Translate

domingo, 18 de novembro de 2012

Mãos limpas, coração puro e boca verdadeira.



Versículos: Sl 24:01-05, Dn 06:01-04, I Sm 16:06-07, Sl 66:18 e Pv 12:17-19.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 03/12/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).


[Salmo de Davi] Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam, porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios. Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente (Sl 24:01-04).

Mesmo aquelas pessoas que aparentemente não estão nem um pouco interessadas nas Boas Novas de Jesus possuem a benção de Deus sobre suas vidas, afinal a terra, o mundo e todos aqueles que vivem nele, pertencem ao Senhor, basta que eles tomem a posição de possuir a Cristo como Senhor e suficiente Salvador, para que a ação de Deus possa entrar em ação em suas vidas. Nessa passagem, temos importantes instruções que o Senhor nos dá para termos uma vida abundante e tranqüila: ter mãos limpas, ter um coração puro e uma boca que pronuncie as coisas boas como testemunho à cerca de Jesus e do Evangelho.

Devemos ter as nossas mãos limpas, ou seja, as coisas conquistadas, através das bênçãos do Senhor, com o nosso esforço e não com falcatruas, desvios, fraudes ou outros “trambiques” que nos tragam vantagem.

A Palavra de Deus nos mostra um homem que possuía essas características, o profeta Daniel. Pareceu bem a Dario constituir sobre o reino cento e vinte príncipes, que estivessem sobre todo o reino; e sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Então o mesmo Daniel sobrepujou a estes presidentes e príncipes; porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino. Então os presidentes e os príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa (Dn 06:01-04). Precisamos ser homens e mulheres que, por mais funda e invasiva seja a busca ou pesquisa sobre nós, não se encontre nenhuma mancha ou motivo para nos condenar por nada.

Outra importante instrução é ter o coração puro. Já aprendemos que o coração é algo tão importante que nem o Senhor entra nele sem autorização. Ainda que tenhamos aparência de ótimos Cristãos, não perdemos um culto, somos incapazes de sonegar ou fraudar alguém, mas o nosso coração tem algo escondido, um desejo pecaminoso, uma mágoa, uma revolta, é justamente por lá que o mal entra.

A Bíblia nos mostra um caso bem prático de como é importante a pureza de coração. O profeta Samuel havia ido à casa de Jessé para ungir o novo rei de Israel, e sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o SENHOR o seu ungido. Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração (I Sm 16:06-07). Ora, o diabo sabe que muitos não se prostituem, não se embriagam, não se drogam, não são adúlteros, entretanto se acham mais espirituais que as outras pessoas, ou se magoam facilmente, basta alguém falar em um tom um pouco mais alto que a mágoa, a revolta tomam o coração e é isso exatamente o que ele faz com que aconteça, já que se isso ocorrer estaremos sem a proteção de Deus, pois a Palavra nos adverte que se atendermos à iniqüidade no nosso coração, o Senhor não nos ouvirá (Pv 66:18). Precisamos orar para que esse mal não nos domine, se alguém nos ofendeu, nos maltratou, não foi justo conosco, abençoemos aquela pessoa, pois se ela não foi justa, Deus é justo e batalha por nós.

A terceira instrução que O Senhor nos dá é para termos uma boca verdadeira, que não jura enganosamente. Aquele que mente não pode ter parte com Deus e está na mão do inimigo, já que ele é o pai da mentira e não há verdade nele (Jo 08:44), em compensação, aquele que é verdadeiramente de Deus, só diz a verdade e o que assim procede manifesta a justiça, mas a falsa testemunha diz engano. Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde. O lábio da verdade permanece para sempre, mas a língua da falsidade, dura por um só momento (Pv 12:17-19). Em outras palavras, a mentira promove apenas um prazer momentâneo que rapidamente se dissipa e nos conduz à perdição eterna, já a verdade, dura para sempre e nos conduz à salvação, Aleluia! 


Lembremos sempre dessas três instruções extremamente importantes que o Senhor nos deu, ter mãos limpas, ter um coração puro e uma boca verdadeira, aqueles que seguem essas orientações, a Palavra diz que estes receberão a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação (Sl 24:05). Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

4 comentários:

  1. Gostei do ensinamento só faltou o terceira instrução ki e não entregar a alma a vaidade

    ResponderExcluir
  2. Gostei do ensinamento só faltou o terceira instrução ki e não entregar a alma a vaidade

    ResponderExcluir
  3. Muito bom e proveitoso o ensinamento,que Deus continue sempre te usar como vaso Dele pastor.Se temos coração puro ,mãos limpas e lábios verdadeiros dificilmente nossa alma será entregue a vaidade.A graça e a paz de Deus Pai e do Nosso Senhor Jesus Cristo,a todos irmãos.

    ResponderExcluir