Translate

domingo, 17 de junho de 2012

Rejeitemos a ansiedade.


Versículos I Sm 13:08-13, Sl 107:19-20, Mt 04:01-04; 06:31-34, Fp 04:06 e I Pe 05:07.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 15/06/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Mas tenho contado com a ajuda de Deus até o dia de hoje, e, por este motivo, estou aqui e dou testemunho tanto a gente simples como a gente importante. Não estou dizendo nada além do que os profetas e Moisés disseram que haveria de acontecer (At 26:22 – NVI).

A passagem acima destaca uma obra que todos os Cristãos deveriam estar empenhados em realizar: a de levar a Palavra de Deus a todos os tipos de pessoas, das mais humildes e necessitadas às mais poderosas e que, aparentemente, de nada tem falta. Entretanto, isso deve ser feito única e exclusivamente através daquilo que o Senhor fala pela Palavra, com a Sua ajuda e não de subterfúgios criados pelos homens para alcançar mais pessoas.

Nos dias atuais, muitas pessoas encontram-se em situação de extrema angústia, vazio, tristeza e, diante dessa situação, procuram o Senhor Deus nos mais diversos lugares, nas mais diversas religiões, porém, sem poder encontrá-lo, afinal, Jesus disse que Ele é o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por Ele (Jo 14:06), ou seja, sem conhecer verdadeiramente Jesus, nunca essa necessidade será suprida. Portanto, de nada adianta os rituais religiosos criados pelo homem, eles não passam de lixo da pior espécie.

Nos mais diversos templos religiosos encontram-se pessoas que buscam a mesma coisa que as que estão no Evangelho. Como assim? É isso mesmo, algumas estão doentes, outras falidas, outras na mais profunda depressão e, infelizmente, essas pessoas acham que nesse lugar vão encontrar a saída para os seus problemas, mas não vão já que a Palavra fala que há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte (Pv 16:35).

Logo, cabe àqueles que já são iluminados pela Luz do Senhor, levar a essas pessoas enganadas pelas ciladas armadas pelo inimigo, somente a Palavra do Senhor, nada mais que isso, pois Ela tem o Poder necessário para resolver qualquer problema de qualquer pessoa, mas, tomemos cuidado para não criarmos (assim como as religiões) dogmas e artimanhas para atrair as pessoas. Isso é desnecessário, uma vez que a própria Palavra já é o suficiente para isso. Vejamos no Santo Livro um exemplo de como isso acontece, com alguém que deve ser imitado por todos nós: Jesus.

Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; e, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus (Mt 04:01-04).

Ele estava em um lugar ermo, diante de uma adversidade e tentado pelo inimigo. O que foi que fez? Ele levantou-se e, usando um “passe de mágica”, mudou toda a situação. Nada disso, Jesus simplesmente usou aquilo que Moisés e os profetas ensinaram (Dt 08:03) ou seja, Ele apenas usou a Palavra para revidar à tentativa de ataque do inimigo e nada mais. Ora, se o Nosso Salvador fez isso, por que nós precisaríamos inventar algo a mais para que a obra do Senhor ocorresse? Além do mais, algo que Jesus disse e que deve ser ressaltado é que o homem viverá de TODA Palavra que sai da boca de Deus, e não de algumas como muitos de nós fazemos. Quando a Palavra é de prosperidade, cura, bênçãos, Glória a Deus, mas quando Ela nos chama atenção para algo de errado que estamos fazendo como o adultério, a desonestidade, uma fraude, etc, alguns dizemos: “Não concordo com isso aí não!” Jesus foi muito claro, são todas, do princípio ao fim da Bíblia e ponto final.

Agora vejamos um exemplo de quem não fez isso e o que ocorreu com ele, o rei Saul. E esperou Saul sete dias, até ao tempo que Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se dispersava dele. Então disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto, e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto. E sucedeu que, acabando ele de oferecer o holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar. Então disse Samuel: Que fizeste? Disse Saul: Porquanto via que o povo se espalhava de mim, e tu não vinhas nos dias aprazados, e os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás, eu disse: Agora descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda à face do SENHOR não orei; e constrangi-me, e ofereci holocausto. Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te ordenou; porque agora o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre (I Sm 13:08-13).

Ao ver que o profeta Samuel não estava retornando e que ele já estava perdendo o controle sobre o povo, Saul fez algo que não cabia a ele fazer, que não era de sua competência: ofereceu o holocausto, ele não fez conforme toda a Palavra, ou seja, ele criou “um artifício”. Como resultado disso tudo correu conforme o planejado? Nada disso, ele perdeu o seu reino. Ao fazermos as coisas em desconformidade com a Palavra, corremos o risco de ao invés de salvarmos uma pessoa, sermos responsáveis por levarmos ela à perdição eterna, e isso é muito sério. Uma outra coisa a ser destaca nessa passagem é que, devido à ansiedade pela volta de Samuel e por manter o controle sobre o povo, Saul cometeu um erro. O mesmo pode acontecer com qualquer um de nós.

A ansiedade é um pecado como qualquer outro. Pecado? Mas, por que? Porque ela nos leva a tomar atitudes que podem estar em desacordo com a Palavra, assim como o rei Saul, no ímpeto de obtermos uma resposta mais rapidamente possível, ou conforme a nossa vontade e não A do Senhor. Além do mais, ela própria está em desacordo com a Palavra que nos diz para não andarmos, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo nosso Pai celestial bem sabe que necessitamos de todas estas coisas; mas, busquemos primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas nos serão acrescentadas. Não nos inquietemos, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal (Mt 06:31-34).

Se os ímpios (aqueles que ainda não possuem Comunhão com o Senhor) têm que se preocupar com todas as suas necessidades e, por sua própria conta, correr atrás para se sustentar, por que os Filhos de Deus (que possuem a Filiação Divina) precisam fazer o mesmo se o Pai cuida de todos? Se estiverem buscando, em primeiro lugar, o Reino de Deus, todas essas coisas serão acrescentadas. Não há motivo para ansiedade.

Não bastasse a fundamentação acima, o apóstolo Paulo fala aos filipenses, algo que serve para um maior entendimento a respeito quando diz: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus” (Fp 04:06 – NVI). Algo nos está deixando ansiosos, entremos em oração e apresentemos esse problema ao Senhor. Clamemos o poder de Deus sobre nós e aguardemos com paciência a resposta que Ele nos mandará.

Uma terceira, e derradeira, fundamentação vem através do apóstolo Pedro que diz: “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês” (I Pe 05:07 – NVI). Que lindo! Oh Glória a Deus! Muito obrigado por Seu cuidado em nossas vidas Senhor!

A ansiedade é desnecessária diante de qualquer situação, pois temos a solução para todos os problemas na Palavra e basta apenas clamarmos para o Senhor nos ouvir e nos ajudar, afinal, está escrito que na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os salvou da tribulação em que se encontravam. Ele enviou a sua palavra e os curou, e os livrou da morte (Sl 107:19-20 – NVI).

Assim sendo, não devemos ficar ansiosos por nada. Ainda que esteja demorando a aquele parente, amigo, irmão, cônjuge, etc, vir a Jesus, no momento certo isso irá acontecer. Além do mais, não é necessária a criação de qualquer artimanha para que as coisas aconteçam, ou que alguém se converta. Basta apenas levarmos a essa pessoa a Palavra de Deus. O demais, o próprio Senhor Deus fará. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário