Translate

domingo, 11 de novembro de 2012

Sejamos perfeitos.



Versículos Gn 16:01-05; 16 – 17:01-04, Pv 14:12, Is 55:08-09 e Mt 05:48.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 09/11/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês (Mt 05:48 – NVI).

Todos nós sempre ouvimos dizer que perfeito é apenas Deus e que os homens são imperfeitos. Agora, o versículo acima diz que temos que ser perfeitos? Será que o Senhor quer alguma coisa impossível de nós, alguma aberração? Nada disso, na seqüência da mensagem nós encontraremos as respostas para essas perguntas.

A Palavra nos trás uma passagem muito conhecida e já estudada por nós em outras mensagens e que nos ajudará a entender isso. Trata-se de uma passagem ocorrida com Abrão, que mais tarde se tornaria Abraão, o amigo de Deus (Tg 02:23).

Ora Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar. E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai (Gn 16:01-02). Como já disse, estudamos essa Palavra algumas vezes, porém, sempre é bom recordar o recado do Senhor. Sarai disse a Abrão que “o Senhor a impedia de dar à luz”. Ora, era Deus quem a impedia de ser mãe? Claro que não, pois isso se tratava de um entendimento errado por parte dela, o que acarretou em uma atitude equivocada.

O mesmo acontece conosco. Alguns buscam de Deus, por exemplo, uma reestruturação do casamento. Entretanto, antes de alcançar essa benção, o cônjuge resolve sair de casa, viver com uma outra pessoa, etc. Ao invés de orarmos ao Senhor, repreendermos o inimigo que está por detrás dessa ação, buscarmos por nossa família e permanecermos firmes em nosso propósito, alguns, desistimos da batalha, pois o cônjuge já tem outra pessoa, logo, nós também devemos partir para “outra”. Não! Quando nos casamos não somos mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem (Mt 19:06).

Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã. E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos. Então disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o SENHOR julgue entre mim e ti (Gn 16:03-05).

É bom deixarmos claro que Abrão na cometeu nenhum pecado ao ter um filho com sua serva, pois, para a época, isso fazia parte da tradição deles. Além do mais, na época não existia a possibilidade do tratamento por inseminação artificial, por exemplo, que temos hoje, além de que eles não se tornaram amantes, uma vez que a relação sexual entre eles foi somente para possuir um filho, pois um homem com muitos filhos era sinal de honra. Dessa forma, aparentemente, não havia nenhum problema, pois o plano de Sarai havia dado certo e Abrão tornar-se-ia pai. Entretanto, em hora nenhuma eles consultaram a Deus a respeito desse plano, se esse era também o plano dEle.

Da mesma forma, aparentemente, não há nenhum problema em nos casarmos novamente caso o nosso cônjuge nos abandone, além do mais, até mesmo a Palavra nos autoriza a isso (Mt 05:32), porém, será que esse é o plano de Deus para nós? Nós o consultamos a respeito disso? Abrão e Sarai não fizeram isso e, como resultado, naquele lar estruturado, que possuía união, passou a ter contenda, acusações, etc, ou seja, pagaram um alto preço por não consultarem ao Senhor, pois os ismaelitas (descendentes de Ismael) causaram uma série de transtornos aos hebreus e, dizem os historiadores e estudiosos da área, causam até hoje. Isso é coisa muito séria meu irmão, minha irmã.

E quanto a nós? Quem disse que com um novo casamento seremos, “enfim felizes para sempre?” Quem disse que nosso novo cônjuge será tudo aquilo que não tinha o anterior? Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte (Pv 14:12 – NVI). Pode ser que, diferentemente do que pensamos, tenhamos muito mais tristeza em um segundo matrimônio do que no primeiro. Não são os nossos planos que devem ser seguidos, mas os que o Senhor tem para nós, pois a Palavra diz que os Seus pensamentos não são os nossos pensamentos, nem os nossos caminhos os Seus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os Seus caminhos mais altos do que os nossos caminhos, e os Seus pensamentos mais altos do que os nossos pensamentos (Is 55:08-09).

Retornando então à passagem de Abrão, Sarai, Agar e o nascimento de Ismael. Vimos então que Abrão ouviu o plano de Sarai para ser pai e não o plano de Deus. E o que aconteceu com ele então? E era Abrão da idade de oitenta e seis anos, quando Agar deu à luz Ismael. Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito (Gn 16:16 – 17:01).

Por não ter seguido a vontade de Deus, Abrão provou o silêncio do Senhor por 13 (treze) anos. E quantos de nós não estamos provando o silêncio do Senhor nas mais diversas áreas de nossas vidas? O dizimista e ofertante que não está vendo a prosperidade prometida na Palavra se fazer presente, o enfermo que não está vendo a benção da cura em sua vida, etc. Será que não é por termos seguido um plano que não era o de Deus para alguma coisa em nossas vidas? Examine-se, pois, o homem a si mesmo (Hb 11:28). Verifiquemos se não é isso que nos está impedindo Deus de falar conosco.

Ao aparecer para Abrão, Deus disse para ele que era o Deus todo-poderoso, para andar em Sua presença e ser perfeito, em outras palavras, o que Ele disse a Abrão (e quer dizer para nós também) é que Ele não mudou, quem “saiu da linha”, seguiu por outros caminhos não foi Ele, mas Abrão (nós).

Entretanto, o Senhor ratificou a Sua posição em relação a Abrão: “Estabelecerei a minha aliança entre mim e você e multiplicarei muitíssimo a sua descendência". Abrão prostrou-se, rosto em terra, e Deus lhe disse: "De minha parte, esta é a minha aliança com você. Você será o pai de muitas nações” (Gn 17:02-04 – NVI). Se voltarmos aos planos do Senhor, Ele também fará uma aliança conosco e nos transformará em pais de uma multidão de nações (de bênçãos), ou seja, veremos a manifestação do Senhor, não somente naquilo que estamos pleiteando ou pedindo, mas em todas as outras áreas de nossas vidas.

Portanto, respondendo as perguntas que deixamos no parágrafo introdutório dessa mensagem, sermos perfeitos significa seguirmos os planos de Deus para as nossas vidas, não nos desviando um milímetro para a esquerda, nem para a direita. Sermos perfeitos significa sermos aquilo que o Senhor Deus quer que nós sejamos. Daqui para frente me faltam as palavras, mas creio que o recado já foi entregue a quem o tinha que ser. Se continuar escrevendo será por mim, o que jamais vai acontecer. Que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus! 

Um comentário:

  1. Agradeço lhe por este ensino
    Que o nosso Deus lhe siga abençoando e enchendo-o de sabedoria!

    ResponderExcluir