Translate

domingo, 23 de dezembro de 2012

O que o Senhor prometeu Ele cumpre.



Versículos Gn 15:05; 16:01-05; 16 – 17:07, Jo 11:39-45; 17:21; 20: 24-29 e Rm 04:16-21.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos

Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 21/12/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Portanto, a promessa vem pela fé, para que seja de acordo com a graça e seja assim garantida a toda a descendência de Abraão; não apenas aos que estão sob o regime da lei, mas também aos que têm a fé que Abraão teve. Ele é o pai de todos nós. Como está escrito: "Eu o constituí pai de muitas nações". Ele é nosso pai aos olhos de Deus, em quem creu, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem. Abraão, contra toda esperança, em esperança creu, tornando-se assim pai de muitas nações, como foi dito a seu respeito: "Assim será a sua descendência".Sem se enfraquecer na fé, reconheceu que o seu corpo já estava sem vitalidade, pois já contava cerca de cem anos de idade, e que também o ventre de Sara já estava sem vitalidade. Mesmo assim não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus, estando plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido (Rm 04:16-21 – NVI).

A Fé é uma das partes fundamentais para que a Obra de Deus seja manifesta em nossas vidas. Ter Fé é crer que, ainda que os sintomas da doença, por exemplo, ainda persistam, o Senhor já está operando para efetuar o milagre em nossas vidas. Abraão (quando ainda se chamava Abrão), mesmo ciente de suas limitações decorrentes da sua idade e da idade de sua esposa, contra tudo isso, creu que o Senhor Deus poderia lhe dar um filho e, como recompensa por sua fidelidade para com a Promessa do Senhor, foi agraciado com sua benção.

Ora, será que esse não é o motivo para que as nossas bênçãos não estejam sendo atendidas pelo Senhor? Estamos realmente tendo Fé nEle, ou apenas “fingindo”?

Quem prometeu essa benção para Abraão? Foi o próprio Senhor, pois, eis que veio a palavra do SENHOR a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro. Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência (Gn 15:04-05). A Palavra dEle também não trás uma série de Promessas para as nossas vidas? Sim! Será, então, que o Senhor agiria diferente conosco e com Abraão? Claro que não, basta apenas que tenhamos a mesma atitude dele, ou seja, não duvidar que o Senhor é aquele que cumpre o que promete.
Ora Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar. E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai. Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã. E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos. Então disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o SENHOR julgue entre mim e ti (Gn 16:01-05). Já estudamos muito essa passagem, com muitos ensinamentos, porém, hoje vamos focá-la mais em relação ao objeto principal do estudo, a Fé.
Abrão estava com oitenta e seis anos de idade quando Hagar lhe deu Ismael. Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito (Gn 16:16 – 17:01). Por ter se afastado do Plano de Deus, Abrão provou do silêncio do Senhor por 13 (treze) anos. Não adianta, se seguirmos outro plano que não o de Deus, não estaremos debaixo da benção dEle.
Como já estudamos anteriormente, o Senhor está dizendo a Abraão: “Eu não mudei, os meus planos continuam os mesmos para com você, quem se afastou de mim foi você”. O mesmo serve para nós, pois, se as coisas de Deus não tem se manifestado em nossas vidas, quem está se afastando do Senhor somos nós e não Ele de nós. Não acabamos de ver que temos que ter Fé nas Promessas de Deus, que temos que chamar à existência as coisas que não existem como se já existissem? Logo, não importa se as coisas estão “demorando a acontecer”, nos firmemos naquilo que o Senhor nos disse e continuemos confessando a nossa vitória, nosso triunfo sobre o inimigo, sem retroceder jamais e sem sair do Plano de Deus.
Vejamos, na Palavra, uma outra pessoa que colocou esse ensinamento da Fé em ação: o Senhor Jesus.
Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias (Jo 11:39). Marta estava firmada no pensamento humano, ou seja, seu irmão Lázaro já estava morto havia quatro dias e, consequentemente, em estado de decomposição.

Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus (Jo 11:40)? Jesus estava colocando em ação o ensinamento que estamos estudando, pois chamou à existência as coisas que não são, como se já fossem. Ousemos fazer o mesmo em relação às nossas necessidades e batalhas.

Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste. E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir. Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele (Jo 11:41-45). Duas coisas que chamam a atenção nessa passagem são: a primeira é que muitos creram após o milagre ocorrer. A segunda é que nem todos creram, mesmo vendo com seus próprios olhos a manifestação da Obra de Deus.

Em nossas vidas, o mesmo acontece, algumas pessoas não crêem, infelizmente, que o Poder de Deus pode transformar uma vida, mudar uma família, curar uma doença, prosperar alguém sem nenhuma condição, etc. Que tristeza! Que o Senhor tenha misericórdia dessas vidas.

Outras, porém, somente irão crer, verdadeiramente, caso vejam o milagre estampado diante de seus próprios olhos. É por isso que as nossas vidas devem ser testemunhos daquilo que o Evangelho pode fazer por alguém. Temos que ser um com o Pai, assim como Jesus o foi, dessa forma, as algumas pessoas crerão que Jesus foi enviado pelo Senhor (Jo 17:21).

Alguns, entretanto, não precisam ver a operação de Deus para crer e ter Fé no Senhor e em Jesus. Ainda que não vissem um milagre sequer, muitas pessoas creriam no Evangelho. A esses, o Senhor os chama de felizes. Vejamos isso na Palavra. Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu. Os outros discípulos lhe disseram: "Vimos o Senhor!" Mas ele lhes disse: "Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei". Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "Paz seja com vocês!" E Jesus disse a Tomé: "Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia". Disse-lhe Tomé: "Senhor meu e Deus meu!" Então Jesus lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram" (Jo 20:24-29 – NVI). Que privilégio ser chamado dessa forma!

Portanto, vimos que Abraão creu na Promessa do Senhor e não atentou para as suas limitações físicas. Não importa as circunstâncias ou os problemas que estejamos passando ou enfrentando, não enfraqueçamos na Fé, pois temos que ter em mente (e principalmente no coração) que se o Senhor nos prometeu algo, Ele é poderoso para cumprir. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário