Translate

domingo, 3 de junho de 2012

Nós precisamos do Espírito Santo.


Versículos I Sm 16:13; 17:32-38, Jl 02:28-29, Mc 05:25-34, At 01:08; 10:44-45; 11:15; 12:01-04, Rm 12:01-02 e II Tm 01:07.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 01/06/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Rama (I Sm 16:13).

Eis o porquê Davi tornou-se um dos maiores personagens da Palavra e, até hoje, suas referências podem ser vistas, pois basta olharmos para a bandeira de Israel que possui a sua estrela como símbolo: o Espírito (Santo) do Senhor se apoderou dele. Mesmo sendo uma pessoa que viveu no “Velho Testamento” ele possuía o entendimento do “Novo Testamento”, o que mais à frente entenderemos melhor. E o que o Espírito do Senhor capacitou Davi a fazer? Vejamos na seqüência.

E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu. Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade. Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, eu saia após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava. Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo. E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça (I Sm 17:32-38). Trata-se de uma passagem bem conhecida.

Os filisteus estavam em guerra contra os israelitas. Um de seus homens, Golias, era um guerreiro extremamente bem preparado e havia passado uma série de dias e noites (40 para sermos precisos), desafiando o os homens do exército de Israel, porém, nenhum teve coragem de enfrentá-lo. Então Davi, que havia ido ao campo de batalha para levar mantimento aos seus irmãos, viu a cena e se ofereceu para lutar contra aquele homem. Retomando, então, o entendimento de nossa mensagem. Se o Espírito do Senhor não estivesse em Davi, ele não teria capacidade para enfrentar o leão ou o urso, afinal, o próprio reconheceu que o Senhor o livrara daqueles animais. Além disso, prestemos atenção que o rapaz refere-se ao gigante como “incircunciso” ou seja, aquele que não tem comunhão, não está debaixo da mesma vontade que a dele, que era com o Senhor Deus.

Esse pode ser o nosso problema. Por não estarmos em comunhão com o Senhor, não estarmos debaixo de Sua autoridade estamos perdendo a batalha para um “leão”, um “urso” ou um “gigante”. Será que não é por esse motivo que a tentação está nos vencendo, que a cura não vem ou a santidade não está em nós? Estamos buscando uma vida de comunhão com o Senhor, ou somente nos lembramos dEle quando a situação fica feia para o nosso lado? Pode ser que o nosso problema esteja em usar a armadura do Saul. Como assim? Talvez estejamos esperando que a oração de uma outra pessoa, a Fé de nosso cônjuge, a perseverança de nosso filho(a) nos traga a resposta, ou seja, estamos usando a “armadura” de outra pessoa. Algo que já vimos, mas que devemos sempre nos lembrar é que a o melhor para os outros pode nos atrapalhar. A armadura de Saul era boa para ele, mas não para Davi. A oração de uma outra pessoa pode ser boa para ela, mas não, obrigatoriamente, será para nós também. Pode ser que essa oração nos leve a idolatrar essa pessoa, afinal, quando ela ora, Deus responde. Ao invés disso, porventura, o Senhor esteja aguardando a nossa oração. Novamente esclarecendo que não é errado pedir oração, mas o errado é SÓ pedir oração.  

Ora, o Espírito Santo é fundamental na vida daquele que é Cristão, afinal, é através dEle que, conforme disse o Senhor Jesus, que receberemos poder quando o Espírito Santo descer sobre nós, e seremos Suas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra (At 01:08 – NVI). Ou seja, o Espírito nos dá o poder para batalhar seja em momentos de tranqüilidade (Jerusalém, que significa casa de paz), em nosso louvor (Judéia) em momentos de vigilância (Samaria) até mesmo nos momentos em que “aparentemente” estamos mais distantes do Senhor.

Vejamos uma passagem na qual conseguiremos fundamentar um pouco mais essa relação entre o poder e o Espírito, e que vai nos ajudar bastante nesse estudo. E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de uma hemorragia. Ela padecera muito sob o cuidado de vários médicos e gastara tudo o que tinha, mas, em vez de melhorar, piorava. Quando ouviu falar de Jesus, chegou-se por trás dele, no meio da multidão, e tocou em seu manto, porque pensava: "Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada". Imediatamente cessou sua hemorragia e ela sentiu em seu corpo que estava livre do seu sofrimento. No mesmo instante, Jesus percebeu que dele havia saído poder, virou-se para a multidão e perguntou: "Quem tocou em meu manto? " Responderam os seus discípulos: "Vês a multidão aglomerada ao teu redor e ainda perguntas: ‘Quem tocou em mim? ’" Mas Jesus continuou olhando ao seu redor para ver quem tinha feito aquilo. Então a mulher, sabendo o que lhe tinha acontecido, aproximou-se, prostrou-se aos seus pés e, tremendo de medo, contou-lhe toda a verdade. Então ele lhe disse: "Filha, a sua fé a curou! Vá em paz e fique livre do seu sofrimento" (Mc 05:25-34 – NVI).

Notemos que a utilização da palavra “poder” é comum tanto na passagem anterior, quanto nessa. Logo, Jesus (uma das pessoas da Trindade Santa, o Filho), notou que o poder de curar saiu dEle. Assim sendo, é justamente através do Espírito Santo presente em nossas vidas que teremos o poder necessário para enfrentar as trevas, a enfermidade, o infortúnio e exigir a sua de nossas vidas.

Alguém pode estar dizendo em seu íntimo nesse momento: “É tudo muito bonito mas eu não sou digno (ou não tenho capacidade) para possuir o Espírito Santo em minha vida”. Mero engano, pois Ele está acessível a todos nós, sem distinção, já que o Senhor diz em Sua Palavra que há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito (Jl 02:28-29). O Senhor disse toda a carne, não somente alguns escolhidos ou para algumas pessoas “especiais”.

Vamos deixar essa afirmação mais clara ainda, como se necessário fosse, reforçando ainda mais esse entendimento. Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava (At 02:01-04 – NVI).

Para os que ainda não estão convencidos que o Espírito Santo é para todos aqueles que são de Jesus, vamos à uma fundamentação incontestável e conclusiva. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus (At 10:45-46). Como já dissemos anteriormente, Ele está ao alcance de todos os que são Filhos de Deus, sejam os fiéis da circuncisão (os judeus), seja para os gentios (todos nós que aceitamos Jesus Cristo como Senhor e Salvador).

De lambuja, para aqueles que ainda estão com “um pé atrás” com essa informação, mais uma fundamentação é a que diz que quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio (At 11:15).

Até aqui está tudo muito bom, tudo perfeito, mas como saber se possuímos o Espírito Santo? Simples, estamos possuídos por Ele quando não temos medo da adversidade, porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação (II Tm 01:07). Se ainda estamos com medo do inimigo, da batalha, um medo sem explicação, etc, isso é sinal que o Espírito não está habitando em nós.

Atualmente – embora o mundo sofra com uma série de epidemias, pandemias, problemas com obesidade, doenças crônicas como o câncer, dentre uma série de outras – os problemas que mais crescem por todos os países, sejam desenvolvidos ou subdesenvolvidos, são os relacionados à mente: o stress, a depressão, a síndrome do pânico, a fadiga, etc, chegando a ponto de levar as pessoas ao suicídio. Coisa muito séria! Todas essas, sejam as primeiras ou as últimas citadas, tem no Espírito Santo o poder para curá-las. Caso alguém dentre nós se enquadre nessas características, nesse exato momento, devemos nos voltar ao Senhor e pedir que Ele nos capacite com Seu Espírito a cada dia mais e mais, para que possamos vencer esse inimigo.

Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12:01-02 – NVI). Não façamos como os que estão no mundo. Não tentemos nos ajustar aos seus moldes, mas nos ofereçamos em sacrifícios vivos ao Senhor, pois esse é o nosso culto racional (obediência lógica à Palavra de Deus). É justamente através da renovação de nossas mentes que nos transformamos e, a partir desse momento, estamos prontos  para experimentar todas as benesses do Senhor.

Busquemos então mais e mais comunhão com o Espírito Santo. Quem ainda não tiver, precisa meditar mais na Palavra, buscar mais do Senhor. Através dEle, Davi foi capaz de matar um leão, um urso e um gigante e não teve medo de enfrentá-los. O mesmo devemos fazer, obviamente que não fisicamente, mas espiritualmente. Cheios do Espírito, não teremos receio de enfrentar nenhum mal, além disso, eles não poderão se sustentar diante de nós. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário