Translate

domingo, 3 de junho de 2012

Jesus: o Senhor dos Exércitos.


Versículos I Sm 01:11; 17:44-47, Sl 84:12; 89:08, Is 47:04 e Hb 05:09.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 02/06/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

O nosso redentor cujo nome é o SENHOR dos Exércitos, é o Santo de Israel (Is 47:04).

Jesus Cristo é o Filho de Deus e o nosso Senhor e Salvador, porém, além disso, Ele também é o Senhor dos Exércitos, ou seja, o comandante-chefe de todas as tropas e grupamentos celestiais do Senhor Deus.

O Exército é uma força de combate especializada em batalhas, em enfrentamentos e isso é  também em relação às tropas Celestiais, onde Jesus é o comandante. Tradicionalmente, o Exército entra em uma batalha com um único objetivo: destruir o inimigo. É também por esse mesmo motivo que Jesus entra em nossas batalhas: destruir o diabo, suas tropas e todos os males que os acompanham.

A Palavra nos mostra passagens onde o Senhor das batalhas é invocando. Vejamos na seqüência um exemplo ocorrido com Ana, a mãe do profeta Samuel. Elcana, pai de Samuel tinha duas mulheres Ana, que não possuía filhos e Penina que já era mãe. Esta segunda provocava excessivamente Ana por não possuir filhos. Foi então que Ana fez um voto com o Senhor dos Exércitos: "Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados" (I Sm 01:11 – NVI). Ana invocou à batalha que atravessava o Homem de guerra. Como resultado ela foi mãe de Samuel, um homem muito utilizado por Deus.

Por que não fazemos a mesma coisa? Por que não invocar o Senhor dos Exércitos para as nossas batalhas? Como alguém experimentado em combate, Ele terá todas as estratégias necessárias para derrotar o inimigo.

Um outro exemplo muito conhecido, mas que vai nos ajudar bastante a entender a mensagem é a batalha de Davi contra Golias. Trata-se de uma passagem bem conhecida que vamos resumir, rapidamente. Os filisteus estavam em guerra contra os israelitas. Um de seus homens, Golias, era um guerreiro extremamente bem preparado e havia passado uma série de dias e noites (40 para sermos precisos), desafiando o os homens do exército de Israel, porém, nenhum teve coragem de enfrentá-lo. Então Davi, que havia ido ao campo de batalha para levar mantimento aos seus irmãos, viu a cena e se ofereceu para lutar contra aquele homem. Davi partiu para o combate com uma funda e pedras. Golias ficou irado pelo ato e amaldiçoou a Davi pelos seus deuses.

Então, Golias disse a Davi: "Venha aqui, e darei sua carne às aves do céu e aos animais do campo!" E Davi disse ao filisteu: "Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos" (I Sm 17:44-47 – NVI).

Para um combate, o que fez Davi? Colocou na batalha alguém especializado nesse assunto: o Senhor dos Exércitos. Ora, o então jovem e futuro rei de Israel, não fez nada de diferente, não usou nenhuma fórmula mágica, ele apenas colocou em ação a Palavra que diz que bem-aventurado é o homem que põe a sua confiança no Senhor dos Exércitos (Sl 84:12). Esse pode ser o nosso problema, pois, embora tenhamos o conhecimento da Palavra, creiamos em Jesus, bem lá no mais íntimo do nosso ser, talvez, não achemos que Ele tem o poder e o conhecimento suficiente para nos ajudar. Se isso tem nos acontecido trata-se de um sinal de que estamos em pecado, uma vez que não cremos verdadeiramente nEle, mas sim aparentemente e, dessa forma, Jesus não vai nos atender, afinal, Ele, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem (Hb 05:09 – NVI), e não para os que “fingem” que o obedecem.

Lembremos que pecado é toda e qualquer desobediência à Palavra de Deus e se não cremos em Jesus, não O estamos obedecendo e Ele foi muito claro ao dizer: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus (Jo 11:44)? Ou seja, se não cremos, consequentemente  não veremos e ponto.

O Senhor é fiel em tudo para conosco, como Pai atencioso, amoroso e preocupado com Seus filhos que é, Ele nos chama atenção na hora que merecemos e nos auxilia nos momentos em que precisamos. Ó Senhor, Deus dos Exércitos, quem é semelhante a ti? És poderoso, Senhor, envolto em tua fidelidade (Sl 89:08 – NVI). Ele sempre foi, é e será fiel às Suas Promessas. Basta que nós façamos a nossa parte.

Dessa forma, não importa qual batalha estejamos enfrentando, chamemos alguém especializado, com vivência e conhecimento nessa área: Jesus Cristo, o Senhor dos Exércitos. Como excelente comandante, Ele nos conduzirá em triunfo à vitória. Basta crermos nEle. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Um comentário: