Translate

domingo, 25 de novembro de 2012

Nós tudo podemos naquele que nos fortalece.



Versículos: Fp 04:11-13, Nm 13:01-03; 25-31; Js 02:01; 23-24; 07:01-05; 23:03, Sl 20:07; 27:01.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 10/12/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).


Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece (Fp 04:13).

Ultimamente estamos podendo todas as coisas? Quando a tentação vem, conseguimos repreendê-la, ou nos curvamos sempre diante dos ataques do maligno? Um ente querido abandou o vício maldito do álcool, das drogas, da prostituição, ou permanece na mesma situação? A saúde física e financeira da família está bem, ou tudo anda de mal a pior?

Caso as nossas respostas sejam as negativas, talvez estejamos procurando o fortalecimento em outros lugares e não em Cristo, como nos ensina a Palavra e jamais encontraremos as saídas e respostas se não nEle.

O Livro Santo nos mostra exemplos de como as coisas acontecem se procurarmos nos fortalecer e seguir as ordens do Senhor. Ele também nos mostra o que nos acontece se não nos atentarmos às Suas orientações, através de acontecimentos na vida de Josué.

E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada um príncipe entre eles. E enviou-os Moisés do deserto de Parã, segundo a ordem do SENHOR; todos aqueles homens eram cabeças dos filhos de Israel (Nm 13:01-03). E eles voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias. E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra, e contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Enaque. Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão. Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela, porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós (Nm 13:25-31).

Notemos no início da explanação que o Senhor havia falado a Moisés a direção então, certamente Ele sabia daquilo que os israelitas encontrariam no caminho e os livraria de todo o mal dando a eles as terras que lhes eram prometidas, entretanto, o povo preferiu ouvir a voz dos homens à Voz de Deus. Apenas Josué é Calebe ousaram acreditar na promessa de Deus, enquanto os outros preferiram acreditar na palavra dos espias, resultado, apenas eles dois, de toda aquela multidão entraram na terra da promessa.

Ora, talvez estejamos acreditando mais na informação do médico de que a doença é incurável e o estado é terminal do que na Revelação que o Senhor nos deu, através de Sua Palavra, que o Jesus levou sobre Si todas as nossas enfermidades. Talvez estejamos acreditando mais na palavra do advogado que a causa está perdida e não tem mais jeito, do que acreditar naquilo que o Senhor nos falou que Ele lutará as nossas guerras. Ousemos acreditar como Josué, naquilo que nos foi dado através do “manual do proprietário”, que é a Palavra de Deus.

Outro exemplo que Josué nos deu de ousar acreditar em Deus, foi quando ele enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali (Js 02:01). Assim aqueles dois homens voltaram, e desceram do monte, e passaram, e chegaram a Josué, filho de Num, e contaram-lhe tudo quanto lhes acontecera, e disseram a Josué: Certamente o SENHOR tem dado toda esta terra nas nossas mãos, pois até todos os moradores estão atemorizados diante de nós (Js 02:23-24). Os homens e Josué reconheceram que aquela terra seria dada aos israelitas.

Entretanto, Josué também cometeu um erro que nos é muito importante verificar e aprender com ele. E transgrediram os filhos de Israel no anátema; porque Acã filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema, e a ira do SENHOR se acendeu contra os filhos de Israel. Enviando, pois, Josué, de Jericó, alguns homens a Ai, que está junto a Bete-Aven do lado do oriente de Betel, falou-lhes dizendo: Subi, e espiai a terra. Subiram, pois, aqueles homens, e espiaram a Ai. E voltaram a Josué, e disseram-lhe: Não suba todo o povo; subam uns dois mil, ou três mil homens, a ferir a Ai; não fatigueis ali a todo o povo, porque poucos são. Assim, subiram lá, do povo, uns três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai. E os homens de Ai feriram deles uns trinta e seis, e os perseguiram desde a porta até Sebarim, e os feriram na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água (Js 07:01-05).

Neste caso, Josué foi acometido pelo mesmo erro que antes havia ocorrido com os filhos de Israel, ele acreditou na palavra dos homens, não consultou a Deus se era o momento de lutar contra aquela pequena cidade e, ainda, não invocou o Senhor na batalha, e o resultado foi a derrota. Não importa o tamanho do desafio, se a grande, murada e fortificada Jericó (o câncer, o HIV, a luta contra alguém mais poderoso na empresa, o trabalho de feitiçaria, o adultério, etc) ou a pequenina Ai (um simples resfriado, uma discussão boba e simples com o cônjuge ou o filho, etc), ouse confiar nas Palavras do Senhor, O invoque e parta para a batalha contra o inimigo.   

Josué, já avançado em idade, entendeu que o Senhor era o responsável por todas as vitórias que havia ocorrido com os filhos de Israel dizendo: E vós já tendes visto tudo quanto o SENHOR vosso Deus fez a todas estas nações por causa de vós; porque o SENHOR vosso Deus é que tem pelejado por vós (Js 23:03).

Reconheçamos que sem Deus não somos nada e incapazes de lutar por qualquer coisa mais simples que seja, afinal, uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus (Sl 20:07). Não importa o quão difícil e forte seja o desafio, O SENHOR é a nossa luz e a nossa salvação; a quem temeremos? O SENHOR é a força da nossa vida; de quem nos recearemos (Sl 27:01)? 
 

Mesmo que, aparentemente, as coisas que oramos e pedimos ainda não tenham ocorrido, a situação esteja a mesma, aprendamos a contentar-nos com o que temos, saibamos estar abatidos, e saibamos também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas devemos estar instruídos, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade (Fp 04:11-12), mas uma coisa jamais devemos e podemos esquecer: nós tudo podemos, em Cristo que nos fortalece. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário