Translate

domingo, 24 de junho de 2012

Atos estúpidos.


Versículos Gn 13:07-11; 19:09; 19:13 e II Pe 02:07.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 23/06/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os perizeus habitavam então na terra. E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos.Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda. E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar. Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro (Gn 13:07-11).

Ló cometeu um ato de profunda estupidez ao se afastar de seu tio Abrão, pois este possuía a Promessa do Senhor consigo (Gn 12:01-03), ou seja, se Ló tivesse permanecido ao lado dele, por consequência, a benção teria o alcançado também e não teria se encaminhado a Sodoma. Assim como Ló, muitos de nós buscamos nos separar de alguém para criar “nosso próprio ministério” ou para “sermos feliz de verdade”, por exemplo. Porém, não haverá maneira de algo dar certo, afinal, a Palavra diz que busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria (Pv 18:01).

A separação conjugal é condenada pelo Senhor, pois o que Deus ajuntou não o separe o homem (Mc 10:09), exceto em caso de adultério sem arrependimento (Mt 05:32 e 19:09). Em relação ao ministério, se o Senhor não nos tiver chamado para esse fim, também não haverá compromisso do Senhor para conosco nessa nova empreitada.

Por não ter a sabedoria necessária para “dar um basta” em relação às intrigas ocorridas entre seus pastores e os de Abrão, ou ter tido a humildade de reconhecer a sabedoria de seu tio e tê-lo permitido escolher primeiramente, Ló (tomado pela ganância de habitar em uma terra que parecia cheia de boas coisas) acabou indo parar em Sodoma. Quantos de nós, hoje, estamos passando por momentos de adversidade por termos tomado uma decisão errada, muitas vezes movidos pela ganância ou pela soberba, em relação a uma mudança de emprego, a obtenção de um imóvel, a compra de um veículo, etc? Ora, “mas o preço estava sensacional” ou “o salário era três vezes maior”. Não importa, pois não consultamos a Deus, assim como Ló. Como resultado estamos colhendo o mesmo que ele: habitando em Sodoma, uma terra aparentemente “fértil”, porém, tomada por aberrações que estão em desacordo com a Palavra do Senhor.

Por ter feito um ato desses, nem mesmo a família de Ló acreditava nele, pois, foi falar com seus genros, os quais iam casar-se com suas filhas, e lhes disse: "Saiam imediatamente deste lugar, porque o Senhor está para destruir a cidade! " Mas eles pensaram que ele estava brincando (Gn 19:14 – NVI). Até a nossa credibilidade junto à família é perdida ao fazermos coisas estúpidas. Nem mesmo os pecadores darão crédito ao que fizermos ou dissermos, pois não somos mais dignos de confiança por parte de ninguém, assim como Ló.

Ao decidir destruir Sodoma, o Senhor mandou dois anjos para resgatarem-no e à sua família. Esses anjos hospedaram-se na casa dele. Então vieram todos os homens de toda a parte de Sodoma à casa de Ló para terem relações como aqueles anjos. Mesmo oferecendo suas filhas, os sodomitas queriam os anjos e disseram: "Saia da frente!", gritaram. E disseram: "Este homem chegou aqui como estrangeiro, e agora quer ser o juiz! Faremos a você pior do que a eles". Então empurraram Ló com violência e avançaram para arrombar a porta (Gn 19:09 – NVI).

Isso é coisa muito séria, pois nem os pecadores imersos na mais profunda das trevas, sequer darão atenção ao que dissermos, mesmo que falemos algo da Palavra de Deus.

Mas Ló não tinha nenhuma qualidade? Sim, mesmo cometendo um ato de estupidez, ele permaneceu justo à ao Senhor e à Sua Palavra, não se entregando aos mesmos atos abomináveis que os de Sodoma praticavam. O apóstolo Pedro fala, em relação a ele, o seguinte: “mas (Deus) livrou  Ló, homem justo, que se afligia com o procedimento libertino dos que não tinham princípios morais” (II Pe 02:07 – NVI). Fica um recado do Senhor para nós: ainda que estejamos em um ambiente, ou uma situação, totalmente contrária à Palavra de Deus, não podemos nos corromper e adquirir os mesmos costumes desse lugar. Devemos nos manter justos, pois, dessa forma, o Senhor poderá nos livrar disso.

Poderíamos estender mais a mensagem em relação ao erro cometido por Ló, mostrando que, ao sair de Sodoma sua esposa olhou para trás e transformou-se em uma estátua de sal. Suas filhas, vendo que não possuíam mais seus futuros esposos, o embebedaram e relacionaram-se com ele. Como fruto desse incesto nasceram Moabe e Amom, que deram origem aos moabitas e amonitas, dois dos povos que mais deram trabalho aos israelitas. Entretanto, creio que a mensagem já entregou seu recado.

Como fundamentação básica, fica o seguinte: atos estúpidos, fatalmente, produziram frutos problemáticos. Portanto, entremos em oração diante do Senhor pedindo perdão por algum que, eventualmente, tenhamos cometido e permaneçamos justos para que Ele possa nos livrar de qualquer ataque do inimigo. Que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário