Translate

domingo, 25 de novembro de 2012

Não temos que temer a má notícia.



Versículos Sl 112:07-08; 103:20, Mt 12:33-37 e Mc 05:21-43.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 23/11/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor (Sl 112:07 – NVI).

Os dias maus, as más notícias são inevitáveis, afinal, o Senhor Jesus nos disse que no mundo teríamos aflições (Jo 16:33). Porém, o Cristão não tem porque temer a má notícia, pois seu coração estará firme e confiando no Senhor. Além disso, o seu coração está seguro e nada temerá. No final, verá a derrota dos seus adversários (Sl 112:08 – NVI).

Vejamos na Palavra um exemplo de alguém que não se deixou abalar por uma má notícia, o Senhor Jesus. E, passando Jesus outra vez num barco para o outro lado, ajuntou-se a ele uma grande multidão; e ele estava junto do mar. E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés, e rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva (Mc 05:21-23).

Jairo foi muito corajoso ao buscar o auxílio de Jesus, pois os judeus eram contrários ao Senhor e, como um dos principais da sinagoga, tinha influência naquela sociedade, porém, diante da eminente morte de sua filha, ele abandonou tudo isso e buscou ajuda do Messias. O mesmo pode ser dito para alguém dentre nós que está padecendo de alguma obra do inimigo em sua vida, ou na vida de sua família. Pode ser que essa pessoa não busque a Jesus porque é um importante profeta de alguma religião e, diante dessa atitude, poderia perder seu papel de destaque na sociedade em que vive. Isso deve ser abandonado, pois é exatamente isso que o inimigo quer que essa pessoa faça, já que desse modo ele o(a) terá em suas patas imundas. Abandonemos esse aparente “sucesso social” e busquemos a Jesus, pois só Ele é o caminho, a verdade, a vida e ninguém vai ao Pai senão por Ele (Jo 14:06), em outras palavras, somente Ele tem o poder necessário para transformar as nossas vidas e nos libertar de todo o mal.

E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava. E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue, e que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior; ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei. E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal. E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão, e disse: Quem tocou nas minhas vestes? E disseram-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou? E ele olhava em redor, para ver a que isto fizera. Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade. E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal (Mc 05:24-34). Essa passagem tem uma série de ensinamentos, alguns que já até aprendemos, mas que não são o foco de nossa mensagem de hoje, porém, vamos destacar alguns pontos importantes.

Tal qual q Jairo, aquela mulher foi muito corajosa, pois, para a lei judaica, aquela mulher que sofria de hemorragia estava impura, não poderia sequer viver em sociedade com outras pessoas, quanto mais tocar em alguém, porém, ela focou na sua benção e foi buscá-la, independentemente das circunstâncias.

Agora, fica a seguinte pergunta: Será que Jesus não sabia que era ela que O havia tocado? Claro que sim, afinal, Ele era o Filho de Deus e poderia muito bem apontar para quem havia feito aquilo. Então, por que ele ficou procurando para saber quem o havia tocado? Porque Ele queria ouvir o testemunho público daquela mulher. Temos que publicar nossos testemunhos daquilo que o Senhor fez em nossas vidas. Hoje em dia, com o advento das redes sociais, as pessoas publicam uma série de detalhes e acontecimentos de suas vidas, por que não publicar também uma benção que o Senhor operou em nossas vidas?

Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade. E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal (Mc 05:33-34). Notemos que a mulher contou a Jesus TODA a verdade e não 50% ou 99% dela, mas 100%. Somente dessa forma ela foi chamada de filha, abençoada pelo Senhor e liberta de seu mal. Enquanto não contarmos ao Senhor e a quem ofendemos (se for o caso) toda a verdade, não seremos filhos do Senhor, Ele não poderá nos ajudar e o mau não sairá de nossas vidas. Caso tenhamos que confessar algo, o façamos primeiramente ao Senhor e depois a quem ofendemos, pois somente dessa maneira alcançaremos nossa salvação, assim como a mulher dessa passagem.

Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre (Mc 05:35)?

Às vezes, durante as nossas batalhas contra o inimigo, sofremos uma aparente derrota. Jairo estava andando ao lado de Jesus que foi com ele para curar a sua filha, porém, já era tarde demais, pois a menina estava morta. O mesmo pode acontecer conosco. Durante a batalha, por exemplo, para a libertação de um filho(a) das drogas, ele(a) acaba se afundando ainda mais no vício, acabada preso por tráfico, etc. Ou ainda, durante a batalha para a restauração de nosso casamento, o cônjuge entra na justiça para pedir o divórcio ou sai de casa para viver com uma outra pessoa. Nessa hora, é perfeitamente inteligível o sentimento que se abate sobre alguns de nós de: “bom, agora já é tarde demais”. Mas quem disse isso? Jesus? Claro que não, é o diabo tentando nos fazer abandonar a nossa busca ao Senhor.

E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente (Mc 05:36). Meu irmão, minha irmã, Jesus está nos dizendo: “Eu não disse que é o final para vocês, creiam no que está na Palavra de Deus, foi só um contratempo, mas não o final do combate, continuemos em nossa luta contra o inimigo!” Não deixemos que as outras pessoas nos tirem o ímpeto da batalha contra o infortúnio que nos atinge, pois Jesus está ao nosso lado e precisa apenas que não temamos e creiamos somente.  

E não permitiu que alguém o seguisse, a não ser Pedro, Tiago, e João, irmão de Tiago. E, tendo chegado à casa do principal da sinagoga, viu o alvoroço, e os que choravam muito e pranteavam. E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme (Mc 05:37-39). Mas, afinal de contas, a menina estava morta ou dormindo? Definitivamente ela estava morta. Mas por que Jesus disse então que ela dormia? Porque Jesus estava colocando em prática a Palavra de Deus e estava chamando à existência as coisas que não são como se já fossem (Rm 04:17).

Eis o porquê Jesus sempre tinha o Pai ao Seu lado: Jesus apenas colocava em prática a Palavra de Deus. Todos temos a convicção que Jesus estava cheio do Espírito Santo, o que, por consequência, significa que Ele vivia a plenitude da Palavra, ou seja, A aplicava em tudo o que fazia, e Ela diz: “Bendigam ao Senhor, vocês, seus anjos poderosos, que obedecem à sua palavra (Sl 103:20 – NVI)”. Jesus, através de Seus atos, bendizia e obedecia à Palavra, pois, em todo o Santo Livro, não vemos uma única situação em que Jesus tenha agido diferentemente ao que Ela fala.

"Considerem: uma árvore boa dá bom fruto; uma árvore ruim, dá fruto ruim, pois uma árvore é conhecida por seu fruto. Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom, do seu bom tesouro, tira coisas boas, e o homem mau, do seu mau tesouro, tira coisas más. Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado" (Mt 12:33-37 – NVI). Jesus, como uma árvore que dá bons frutos, tinha apenas coisas boas em Seu coração, ou seja, a Sua boca apenas falava coisas boas, pois o mesmo tinha em Seu interior. Será que não é esse o nosso problema? Vivemos aparentemente como Cristãos, as pessoas nos julgam como tal, mas diante de alguma adversidade, abrimos a boca e começamos a xingar outras pessoas, falarmos uma série de palavras de baixo calão, ou ainda, não falamos conforme a Palavra quando temos a oportunidade. É hora de pararmos e refletirmos a respeito disso. Examine-se, pois, o homem a si mesmo (I Co 11:28).

Voltando então a Jairo. E riam-se dele; porém ele, tendo-os feito sair, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que com ele estavam, e entrou onde a menina estava deitada (Mc 05:40). Temos que estar preparados para as zombarias que enfrentaremos seguindo Jesus. Não devemos ligar para isso.

E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te. E logo a menina se levantou, e andava, pois já tinha doze anos; e assombraram-se com grande espanto. E mandou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e disse que lhe dessem de comer (Mc 05:41-43). Como já estudamos antes, eis aqui uma aparente contradição: por que Jesus quis que o testemunho da mulher hemorrágica se tornasse público e pediu para não contar nada a respeito da menina e ainda pediu para que lhe dessem de comer? O que Jesus queria é que a própria menina desse o testemunho do que havia acontecido a ela e, para isso, ela tinha que estar forte, alimentada. O mesmo serve para nós também. Algumas pessoas, devem ser alimentadas com mais da Palavra para que elas próprias testemunhem sobre o que se passou com elas e não voltem a padecer daquele mau novamente. Portanto, não há nenhuma contradição na Palavra.


Logo, Jesus não temeu quando ouviu a notícia de que a menina havia morrido, ao contrário, Seu coração estava firme e confiante no Senhor Deus. Temos que ter a mesma atitude do Senhor, não temendo nenhum ataque do inimigo, pois no final veremos a derrota de nossos inimigos. Lembremos, Jairo teve o Senhor Jesus andando ao seu lado, mas nós somos muito mais privilegiados que ele, pois temos o Senhor vivendo dentro de cada um de nós, de nossos corações. Oh, Aleluia. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!
 




Um comentário:

  1. Gostaria de saber se na bíblia existe a frase?
    Vai dar tudo certo !
    E qual episódio da bíblia poderia verificar ?
    Muito obrigado !

    ResponderExcluir