Translate

domingo, 4 de novembro de 2012

Não sejamos autossuficientes.



Versículos Sl 127:01, Pv 03:21-26, Lc 22:31-34, Jo 15:05, I Co 16:09 e Jd 01:24.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 02/11/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos (Lc 22:31-32).

Havia, no mundo espiritual, uma batalha entre o Senhor e o inimigo por Pedro. O Senhor Jesus então orou por ele para que o apóstolo não se perdesse. O mesmo tem ocorrido a todo instante. O Senhor tem batalhado por todos os que estão aqui no mundo para que o inimigo não leve ninguém cativo com ele para as trevas. Dessa forma, assim como fez Jesus, temos que orar por todos os que nos cercam, para que eles não sejam peneirados (cirandados) como o trigo.

Pedro, porém, não aceitou essa Palavra de Jesus. E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte. Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces (Lc 22:33-34). Isso acontece também conosco. Às vezes, quando encontramos um irmão, ele pode nos perguntar: “Você tem orado?”, ou “Como está a sua comunhão com Deus?”. Ao invés de encararmos isso como um convite a nos analisamos, encaramos com reclamação, pois perguntamos: “Mas o que ele(a) tem a ver com isso? Por acaso isso é da conta dele(a)?”.

Assim como Pedro, nós nos achamos autossuficientes, pois estamos tão próximos de Deus que estamos “em um alto nível espiritual, acima de outras pessoas da igreja”, ou, se necessário, “pagarmos o preço por sermos de Deus”, assim como achava o apóstolo. Pura bobagem. Pedro, definitivamente, era um homem de Deus, mas isso não impediu que o inimigo quisesse cirandá-lo, ou seja, ele precisou que Jesus intercedesse, orasse por ele para que não fosse conduzido à destruição, afinal, Jesus foi claro em dizer que: “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15:05).

Em outras palavras, Jesus está dizendo: “Pedro, mesmo achando que você está preparado para qualquer problema, sem a minha companhia, você será destruído”, “João, mesmo você tendo todo o conhecimento científico necessário para prestar esse concurso, sem a minha ajuda você não conseguirá o resultado esperado”, “Maria, mesmo sendo a melhor corretora e a que mais conhece o mercado em que trabalha, sem a minha participação a sua venda não vai se concretizar   ”, etc. Não adianta, precisamos consultar o Senhor em tudo o que formos fazer, pois Ele é àquele que é poderoso para nos guardar de tropeçar, e apresentar-nos irrepreensíveis, com alegria, perante a Sua glória (Jd 01:24).

Não importa o que vamos fazer, temos que consultar o Senhor, afinal, Ele enxerga as coisas que nós não conseguimos. Mas alguém pode dizer: “Passei tanto tempo esperando para comprar essa casa, agora que ela está a um preço tão bom não posso perder essa oportunidade!”. E se a vizinhança do imóvel se deteriorar e ele se desvalorizar? E se lá tiver um vizinho com o qual não teremos paciência, que ouve um tipo de música que não nos agrada, que não é uma pessoa de fácil convívio? Nós não sabemos disso, mas o Senhor sabe de todas as coisas e pode nos livrar desses problemas.

Outra pessoa pode dizer: “Mas essa é a pessoa dos meus sonhos. Não posso perder a oportunidade de me casar com ele(a)”. E se depois do casamento essa pessoa se mostrar diferente da que pensamos, intolerante com algumas de nossas imperfeições, com outro tipo de caráter, etc? Antes de tomarmos essa decisão, oremos ao Senhor e peçamos a Ele: “Senhor, estou com planos de me casar com tal pessoa. Aos meus olhos é agradável, mas o eu só enxergo o que está diante deles, já o Senhor olha para o coração. Se não for de Sua vontade, coloque a mão e atrapalhe esse meu plano!”. Porém, costumamos orar de maneira inversa, não é mesmo? “Senhor, não deixe que nada atrapalhe!”, enquanto deveríamos orar para que Ele próprio atrapalhe, se não for da vontade dEle.

Não adianta tentarmos nada sem a aprovação do Senhor, pois se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda (Sl 127:01 – NVI). Sem Ele em nossos planos, em nossas decisões, por mais bem encaminhada, mais certa que esteja a situação, ela vai dar errada.

Salomão, o homem mais sábio que já existiu e vai existir, deixou conselhos importantes para seus filhos, que também os são para todos nós. Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista; trarão vida a você e serão um enfeite para o seu pescoço. Então você seguirá o seu caminho em segurança, e não tropeçará; quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranqüilo. Não terá medo da calamidade repentina nem da ruína que atinge os ímpios, pois o Senhor será a sua segurança e o impedirá de cair em armadilha (Pv 03:21-26 – NVI).

Ora, diferentemente de Pedro, sejamos sensatos ao recebermos uma Palavra que, aparentemente, não nos será necessária na hora, porém, Ela pode ser fundamental para que tomemos uma atitude que mudará os rumos de nossas vidas, uma vez que a sensatez e o equilíbrio nos levarão a seguir nossos caminhos com segurança, sem tropeçarmos, teremos um sono tranqüilo (que muitos infelizmente não tem tido), não recearemos a calamidade repentina e, principalmente, teremos o Senhor como segurança para impedir que caiamos nas armadilhas do inimigo.

Mesmo depois de uma grande vitória, temos que manter a sensatez e o equilíbrio, porque se abriu para mim uma porta ampla e promissora; e há muitos adversários (I Co 16:09 – NVI). Como dissemos uma série de vezes, andar com Jesus não significa que não teremos batalhas a enfrentar, mas que não estaremos sozinhos nelas. Ter Jesus em nossos barcos, não significa ausência de tempestades, mas que o barco não vai afundar. Ao conseguirmos uma grande benção, não nos julguemos especiais por isso, mas louvemos ao Senhor por Sua misericórdia e por ter nos conduzido em triunfo.


Portanto, não nos julguemos autossuficientes, pois aprendemos hoje que sem Jesus, não somos capazes de vencer nenhuma batalha, por mais simples que ela seja, tal qual a Josué, que não consultou a Deus e perdeu a batalha contra a pequena cidade de Ai (Js 07). Não importa o que vamos fazer, primeiramente, consultemos o Senhor, aguardemos a Sua resposta e façamos conforme a Sua orientação, independente dos nossos planos e das nossas vontades. Lembremos, sensatez e equilíbrio são fundamentais para termos o Senhor ao nosso lado, nos livrando das armadilhas do inimigo. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário