Translate

domingo, 4 de novembro de 2012

Temos que apresentar Jesus às pessoas.



Versículos Jó 42:05, Jo 01:35-51; 08:31-32; 14:06; 20:24-29 e At 03:09-16.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 03/11/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Revista e Atualizada).


No dia seguinte João estava outra vez ali, com dois dos seus discípulos e, olhando para Jesus, que passava, disse: Eis o Cordeiro de Deus! Aqueles dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus. Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: Que buscais? Disseram-lhe eles: rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde pousas? Respondeu-lhes: Vinde, e vereis. Foram, pois, e viram onde pousava; e passaram o dia com ele; era cerca da hora décima. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram João falar, e que seguiram a Jesus. Ele achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Havemos achado o Messias (que, traduzido, quer dizer Cristo). E o levou a Jesus. Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João, tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro). No dia seguinte Jesus resolveu partir para a Galiléia, e achando a Felipe disse-lhe: Segue-me. Ora, Felipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. Felipe achou a Natanael, e disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Perguntou-lhe Natanael: Pode haver coisa bem vinda de Nazaré? Disse-lhe Felipe: Vem e vê. Jesus, vendo Natanael aproximar-se dele, disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo! Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes que Felipe te chamasse, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira (Jo 01:35-48).

Natanael não havia visto a Jesus Cristo e, por isso, não estava convencido de quem era Ele, afinal, perguntou a Felipe se havia algo de bom vindo de Nazaré. Porém, esse homem quando estava embaixo da figueira estava sozinho (apenas ele e Deus), por algum motivo que desconhecemos, provavelmente orou ao Senhor. Eis que, para a surpresa de Natanael, Jesus disse que o conhecia e o havia visto embaixo da figueira. E quanto a nós? Jesus nos conhece? E nós conhecemos Jesus?

Imediatamente Natanael então viu Jesus e respondeu-lhel: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és rei de Israel. Ao que lhe disse Jesus: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás. E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem (Jo 01:49-51). Assim como Natanael, talvez já ouvimos falar de Jesus, seguimos Suas orientações, somos até mesmo salvos por Ele, porém conhecemos apenas o Jesus que prospera, ou o Jesus que cura, ou ainda nenhum dEles.

É muito importante conhecermos o Jesus que cura, ou o que prospera, porém, Ele quer que tudo esteja bem para nós, todas as coisas (III Jo 01:02). Por que conhecermos somente o Jesus que prospera e não o que cura, afinal de contas, a Palavra diz que coisas maiores veremos? Sejamos sinceros com o Senhor: “Jesus, não estou vendo coisas maiores em minha vida. Mostre-me, por favor, onde está o problema”. Talvez precisamos do Jesus que liberta, que está pronto a nos ajudar, e quer nos ajudar já que dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 08:31-32).

Não adianta acharmos que sozinhos conseguiremos as outras coisas que nos faltam (para alguns a cura, outros a prosperidade, outros a santidade, a salvação da família, etc), como vimos na mensagem anterior, não somos autossuficientes, pois Jesus nos disse que Ele é o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por Ele (Jo 14:06).

Mas por que precisamos conhecer todos os “Jesus” da Palavra? Uma passagem do Santo Livro nos trás mais um exemplo de pessoa que não viu o Senhor, o apóstolo Tomé e que servirá de base para essa resposta.

Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Diziam-lhe, pois, ou outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei. Oito dias depois estavam os discípulos outra vez ali reunidos, e Tomé com eles. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram (Jo 20:24-29).

Todos nós somos cooperadores, lavoura e edifício de Deus (I Co 03:09) e, como tal, nossa vida serve de atrativo para o Evangelho. Ainda que nós não víssemos mais um único milagre em nossas vidas, muitos de nós não abandonaríamos a Palavra, porém, existem pessoas que somente virão a Cristo e permanecerão com Ele se enxergarem milagres, o impossível, o sobrenatural, assim como Tomé, que só creu que Jesus estava vivo porque tocou nEle. Eis a resposta para o questionamento que fizemos um pouco acima.

Nossas vidas têm que refletir aquilo que Deus declara que nós somos (salvos, curados, libertos, prósperos, santos, exemplos de pais, etc), pois, dessa forma, seremos exemplos daquilo que o Poder de Deus é capaz de fazer em uma pessoa. Repetindo, algumas pessoas não precisarão ver um único milagre para vir a Cristo e permanecer nEle, porém, outras somente terão essa atitude ao enxergarem a operação do Senhor nas vidas de outras pessoas. Tomé por acaso perdeu a sua salvação? Que saibamos não, porém só se firmou verdadeiramente, após enxergar Jesus. O mesmo será necessário para outras pessoas.

Uma passagem da Palavra, que todos conhecemos, e que serve para fundamentar mais esse entendimento é a da cura do paralítico da porta Formosa. Pedro e João subiam ao templo para orar, quando encontraram um homem paralítico de nascença que era carregado todo dia para a porta do templo (Formosa) para pedir esmolas. O homem então olhou para ambos esperando receber uma esmola. Pedro então disse que não tinha prata e nem ouro, mas o que tinha ele o dava. Utilizando-se do Nome de Jesus, colocou o homem em pé que os seguiu para dentro do templo andando, saltando e louvando a Deus (At 09:01-08).

Todo o povo, ao vê-lo andar e louvar a Deus, reconhecia-o como o mesmo que estivera sentado a pedir esmola à Porta Formosa do templo; e todos ficaram cheios de pasmo e assombro, pelo que lhe acontecera (At 09:09-10). Prestemos atenção ao início dos versículos: TODO O POVO RECONHECIA-O. O mesmo acontece conosco, pois as pessoas que conheciam aquele homem (ou mulher) explosivo, que agora é a tranqüilidade em forma de gente, ao verem aquela pessoa que não respeitava o seu lar e o alheio, agora é uma pessoa séria, homem de uma só mulher (mulher de um só marido), a pessoa que estava falida e agora está com sua empresa próspera, a pessoa que estava doente, em estado terminal, agora esbanja saúde, etc, ao verem a mudança dele(a) desejaram conhecer o Jesus que é capaz disso. Oh Aleluia! Nossa vida tem que mostrar às outras pessoas aquilo que a Palavra fala a nosso respeito, pois, somente dessa maneira, algumas pessoas passarão a andar com Jesus.

E o que fizeram os apóstolos? Apegando-se o homem a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles, ao pórtico chamado de Salomão. Pedro, vendo isto, disse ao povo: Varões israelitas, por que vos admirais deste homem? Ou, por que fitais os olhos em nós, como se por nosso próprio poder ou piedade o tivéssemos feito andar? O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu Servo Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, quando este havia resolvido soltá-lo. Mas vós negastes o Santo e Justo, e pedistes que se vos desse um homicida; e matastes o Autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas. E pela fé em seu nome fez o seu nome fortalecer a este homem que vedes e conheceis; sim, a fé, que vem por ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde (At 03:11-16).

Os apóstolos fizeram aquilo que é a fundamentação principal de nossa mensagem: apresentaram Jesus àquelas pessoas. Eis que temos que ter a mesma atitude deles, ao observarmos que algo em nós tem chamado a atenção das pessoas para o nosso novo modo de viver, temos que espalhar a Boa Notícia a todos, mostrando que o mesmo Jesus que foi capaz de transformar as nossas vidas também é capaz de mudar a vida de qualquer pessoa, desde que ela queira, aceite e siga a Palavra.




Portanto, vimos que o nosso testemunho pessoal é muito importante para a conversão de muitas pessoas. Além do mais, temos que apresentar Jesus às pessoas que necessitam. Porém, precisamos parar e verificar se conhecemos Jesus, ou só ouvimos falar dEle. Contar as passagens da Palavra é muito importante e gratificante, mas, ao contarmos as nossas experiências com o Senhor, as fazemos com muito mais convicção. Será que podemos fazer a mesma declaração de Jó: “Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos?” (Jó 42:05). Que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário