Translate

domingo, 2 de dezembro de 2012

Tenhamos o Senhor nos nossos corações.



Versículos: Nm 13:01-03; 25-33; I Jo 04:04 e Sl 27:01.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 11/12/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).


E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada um príncipe entre eles. E enviou-os Moisés do deserto de Parã, segundo a ordem do SENHOR; todos aqueles homens eram cabeças dos filhos de Israel (Nm 13:01-03).

Sempre devemos nos preparar da melhor maneira possível para as chamadas que o Senhor Deus nos dá. Quando o Senhor falou a Moisés para mandar espias à terra de Canaã, não foi dito para enviar qualquer um dos israelitas, mas sim o príncipe, o cabeça de cada tribo. Quando o Senhor nos chamar para uma determinada tarefa, não devemos ir de qualquer maneira, mas preparados como cabeças (que conduz, direciona), príncipes (preparados, herdeiros) e tendo o Senhor em nossos corações.         

Embora fossem escolhidos e pessoas mais “preparadas”, a maioria dos espias mandados não possuía o Senhor em seus corações, pois, eles voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias. E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra, e contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Enaque. Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão. Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela, porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura, também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos (Nm 13:25-33).

Notemos no início da explanação que o Senhor havia falado a Moisés a direção então, certamente Ele sabia daquilo que os israelitas encontrariam no caminho e os livraria de todo o mal dando a eles as terras que lhes eram prometidas, entretanto, o povo preferiu ouvir a voz dos homens à Voz de Deus. Embora os espias tivessem visto como boa era aquela terra, ao invés de possuir a Santa Revelação e o Senhor em seus corações, eles preferiram infamar (desacreditar, desonrar, caluniar) e exaltar ao povo as dificuldades, o tamanho dos inimigos (gigantes), do que confiar naquilo que o Senhor os havia por dar.

Ora, talvez estejamos acreditando mais na informação do médico de que a doença é incurável e o estado é terminal do que na Revelação que o Senhor nos deu, através de Sua Palavra, que o Jesus levou sobre Si todas as nossas enfermidades. Talvez estejamos acreditando mais na palavra do advogado que a causa está perdida e não tem mais jeito, do que acreditar naquilo que o Senhor nos falou que Ele lutará as nossas guerras. Ousemos acreditar como Josué e Calebe, naquilo que nos foi dado através do “manual do proprietário”, que é a Palavra de Deus. Embora ambos sejam especializados em suas áreas de formação e estejam manifestando uma informação técnica, façamos como Davi, que não olhou para o tamanho gigante filisteu, mas sim partiu contra ele que insultava o Senhor Deus. O que nos está insultando? Uma doença? As dívidas? Um descontrole emocional?

Reiterando, apenas Josué é Calebe ousaram acreditar na promessa de Deus e O tinham no coração, enquanto os outros preferiram acreditar na palavra dos espias, resultado, apenas eles dois, de toda aquela multidão entraram na terra da promessa.

Não importa o tamanho do desafio, se a grande, murada e fortificada Jericó (o câncer, o HIV, a luta contra alguém mais poderoso na empresa, o trabalho de feitiçaria, o adultério, etc) ou a pequenina Ai (um simples resfriado, uma pequena dor de cabeça, um desentendimento bobo e simples com o cônjuge ou o filho, etc), ousemos confiar nas Palavras do Senhor, O invoquemos e partamos para a batalha contra o inimigo, afinal somos de Deus, e já os temos vencido; porque maior é o que está em nós do que o que está no mundo (I Jo 04:04).


Reconheçamos que sem Deus em nossos corações não somos nada e incapazes de lutar por qualquer coisa mais simples que seja, afinal, uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus (Sl 20:07). Não importa o quão difícil e forte seja o desafio, O SENHOR é a nossa luz e a nossa salvação; a quem temeremos? O SENHOR é a força da nossa vida; de quem nos recearemos (Sl 27:01)? Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!




Nenhum comentário:

Postar um comentário