Verdade que aprendemos em Sua Palavra como, por exemplo, aqueles de nós que estivermos passando por uma dificuldade financeira, entremos diante dEle e digamos, com todas as palavras, que não estamos vendo em nossas vidas aquilo que Ele declara em relação à prosperidade. Para outros, o problema é uma doença. Da mesma forma, devemos orar ao Senhor e dizer a Ele que não estamos vendo o Deus que cura, e que a Palavra nos apresenta, em nós. Assim deve ser para todas as áreas que, eventualmente, estejam sendo atacadas como o casamento, a santidade, a família, etc.

Na seqüência, a Palavra diz “responde”. Será que estamos fazendo as nossas coisas baseadas naquilo que o Senhor nos diz, ou será que “não temos tempo” para esperar a resposta e fazemos conforme nossa própria vontade? Ou ainda, por que será que estamos esperando a resposta de Deus para as nossas orações e elas não vem? Talvez seja porque o Senhor não possa responder, afinal, ainda há algo de errado em nossas vidas, como um desejo pecaminoso escondido, uma mágoa, um ódio, um ressentimento, um desejo de vingança, etc.

Pode ser que o que está impedindo Deus de responder-nos seja algo que nós sequer imaginamos. O rei Davi diz, em um de seus salmos, que quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço (Sl 19:12 – NVI)! Mais à frente, o mesmo Davi fala algo que pode ser “somado” a esse entendimento quando declara ao Senhor: Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno (Sl 139:23-24). Repetindo, às vezes o que está impedindo a resposta do Senhor chegar a nós é algo que nós nem sequer imaginamos como, por exemplo, um determinado costume religioso que ainda guardamos em nossos corações. O importante é entrarmos na Presença do Senhor e pedirmos que Ele nos sonde, nos mostre o que está de errado em nossas vidas, se há algum caminho mau que estamos seguindo. O Senhor irá nos mostrar e, na seqüência, basta abandonarmos o que nos for mostrado para que a reposta chegue até nós.

O mesmo rei Davi fez algo de muita coragem quando falou ao Senhor: Julga-me, SENHOR, pois tenho andado em minha sinceridade; tenho confiado também no SENHOR; não vacilarei. Examina-me, SENHOR, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração (Sl 26:01-02 – NVI). Será que temos a mesma coragem de Davi para pedir ao Senhor nos julgar nesse momento, ou será que se Ele fizer isso vai encontrar uma série de coisas erradas? Estamos andando em sinceridade e temos confiado no Senhor? Se Ele nos esquadrinhar encontrará tudo conforme Ele nos orientou através de Sua Palavra? Se a nossa resposta para qualquer uma dessas questões anteriores for um “não”, como queremos que o Senhor olhe para nós ou nos responda?

Outra coisa que pode nos acontecer é que a resposta já foi dada, porém, não estamos conseguindo enxergá-la. Precisamos pedir que o Senhor ilumine os nossos olhos através de Sua Palavra, pois Ela declara que lâmpada para os meus pés é Tua Palavra, e luz para o meu caminho (Sl 119:105). Se não estivermos nessa situação, estaremos dormindo o sono da morte. Quando estamos dormindo, estamos privados de nossos sentidos, ou seja, sem defesa e, justamente nessa hora, o inimigo nos atacará para nos vencer e festejar os nossos fracassos.

Portanto, caso algo que as Escrituras declaram não seja presente em nossas vidas, falemos disso com o Senhor. Ele é o nosso Pai sempre disposto a ouvir, e não alguém muito ocupado para nós. Depois aguardemos a Sua resposta. Caso ela não venha, vejamos se tem algo de errado em nossas vidas, peçamos ao Senhor que nos sonde e nos mostre o que O tem impedido de nos responder. Isso feito, nós veremos a Luz do Senhor nos iluminar e diante da claridade da Luz de Deus, nós venceremos o nosso inimigo (o diabo) e não ele a nós. Oh Glória a Deus. Peçamos a Ele que nos sonde agora mesmo. Que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário