Translate

domingo, 18 de novembro de 2012

O Senhor sabe de tudo.



Versículos II Rs 05:20-27, Pv 07:01-07 e Mt 09:01-04.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 16/11/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Meu filho, obedeça às minhas palavras e no íntimo guarde os meus mandamentos. Obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida; guarde os meus ensinos como a pupila dos seus olhos (Pv 07:01-02 – NVI).

A pupila é uma das regiões mais sensíveis do corpo e, justamente por isso, ao menor sinal de ameaça a ela, o nosso corpo tende a protegê-la (fechando o olho) evitando assim qualquer risco de lesão. O mesmo deve acontecer com nossa vida espiritual. Ao menor sinal de ameaça (tentação), temos que estar ligados a Deus de uma tal maneira que o nosso espírito imediatamente já repreenda essa ameaça, Em Nome de Jesus. Para isso, temos que obedecer às Palavras do Senhor e guardar, no mais profundo íntimo, os Seus mandamentos, dessa forma, teremos vida, caso contrário, estaremos fadados à morte eterna.

Amarre-os aos dedos; escreva-os na tábua do seu coração. Diga à sabedoria: "Você é minha irmã", e chame ao entendimento seu parente; eles o manterão afastado da mulher imoral, da mulher leviana e suas palavras sedutoras (Pv 07:03-05 – NVI). Com a Palavra guardada em nossos corações, a sabedoria e o entendimento estarão ao nosso lado, afastando assim a mulher imoral, a leviana e suas palavras sedutoras. A mulher aqui citada não representa, necessariamente, uma situação que envolve pessoa do sexo feminino (para alguns sim, como os adúlteros, por exemplo), mas também qualquer “nova doutrina” que se apresente para nós.

Por exemplo, uma pessoa que faz a obra de Deus e tem sido muito usada pelo Senhor para tal fim. Alguém pode chegar a essa pessoa e começar a elogiá-la, exaltá-la, dizer que ela está em um “nível espiritual destacado dos demais”, etc, enfim, utilizar as palavras sedutoras. Infelizmente, alguns caem nessa cilada do inimigo e passam a acreditar que o “seu poder espiritual” está tão elevado que pode fazer a obra do Senhor da maneira que ela acha ser a certa, e não da maneira que o Senhor manda fazer. Agindo dessa forma, essa pessoa já está nas mãos do inimigo, pois deixou de lado a Palavra, a sabedoria e o entendimento.

Da janela de minha casa olhei através da grade e vi entre os inexperientes, no meio dos jovens, um rapaz sem juízo (Pv 07:06-07 – NVI). O Senhor Deus vê tudo a nosso respeito. Ele olha por entre as grades e nos enxerga em meio aos nossos erros (rapaz sem juízo). Não importa o quão escondido esteja o nosso pecado aos homens, para o Senhor ele está escancarado e projetado em “uma tela de cinema”. Pode até ser que passemos a vida toda sem termos esses pecados descobertos, mas o Senhor sempre soube e sempre saberá dessa nossa falha.

Vejamos na Palavra uma passagem que irá fundamentar mais esse entendimento. E, entrando no barco, passou para o outro lado, e chegou à sua cidade. E eis que lhe trouxeram um paralítico, deitado numa cama. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados (Mt 09:01-02). Ora, aparentemente, aquele homem sofria de um problema de saúde. Por que então o Senhor disse a ele que seus pecados estavam perdoados? Porque, em alguns casos, a cura só virá após o perdão dos pecados. O mesmo pode acontecer, por exemplo, com a prosperidade, que só virá após o perdão dos pecados.

Entretanto, algo que chama muito a atenção nessa passagem é que, em momento algum, o paralítico retrucou Jesus dizendo coisas do tipo: “Mas eu vim aqui para ser curado! Em que os meus pecados se relacionam a isso? Quem é esse homem para falar dos meus pecados?” Ao contrário, o homem ficou em silêncio e aceitou a sua “repreensão”. O mesmo deve ocorrer conosco. Ao sermos confrontados com uma Palavra do Senhor de repreensão, não temos que nos irar contra Ela, ao contrário, temos que agradecer ao Senhor por ainda nos dar essa chance de enxergarmos a verdade e mudarmos a nossa situação. Nós não temos que receber a Palavra que nós queremos, mas a que o Senhor quer que recebamos.

E eis que alguns dos escribas diziam entre si: Ele blasfema. Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações (Mt 09:03-04)? Não adianta escondermos nada de Jesus, pois Ele conhece nossos pensamentos e nossos corações. Logo, não adianta fingir com o Senhor, pois Ele sabe toda a verdade.

Não bastasse essa passagem, vejamos outra para fundamentar ainda mais esse entendimento de que o Senhor sabe de tudo a nosso respeito. Trata-se da cura do general Naamã, mensagem que já estudamos bastante, mas que nos ajudará bastante novamente.

O general estava com o corpo coberto por lepra. Uma garota (que era serva e que fora levada cativa à Síria quando seus exércitos atacaram Israel), disse à esposa de Naamã que havia um profeta em Samaria que poderia curá-lo. O general partiu para encontrar Eliseu (o profeta citado pela menina). Ao chegar na casa dele, Eliseu sequer recebeu Naamã e mandou dizer a ele que teria que se banhar no rio Jordão sete vezes. De início, o general revoltou-se por não ser recebido pelo profeta, porém, convencido por seus servos, acabou fazendo o que Eliseu havia dito e ficou livre de sua lepra. Naamã queria dar presentes a Eliseu por sua cura, o que ele recusou e atribuiu a cura ao Senhor Deus. Na seqüência, partiu o general de volta ao seu país.

Então Geazi, servo de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da sua mão alguma coisa do que trazia; porém, vive o SENHOR que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa (II Rs 05:20). A pessoa, quando está em pecado, encontra-se mergulhada nas trevas de um modo tão absurdo, que é capaz de envolver o Senhor em seus erros. Alguns chegam a dizer algo do tipo: “Se Deus quiser, com esse novo amor serei feliz, pois achei o homem (ou a mulher) de minha vida”. Vai nada, pois achou o homem (ou a mulher) de sua morte. Outros podem dizer: “Encontrei a brecha legal que me permite transferir esse dinheiro para uma outra conta, sem que seja necessário o pagamento de impostos”. Encontrou a brecha legal que vai levá-lo(a) para o inferno.

E foi Geazi a alcançar Naamã; e Naamã, vendo que corria atrás dele, desceu do carro a encontrá-lo, e disse-lhe: Vai tudo bem? E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas (II Rs 05:21-22). Em pecado, a nossa natureza é tão má que inventa rapidamente uma história para justificar nossos erros, nossas falhas, afinal, ele(a) não me dava atenção, eu ganhava pouco onde trabalhava, etc.

E disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupas; e pô-los sobre dois dos seus servos, os quais os levaram diante dele. E, chegando ele a certa altura, tomou-os das suas mãos, e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e foram-se. Então ele entrou, e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte (II Rs 05:23-25).

Será que Eliseu perguntava a Geazi, o tempo todo, aonde ele ia? Claro que não! Aquela foi a chance que o Senhor deu a Geazi de confessar seu erro, se ajustar e pedir perdão pelo seu ato. Porém, ele não aceitou a oportunidade de se consertar, ao contrário, ainda respondeu com uma mentira. Oh irmãos, o Senhor não é mau para nos julgar sem nos dar uma oportunidade de nos arrependermos. Às vezes essa oportunidade vem com uma pergunta, uma conversa, um exemplo de outra pessoa que passou pelas mesmas coisas que estamos passando. Essa é a nossa oportunidade de reconhecermos nossos erros. Não deixemos que ela passe e leve consigo a benção que o Senhor mandou com ela. Não insistamos no erro como fez Geazi.

Porém ele lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas? Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve (II Rs 05:26-27). Em determinados casos, o nosso pecado não fica restrito apenas a nós mesmos, mas ele se espalha por nossa família, nossa descendência. Como é triste ver, por exemplo, crianças que são criadas sem a figura materna (ou paterna) e que, ao crescer, se embrenham pelo mundo da criminalidade por falta de conselho, ou da libertinagem sexual, etc, tudo causado por um pecado não confessado e abandonado. 
 

Logo, como vimos no versículo introdutório de nossa mensagem, somos filhos do Senhor, então, temos que agir como tal. Guardemos os ensinamentos que Ele nos dá como a pupila de nossos olhos. Caso estejamos em pecado, confessemos e abandonemos nossos erros. Ainda está em tempo! Não adianta escondermos nossos erros, pois o Senhor sabe de todos eles. Não percamos essa oportunidade que o Senhor nos dá hoje de nos acertarmos. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário