Translate

domingo, 23 de dezembro de 2012

Não fechemos o coração para a voz de Deus.



Versículos II Cr 33:01-13, Sl 95:07-08; 101:01-02, Ec 12:01 e Jr 22:21.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos

Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 22/12/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Pois ele é o nosso Deus, e nós somos o povo do seu pastoreio, o rebanho que ele conduz. Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como em Meribá, como aquele dia em Massá, no deserto (Sl 95:07-08 – NVI).

Alguns de nós, ao recebermos uma Palavra do Senhor, simplesmente fechamos o coração, pois Ela condena alguma prática que temos, nos confronta em relação a algum pecado em que estamos inseridos, etc. Não devemos jamais deixar qualquer Palavra vinda do Senhor, por mais simples que Ela aparente ser, pois nEla está o Poder de Deus para nos livrar de alguma armadilha que o inimigo possa estar preparando para nos pegar.

Outros, ainda, lembramo-nos da Palavra somente no momento em que as coisas estão mal, diante de uma aflição, de um infortúnio, enfim, diante de problemas, pois, quando tudo vai bem, simplesmente a deixamos de lado, afinal, “mesmo no erro como eventualmente poçamos estar, o Senhor ainda assim nos tem abençoado, prosperado, etc”. Não é bem assim, pois usado pelo Senhor não quer dizer aprovado por Ele. Caso exista em nossas vidas algo que o Senhor condene, Ele somente estará nos ajudando por misericórdia e não porque aprova o que fazemos.

Temos que lembrar da Palavra do Senhor mesmo quando tudo nos vai bem. Vejamos uma Palavra que, aparentemente, não se enquadra no contexto que estamos estudando, porém, será muito importante para o nosso entendimento. Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: "Não tenho satisfação neles" (Ec 12:01 – NVI). Precisamos nos lembrar do Senhor mesmo na juventude (em que tudo vai bem, há vigor para partirmos em batalha contra o mal, estamos com muitas bênçãos do Senhor, etc), uma vez que, inevitavelmente, as batalhas surgirão (os dias difíceis) e para que neles não fiquemos sem “munição espiritual” para enfrentarmos o exército inimigo. Entretanto, não costumamos nos preocupar com os dias vindouros. Apenas pensamos de maneira imediatista, o que é um erro para todos nós.

Jerusalém teve essa mesma atitude (de não ouvir o Senhor nos dias bons, no tempo da juventude) o pensamento e, ouviu “uma bronca” do Senhor: “Eu a adverti quando você se sentiu segura, mas você não quis ouvir-me. Esse foi sempre o seu procedimento, pois desde a sua juventude você não me obedece” (Jr 22:21 – NVI). Será que nós também não merecemos essa “bronca”? Notemos que o Senhor advertiu Jerusalém quando ela se sentia segura. O Senhor não nos adverte quando estamos caídos, mas quando estamos de pé, firmes e fundamentados em Suas Palavras, justamente para que não caiamos.

A Palavra nos trás uma série de pessoas que não se atentaram à voz de Deus, mas vamos nos fundamentar na passagem ocorrida com Manassés.

Tinha Manassés doze anos de idade, quando começou a reinar, e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém. E fez o que era mau aos olhos do SENHOR, conforme às abominações dos gentios que o SENHOR lançara fora de diante dos filhos de Israel. Porque tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, tinha derrubado; e levantou altares aos Baalins, e fez bosques, e prostrou-se diante de todo o exército dos céus, e o serviu (II Cr 33:01-03).

Ezequias, pai de Manassés, havia derrubado os altares levantados para adoração de outros deuses. Ele, ao invés de manter essa “limpeza espiritual” em seu reino, voltou a erguer esses altares, fez bosques, prostrou-se e serviu a todos o exército dos céus. Será que não estamos fazendo isso novamente? Talvez, nossos antecessores (pais, familiares, etc) já tenham feito isso em nossas casas, porém, estamos trazendo novamente essas “imagens, altares” principalmente na época em que estamos passando, o Natal (pois essa mensagem é de 22/12 e escrita em 23/12/2012). Ninguém é contra a celebração do Natal, porém, temos que tomar cuidado para não tornarmos essa data especial em algo que transgrida a Palavra de Deus.

E edificou altares na casa do SENHOR, da qual o SENHOR tinha falado: Em Jerusalém estará o meu nome eternamente. Edificou altares a todo o exército dos céus, em ambos os átrios da casa do SENHOR. Fez ele também passar seus filhos pelo fogo no vale do filho de Hinom, e usou de adivinhações e de agouros, e de feitiçarias, e consultou adivinhos e encantadores, e fez muitíssimo mal aos olhos do SENHOR, para o provocar à ira. Também pôs uma imagem de escultura do ídolo que tinha feito, na casa de Deus, da qual Deus tinha falado a Davi e a Salomão seu filho: Nesta casa e em Jerusalém, que escolhi de todas as tribos de Israel, porei o meu nome para sempre. E nunca mais removerei o pé de Israel da terra que destinei a vossos pais; contanto que tenham cuidado de fazer tudo o que eu lhes ordenei, conforme a toda a lei, e estatutos, e juízos, dados pela mão de Moisés. E Manassés tanto fez errar a Judá e aos moradores de Jerusalém, que fizeram pior do que as nações que o SENHOR tinha destruído de diante dos filhos de Israel. E falou o SENHOR a Manassés e ao seu povo, porém não deram ouvidos (II Cr 32:04-10).

Mesmo diante de todos esses erros, o Senhor falou a Manassés e a seu povo, porém, eles não O deram ouvidos, ou seja, mesmo no erro, o Senhor tentou convencê-los, porém, eles não prestaram atenção à voz do Senhor. Isso pode estar acontecendo conosco. Ultimamente, sempre uma Palavra de repreensão tem saltado aos nossos olhos durante a leitura bíblica, mensagens que falam a respeito de algum erro que estejamos cometendo se repetem, etc. Tudo isso é o Senhor tentando falar conosco, entretanto, estamos nos fazendo de “surdos” para essa advertência. Isso é algo muito sério! Mas por que eles não ouviram a Deus? Porque estavam em um momento de bonança, tranqüilidade, fartura.

Manassés e seu povo não deram ouvidos à voz de Deus, e o que aconteceu com eles? Assim o SENHOR trouxe sobre eles os capitães do exército do rei da Assíria, os quais prenderam a Manassés com ganchos e, amarrando-o com cadeias, o levaram para babilônia (II Cr 33:11). Aparentemente parece que foi o Senhor que trouxe os assírios para atacar Jerusalém, mas não, o que ocorreu é que o Senhor não pôde defendê-los do ataque inimigo. Esse recado também é para mim e para você meu irmão (minha irmã). Não é o Senhor que está mandando esse problema para nos castigar, mas é que Ele não pode nos defender das investidas do inferno, afinal, não prestamos atenção às Suas advertências.

E ele, angustiado, orou deveras ao SENHOR seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais (II Cr 33:12). Ele não poderia ter orado e humilhado antes de ser tirado de Jerusalém (casa de paz) e ser levado a babilônia (casa de confusão)? Claro que sim, porém, alguns de nós, como já estudamos anteriormente, somente vamos buscar a Deus durante a tempestade, o contratempo, durante os problemas.

Agora vem a parte que o Senhor se faz presente na vida de Manassés. E fez-lhe oração, e Deus se aplacou para com ele, e ouviu a sua súplica, e tornou a trazê-lo a Jerusalém, ao seu reino. Então conheceu Manassés que o SENHOR era Deus (II Cr 32:13).

O Senhor quer fazer o mesmo em nossas vidas, restituir nossa paz (Jerusalém) e nosso reino (nossa família, nossas negócios, nosso casamento, nossas vidas). Para que isso ocorra, façamos como Manassés, oremos, nos humilhemos, clamemos a misericórdia do Senhor. O rei Davi nos diz: “Cantarei a misericórdia e o juízo; a ti, SENHOR, cantarei. Portar-me-ei com inteligência no caminho reto. Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração sincero” (Sl 101:01-02). Quer dizer que, além de fazermos o que Manassés fez, a partir desse momento, não mais fechemos o coração à Palavra de Deus, ao contrário, deixemos ele aberto, sincero para as ordens e orientações que vem do Pai.

Logo, sempre mantenhamos nossos ouvidos e corações abertos àquilo que o Senhor nos fala. Se Ele nos mandar abandonar algo que fazemos (ainda que não seja nada ilegal, porém, é em desacordo com relação à Palavra), o façamos imediatamente, não esperemos ficar na babilônia, como Manassés, para oráramos ao Senhor e pedirmos Seu perdão e misericórdia. Esse é o momento perfeito para fazermos isso. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário