Translate

domingo, 30 de dezembro de 2012

O poder das nossas palavras.



Versículos I Rs 03:05-13, Sl 19:14; 45:01, Pv 12:25, Dn 10:12, Mt 12:37 e Mc 07:24-30.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 28/12/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado (Mt 12:37 – NVI).

As palavras que proferimos demonstram, diretamente, se estamos em comunhão com o Senhor ou não, pois, o homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca (Lc 06:45). Como pode então um coração cheio da Palavra do Senhor falar algo ruim? Isso é impossível, pois onde habita o Espírito do Senhor, não há como co-habitarem as trevas.

Para alguns de nós, a benção do Senhor ainda não chegou porque não proferimos a palavra certa, aquela que Ele está aguardando para colocar o Seu Poder em ação. Mas como assim? Vejamos um exemplo na Palavra que nos ajudará nesse entendimento.

Jesus saiu daquele lugar e foi para os arredores de Tiro e de Sidom. Entrou numa casa e não queria que ninguém o soubesse; contudo, não conseguiu manter em segredo a sua presença. De fato, logo que ouviu falar dele, certa mulher, cuja filha estava com um espírito imundo, veio e lançou-se aos seus pés. A mulher era grega, siro-fenícia de origem, e rogava a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio (Mc 07:24-26 – NVI).

Não importa onde, quando, de que forma, sempre haverá alguém que precisa de Jesus. Ainda que seja uma pessoa da mais alta qualificação intelectual, extremamente gabaritada nas ciências e que aparentemente não queira saber nada do Evangelho, essa pessoa no seu mais profundo íntimo tem necessidade de ouvir falar de Jesus. Na passagem, vemos que o Senhor não queria que ninguém soubesse dEle, mesmo assim, alguém precisava de Sua presença. A mulher que procurou o Senhor era grega de origem siro-fenícia, ou seja, ela tinha sua origem vinculada a alguns dos povos mais inteligentes, conquistadores, habilidosos que já existiram, haja vista todas as conquistas obtidas e desenvolvidas por eles como o alfabeto, domínio do mar mediterrâneo, a democracia, a filosofia, as artes, etc. Não importa a classe social, a carreira escolar, ao status que alguém possua, essa pessoa precisa de Jesus.

Ele lhe disse: "Deixe que primeiro os filhos comam até se fartar; pois não é correto tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos". Ela respondeu: "Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem das migalhas das crianças" (Mc 07:27-28 – NVI).

Que palavras mais duras emitidas pelo Senhor. Às vezes, Ele libera uma palavra dura para a nossa salvação e libertação, entretanto, ao invés de nos animarmos e aceitarmos a Palavra dita por Ele, ao contrário, saímos desanimados, chateados, muitas vezes ofendidos e até nos sentindo humilhados pelo Senhor. Porém, aquela mulher nos dá um exemplo de como devemos receber as advertências do Senhor, pois ela não retrucou Jesus em nenhum momento, não desanimou, não se ofendeu pelas palavras do Mestre, ao contrário, manteve-se firme em seu propósito e pronunciou as palavras necessárias para que o inferno batesse em retirada.

Então ele lhe disse: "Por causa desta resposta, você pode ir; o demônio já saiu da sua filha". Ela foi para casa e encontrou sua filha deitada na cama, e o demônio já a tinha deixado (Mc 07:29-30 – NVI). Basta apenas uma palavra certa por nós pronunciada para que os grilhões do inferno sejam quebrados e ação de Deus limpe todos os destroços que permaneceram. Aquela mulher provavelmente era de uma certa “soberba”, possuía um “ar de superioridade”, até pela origem de seu povo, mas no momento que ela se humilhou perante o Senhor e aceitou Suas palavras o poder de Deus pode alcançá-la.

As palavras que pronunciamos pode também fazer com que o Senhor se aproxime de nós, como foi o caso de Daniel.

Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras (Dn 10:12). Talvez estejamos nos sentido longe do Senhor, “deslocados” em relação à Sua companhia, porém, basta apenas pronunciarmos as palavras certas para que Ele volte a se fazer presente em nossas vidas. O que precisamos é agir como Daniel, colocando nossos corações para buscar o Senhor, Sua Palavra, nos esforçarmos e nos humilharmos perante o Senhor Deus.

As nossas palavras também podem mover o coração do Senhor a nos dar muito mais do que pedimos ou pensamos, tal qual ocorreu com Salomão.

E em Gibeom apareceu o SENHOR a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te dê. E disse Salomão: De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi, meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência, e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia. Agora, pois, ó SENHOR meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar. E teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão. A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo? E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso (I Rs 03:05-10).

Por ter recebido o reino de Davi seu pai Salomão, ao receber a visita do Senhor em seu sonho, poderia pedir muitas coisas, como, por exemplo, a expansão do reino, que os inimigos fossem destruídos, etc. Entretanto, o rei pediu um coração cheio de discernimento para aplicar a justiça sobre o povo que o Senhor havia dado a ele, e essa palavra pareceu boa aos olhos do Senhor.

Quem sabe essa Palavra também não seja para alguém dentre nós? Ao invés de orarmos pedindo que os negócios da empresa se expandam, as características do mercado se alterem para que ela seja absorvida, etc, talvez seja necessária uma oração pedindo discernimento do Senhor para enxergarmos uma oportunidade que possa aparecer e, a partir dessa porta, a empresa obtenha o crescimento que tanto almejamos.
Salomão pediu apenas discernimento e o que aconteceu com ele? E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo; Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará. E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias (I Rs 03:11-13).

As nossas palavras também podem trazer tranquilidade a alguém com dificuldades, pois o coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima (Pv 12:25 – NVI). Mesmo que a pessoa que precisa de ajuda não creia no Evangelho, ainda assim, as palavras que o Senhor nos dirigir a falar para ela, serão de grande conforto para aquela alma atacada pelo inimigo e, talvez, o primeiro passo para que ela aceite Jesus como seu Senhor e Salvador.

Algo que não pedimos ao Senhor, mas deveríamos é o que Davi pediu. Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu (Sl 19:14)! Oremos ao Senhor pedindo que Ele coloque em nossas bocas palavras agradáveis aos Seus ouvidos, pois com o coração vibrando de boas palavras recito os meus versos em honra do rei; seja a minha língua como a pena de um hábil escritor (Sl 45:01 – NVI).


Portanto, a partir desse momento, paremos e verifiquemos que tipo de palavras nós temos dito. Vimos que aquilo que pronunciamos pode ser fundamental para que o Senhor entre em ação em nosso favor, podem trazê-lO para perto de nós e, até mesmo, acalmar um coração aflito. Assim sendo, oremos a Deus e peçamos que a palavra certa seja sempre pronunciada por nossas bocas, não importa a situação. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário